quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Pré-Sal-O Futuro do País.

Pré Sal é o nome dado às reservas de Petróleo encontradas abaixo de uma enorme camada de sal no subsolo marítimo, muito profundo. O petróleo encontrado na camada do pré sal é considerado de alta qualidade .
Estimam que além do petróleo já descoberto ainda existam muitos milhões de barris espalhados pelo território brasileiro.
A extração do pré sal é complicada e cara, é necessário muita tecnologia e a Petrobras afirma já possuir esses recursos, porém pretende aumentá-los para que haja melhor rentabilidade.
É um grande investimento do nosso país, mas há uma serie de complicações, uma delas diz respeito ao ritmo de extração do petróleo, que pode tanto esgotar em gerações futuras quanto enfraquecer os setores econômicos do país que dependem diretamente do ritmo de exploração e importação.
O governo brasileiro pretende criar uma nova empresa estatal, a "Petrosal", que irá administrar a extração nos campos de petróleo e contratar empresas de exploração - isso porque os custos de exploração e extração são altíssimos. Existem diversas opiniões sobre essa idéia de nova empresa, críticos julgam ser um equívoco do país, pois pretendem contratar empresas estrangeiras para a exploração, outros acham que será um grande passo para a economia.
O governo divulgou que os lucros com o petróleo serão investidos nas áreas sociais, em especial na educação - área bastante defasada para um país em constante crescimento. Acredito que será uma boa saída, um investimento com retornos possivelmente satisfatórios, pois um país com uma população "educada", orientada e qualificada, tende a crescer ainda mais.
A verdade é que realmente a descoberta de novas reservas de petróleo irá mexer com a economia, só resta o governo saber administrar de maneira que dê muitos benefícios à economia do Brasil.Shara Louise da Silva, n° 29 - 3°B

Nenhum comentário:

Postar um comentário