segunda-feira, 5 de outubro de 2009

OGOLPE EM HONDURAS É UM ATENTADO A DEMOCRACIA

Um assunto que repercutiu muito na mídia foi o golpe militar em Honduras, na manhã de 28 de junho de 2009, onde o Exército sob ordens dos Poderes Judiciários e Legislativos, e ao abrigo do artigo 239 da Constituição hondurenha, depôs o presidente Manuel Zelaya.
Zelaya foi preso em sua residência em Tegucigalpa e detido em uma base aérea nas imediações da cidade. A prisão de Zelaya ocorreu cerca de uma hora antes de serem abertas as urnas para uma consulta popular não vinculativa e não autorizada pelo Poder Legislativo sobre um referendo que pedia ao Congresso a convocação de uma Assembleia Constituinte para o pais.
Toda essa repercussão ocorre porque o presidente Manuel Zelaya, eleito democraticamente pelo povo, teve seu mandato interrompido por um golpe militar, sendo inclusive expulso do país.
O Brasil entrou no nesse debate, quando Manuel Zelaya conseguiu retornar para Honduras e foi para a Embaixada Brasileira. La os militares golpistas cercaram a embaixada brasileira, reprimiram brutalmente as manifestações populares em defesa da democracia e quase invadiram o prédio para deter o presidente.
Não podemos permitir nenhum ataque à embaixada brasileira, devemos atuar para o restabelecimento da democracia em Honduras.
O presidente Zelaya fez um chamado à população que saísse a lhe proteger, camponeses e jovens, o povo de Honduras manteve uma luta heróica contra o golpe, enfrentando a repressão, os assassinatos seletivos, as detenções massivas e o bloqueio dos meios de comunicação.
Tanques ocuparam alguns pontos estratégicos da cidade, canais de notícias e rádios saíram do ar quando opinavam sobre o assunto ofensivamente ou não.
Isolado internacionalmente, o presidente interino resiste à pressão externa para que Zelaya seja restituído e governa um país aparentemente dividido em relação à destituição, mas com uma elite política e militar.
Esse fato mancha a democracia e não pode ser tolerado, ninguém imagina que um golpe militar aconteça nos dias de hoje, em 2002 houve semelhante na Venezuela, foi surpreendente, mas eu não esperava que ainda ocorresse outro.
Deve acontecer uma solução democrática e servir de exemplo para que outros países não repitam este fato, devemos sempre lutar pela democracia para construir um país melhor, somos o futuro do país e nossas opiniões devem ser respeitadas não só na política, como também no esporte, emprego ou escola.
Não podemos ser individualistas, e devemos defender que todos tenham esse direito não só no Brasil, mas no mundo.
Se o povo escolheu Zelaya como presidente ele deve terminar seu mandato.

Rodrigo Moscardo Marciano
1°C (manhã)

Nenhum comentário:

Postar um comentário