segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A EDUCAÇÃO ABANDONADA

Como se não bastasse a gripe suína (H1N1) que tem provocado mortes e terror em grande parte da população mundial, ainda nos deparamos com outras preocupações em relação à saúde pública, que exige por parte das autoridades sanitárias, medidas urgentes e esclarecedoras sobre os riscos ou não de dessas e outras doenças.
Uma escola via de regra é um espaço de aglomeração de pessoas e poderá também se transformar num foco permanente de contaminação entre os estudantes .
Escola onde freqüentemente falta água, como é o caso da Unidade escolar , Palmira Gracioto, poderá colocar em risco a saúde dos estudantes e dos trabalhadores em educação , que estão submetidos as condições higiênicas inadequadas.
Além de falta d’água, a quadra esta comprometida e descoberta e ainda falta funcionários .
Há décadas, uma mina d’água desafia a engenharia do Estado que não consegue drená-la e a água escorre por entre os alunos no portão da entrada da referida unidade escolar.
Será por que a escola esta instalada na periferia da cidade?
A Sabesp, o governo , o município , bem como a diretoria de ensino tem conhecimento desse problema que até hoje não foi resolvido.
Outra preocupação é o que vem ocorrendo na Escola Pedra de Carvalho onde dois alunos estão com meningite e não sabemos se existe ou não perigo de contágio entre os alunos .
Até o momento, a vigilância sanitária não esclareceu para o conjunto dos estudantes e corpo docente os eventuais riscos sobre tal fato. Apelamos para as autoridades competentes que haja transparência em relação a esses episódios e que a população envolvida possa ser devidamente esclarecida por parte desses “responsáveis” .
É urgente que se assegure as reais condições de trabalho aos educadores, funcionários , alunos e país de alunos , bem como, o Estado resolva urgentemente os problemas existentes na Escola Estadual Palmira Gracioto no Parque São Bernardo.
Seguramente, problemas é o que não falta nas unidades educacionais do Estado de São Paulo.

Educar é cuidar e esclarecer !!!
Aldo Santos.
Sindicalista, membro da Executiva Estadual e presidente do Psol de Sbcampo.(17/09/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário