quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O Pré-sal e suas Funcões.

"O pré-sal e uma camada abaixo do subsolo encontrado recentemente.
O pré-sal é uma reserva de petróleo,só que a lei do petróleo permite a retirada por empresas estrangeiras, infelizmente; nós precisamos reverter toda essa situação para não sermos prejudicados no futuro. O Movimento Popular organizado passando um abaixo assinado para mudar essa lei que permite que empresas estrangeiras explorem nossas riquezas.
Essa lei e a lei 9478 aprovada pelo então presidente da republica Fernando Henrique Cardoso (FHC) em 1997 A Petrobras descobriu uma fonte de petróleo que vai de Santa Catarina ate o Espírito Santo.
O Brasil descobriu o pré sal numa hora certa com aparecimento da crise de energia , e essa descoberta pode colocar o Brasil entre os maiores produtores exportadores de petróleo do mundo,mas isso pode acontecer se mudar a lei que FHC deixou. Se o governo reestatizar a Petrobras será de grande importância para a economia brasileira, porque o petróleo é nosso, se isso acontecer, seremos o 2º maior produtor mundial perdendo apenas para a Arábia Saudita. O projeto de lei de iniciativa popular pretende defender a mudança da lei que permite que empresas estrangeiras explorem nosso petróleo. Se a lei não mudar, as multinacionais continuarão a tirar o petróleo do Brasil e pagar quase nada pelo petróleo, por isso , devemos mudar a lei o mais rápido o possível para reverter essa situação desagradável.
Agora eles querem criar uma nova estatal chamada petrosal; que na exploração do petróleo do pré-sal as empresas privadas terão que ter um contrato com a Petrobras garantindo no mínimo 30% do petróleo para a mesma.
Isso quer dizer que 70% do petróleo do petróleo do pré sal será explorado por empresas privadas ; que nas bacias fora do pré-sal as empresas podem continuar a explorar 100% do petróleo ,como tem ocorrido em sucessivos leilões autorizados pela ANP(Agencia Nacional do Petróleo).
Hoje o governo tem o controle administrativo da Petrobras, porém os lucros são divididos:32,2% para o governo federal; 30,5%para acionistas via bolsa de Nova York;19,3% para BNDESpar;2,0% FGTS-petrobras .
Isso e uma vergonha para um país do porte e da grandeza do Brasil. Segundo um velho ditado popular “mais vale um na Mão do que dois voando”, o Brasil não esta seguindo esse ditado popular,na prática,pois se continuar assim o Brasil pode sofrer graves conseqüências econômicas, mesmo se continuar crescendo no geral”. DADOS BIBLIOGRÁFICOS: COMITÉ DO PRÉ SAL; p.1e2, OPOSIÇÃO ALTELNATIVA APEOESP,p.2 .Geison Mariano,3A

Um comentário: