segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PAULO RENATO E SERRA, INIMIGOS DA EDUCAÇÃO E DOS PROFESSORES

“Paulo Renato e Serra,inimigos da Educação.
Não tem limite a ofensiva do governo que imputa aos Professores do Estado de São Paulo o fracasso de sua política educacional ao longo dos governos tucanos. Num primeiro momento, eles elegeram os Admitidos em Caráter Temporário (ACTs), como bode expiatório do fracasso generalizado da Educação conforme demonstra os mais variados índices de avaliação.
Essa divisão, gerou protestos,estimulou greves, passeatas, mais o governo na tentativa de justificar seu próprio insucesso, insiste na linha de criminalizar pedagogicamente os educadores, responsabilizando-os pela péssima qualidade educacional e todas as mazelas decorrentes.
Os professores além da humilhação sofrida no cotidiano escolar (submetidos a todo tipo de violência , assédio moral, e outros ), o governo desconstrói “o ser do educador” , precariza as condições de trabalho e salário, para justificar a imposição de novas políticas elitistas, divisionistas, ainda exterioriza e reforça sua ojeriza pelos educadores estaduais.
No ano de 2008, instituíram a provinha que finalmente serviu para desnudar a incompetência do governo que foi incapaz de aplicar uma prova com a devida lisura que o processo requer.Além de serem derrotados na política da provinha Serrana ,a justiça não teve outro caminho a não ser a anulação da referida prova ,mantendo o critério anterior para o processo de atribuição de aulas .
Além dessa ofensiva, ele decretou a doença via imperativo da lei, definindo quantas vezes o professor poderia ficar doente durante o ano e instituiu o bônus como forma de aliciamento educacional, sem assegurar o efetivo aumento salarial e a necessária valorização do magistério.
A secretária da educação anterior a Paulo Renato, abusou e usou do poder de secretária para ofender professores e instituições e da mesma forma que a arrogância e a prepotência alcançou as alturas, foi grande também sua queda, pois, a categoria numa efetiva ofensiva foi às ruas e a exemplo de secretários anteriores levou-os ao desgaste e a conseqüente exoneração por parte do responsável Maior pela deseducação no Estado, o Governador José Serra.
Num vacilo da Direção majoritária do sindicato, que poderia ter resistido, e derrotado esse governo , o governo avança de forma implacável “liberando as maldades contidas na caixa de pandora educacional dos tucanos, onde sequer a esperança esperou” .
Aprovaram o PLC 19 e 20, e agora aprovam o PLC 29, sacramentando em linhas gerais o novo perfil que pode ser denominado de “ professor padrão ” no maior estado brasileiro, que certamente vai influenciar outros setores da educação nacional.
Os ACTs, depois de lecionarem 20 a 30 anos , terão que provar se sabem ou não lecionar, e para isso desconsideram o papel das instituições educacionais (faculdades e universidades públicas e privadas) que tem a atribuição de habilitar os profissionais da educação.
Convém salientar que os admitidos pela lei 500/74, não entraram pela porta dos fundos e em nossa opinião deveriam ter o direito assegurado,(Estabilidade efetiva e não de apenas 12 aulas),depois de trabalharem mais de 35anos sob a guarida de uma lei estadual.
O que de fato se pretende é a imposição doutrinaria da escola do PSDB como critério seletivo e de ilação político/ideológico, objetivando fazer a triagem dos futuros concursados, bem como, viabilizar as provas anuais para aferir o mérito exigido pelo PLC 29 que foi aprovado na calada da madrugada do dia 21/10/09.
Com a aprovação desse projeto, eles vão criar várias redes e evidenciar o perfil dos educadores nas mais variadas modalidades :Teremos a categoria dos profissionais Obsoletos, (Professores que por ventura não consigam passar na referida provinha).
Os descartáveis, que trabalha um ano e serão dispensados e deletados , Os (professores padrão), que comporão o plantel dos 20 % que a lei assegura para fins de promoção , e o baixo-clero (80%) que ficarão de cabeça baixa , porque serão impedidos por lei de ter uma carreira assegurada,com evolução funcional, pois o funil é seletivo , preconceituoso, além de decretar o fim da isonomia salarial.
Na verdade, a criminalização dos professores vai continuar em novas modalidades . Na Prática estamos na “faixa de gaza educacional”, onde somos detonados e destruídos, e nossa reação está limitada e voltada para um parlamento viciado e comprometido com o governo inimigo e opressor.
Fazemos um chamado aos professores OFAs, (ativos e inativos), estáveis , efetivos e aposentados que serão vitimas da nova lei aprovada , bem como, a diretoria dos sindicatos para que possamos a luz da realidade posta retomarmos o caminho da luta e da resistência efetiva. O Ponto alto do desrespeito e da humilhação para com o sindicato e os professores foi o episódio que ocorreu no último CER (20/10/09), onde o sindicato tinha alugado o espaço para a realização da referida reunião e o governo desalugou e desalojou os professores que tiveram que improvisar e realizar a reunião do Conselho estadual de Representantes numa praça pública , próximo a assembléia legislativa do Estado.
Como se não bastasse a agressão acima, mais uma vez fomos recepcionados no portão de entrada do poder legislativo pela tropa de Choque de Serra e dos deputados que tripudiam encima da fragilidade demonstrada pelo maior sindicato da América Latina (APEOESP).
O palco da nossa ação e resistência não pode ser o parlamento burguês, pela sua natureza governista e pela sua capacidade de controle sobre os educadores que entram nessa lógica e no jogo deles, uma vez que o campo,a bola, o juiz , os jogadores e o técnico são nossos adversários e inimigos da nossa classe.
Diante da política de terra arrasada construída pelo governo e seus asseclas, não resta outra alternativa senão irmos a luta contra a destruição da educação e dos educadores , pois mais uma vez nos deparamos com um secretário inimigo da Educação e dos Professores .
Não resta dúvida que devemos retomar e divulgar, a exemplo de outros momentos correlatos a insígnia de : “Paulo Renato e Serra,inimigos da educação e dos professores (as) .

Reagir é preciso !!!

Aldo Santos
Sindicalista, coordenador da corrente política TLS, Membro da Executiva Estadual e Presidente do Psol SBC (24/10/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário