quarta-feira, 28 de outubro de 2009

COMENTANDO A HISTÓRIA DO MOVIMENTO NEGRO

"Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito".Martin Luther King. Jr.

Convidamos você para nossa
atividade cultural da Semana da Consciência Negra. Participe!


“Zumbi vive em todo ato de liberdade e luta em defesa dos oprimidos.”



Escola e personalidades que serão homenageados pela APEOESP subsede de São Bernardo do Campo no dia 22 de novembro de 2008. Participe da nossa atividade da Consciência Negra.
· Escola Estadual Antônio Caputo:pelo trabalho desenvolvido pelos educadores e educadoras nos últimos anos na semana da consciência negra.
· Dr. Horácio Raineri Neto: advogado e vereador de São Caetano de Sul, homenageado pela ação judicial que foi vitoriosa ao condenar o jornalista Célio Franco por ofensa e preconceito racial contra o professor Aldo Santos e o movimento negro em 2004.
· Profª Eliana Santos Camargo Castro: vice-diretora da Escola Estadual São Pedro que juntamente com os demais educadores tem desenvolvido um amplo processo de reflexão em defesa da classe trabalhadora contra o Preconceito Racial.
PROGRAMAÇÃO DA NOSSA ATIVIDADE
15 h – Atividades culturais
Abertura com o tema: A história do movimento negro e a luta pelo feriado 20 de novembro
Palestrantes: Prof. Aldo Santos e Prof. Aparecido Alexandre
· Exposições de trabalhos dos alunos das escolas de São Bernardo do Campo;
· Capoeira
· Músicas
· Teatro às 17h
Ø Apresentação da peça Dom Casmurro / Cia Empírica
Ø Apresentação da peça Vidas Secas / alunos da EE Profª Maria Osório Teixeira
· Homenagem as pessoas / entidades que tem prestado relevantes serviços à luta em defesa da conscientização do movimento negro.
· Comida típica
A Luta faz a História.
As desigualdades na distribuição de renda e no acesso ao ensino ainda persistem, apesar da escravidão ter sido oficialmente extinta há mais de 120 anos.
Embora os órgãos governamentais estabeleçam o fim da escravidão a partir da assinatura da Lei Áurea em 13 maio de 1888, entendemos, que o marco de luta, resistência e referência para os escravizados é fundamentalmente, a luta do Quilombo dos Palmares, data na qual foi assassinado Zumbi dos Palmares em 20 de novembro de 1695.
Outros exemplos concretos de luta do povo negro foram: a “Revolta dos Malês” em 25/01/1835, Salvador - Bahia, liderado dentre outros por Licutan; No Rio de Janeiro, em 22 de novembro ,no ano de 1910, João Cândido, o Almirante Negro, comandou a luta que ficou conhecida na história como “A Revolta da Chibata”.Em 1931 foi fundada a Frente negra Brasileira, que se transforma num Partido Político .Em 1944 surge o Teatro Experimental do Negro, bem como, fundam também o Teatro Popular brasileiro, onde se destaca o poeta Solano Trindade . Posteriormente, outros personagens vão contribuir enormemente com o nosso movimento. Enfim, tantos outros, que no silêncio e anonimato resistem contra toda forma de escravidão, opressão racial e de classe.
Em 1971 o poeta Edson Carneiro da o pontapé sobre a data de 20 de novembro, culminando com a atuação do MNU (movimento Negro Unificado), que no dia 7 de Julho de 1978 propôs o 20 de novembro como dia Nacional da Consciência negra.
No dia 20 de novembro de 1989, a Câmara Municipal de São Bernardo do Campo por força de uma propositura do ex-vereador Aldo Santos, realizara pela primeira vez o debate oficial sobre o significado histórico da luta de Zumbi dos Palmares e a necessária contextualização nos dias atuais.
Com o debate institucional posto, todos os anos, várias entidades e partidos políticos têm se dedicado a esse tema, vez que até mesmo no calendário oficial da diretoria de ensino, consta oficialmente o tema que deve estar contido no planejamento escolar da cidade.
Em 2001, apresentamos o projeto que institui o feriado na cidade, a exemplo de outras cidades no Brasil. A cada ano aumenta nossa ação consciente no combate as mais variadas fórmulas de expressão de ações preconceituosas, brincadeiras racistas e politização política como ocorreu com a eleição do Atual Presidente Americano Barack Obama.
Contextualizando esse debate, os dados da realidade que compõe o quadro da disparidade sócio-econômico e educacional expressam de forma contundente a emergência de nossa ação no cotidiano.
Dos 14 milhões de analfabetos brasileiros, cerca de 9 milhões são negros. Em termos relativos, a taxa de analfabetismo da população branca é de 6,1%, para as pessoas com 15 anos ou mais, e de 14% para os negros. Os indicadores apontam que 57,9% dos estudantes brancos de 18 a 24 anos estavam no nível superior, em 2007, contra 25,4% negros. Mesmo com a política de cotas em mais de 60 universidades públicas, a maioria dos jovens negros ainda estão fora do ensino superior.
De acordo com o IBGE, a população de “pretos e pardos” superou a de brancos em 2007: 49,7% dos brasileiros são afro-descendentes, enquanto os brancos representam 49,4% da população.
A distribuição de renda entre os 10% mais pobres e entre o 1% mais rico mostra que, em 2007, os brancos eram 25,5% do total entre os mais pobres, e 86,3% entre os mais ricos. Já os negros representavam 73,9% entre os mais pobres, e apenas 12% entre os mais ricos.
Em São Bernardo será feriado.
Como se não bastasse os dados acima, temos que amargar, com o cativeiro imposto a população de SBC, transformando-a numa ilha de preconceito na região do ABCDMRR.
Expressando o seu caráter discriminatório a atual administração sequer permite à população negra do município comemorar o seu dia com tranqüilidade, na medida em que vetou todas as iniciativas, no sentido de que o dia 20 de novembro haja o feriado de fato..
Nossa indignação se volta também contra o governo Serra e Lula que negam a grande maioria da população do Estado de São Paulo e do país, o direito de homenagear nossos heróis da resistência contra a escravidão e o genocídio cometido a população negra.
No Grande ABC, São Bernardo do Campo permanece como uma ilha de preconceito, pois na grande maioria das cidades do Estado, o feriado já é uma realidade, enquanto na nossa cidade, parece que o espírito dos capitães do mato permanece vivo naqueles que administram o município.
Nossa luta contra o racismo e a discriminação vai continuar,e esperamos que o 20 de novembro seja transformado num grande feriado nacional, para que possamos comemorar plenamente a luta e a resistência dos nossos bravos guerreiros que ousaram enfrentar o genocídio da tirania escravocrata.
As alegações do prefeito são de natureza comercial, justificada pelo lobby de alguns empresários, cujo lucro é a razão de sua existência. Algumas cidades pressionadas pelo movimento organizado e por prefeitos sensibilizados aprovaram em toda região o histórico feriado, em que pese, mais uma vez o lucro falar mais alto e também de forma desrespeitosa, burlam a lei, transferindo a data para um sábado ou domingo, pois segundo eles causaria menor impacto sobre a economia da cidade.
Entendemos que o prefeito Dib, poderia ainda numa atitude de grandeza, decretar o referido feriado, para não passar para a história do movimento negro e dos pobres da cidade como um prefeito insensível a população empobrecida do nosso município. Repudiamos ainda, esses prefeitos da região que numa manobra clássica tentam descaracterizar a nossa luta e nossa história transferindo o feriado da data marcante – o dia que assassinaram Zumbi dos Palmares, 20 de Novembro de 1695 – em detrimento do lucro, do comercio e do capital.
Deste modo, é fundamental que a classe trabalhadora, bem como o movimento negro possa avançar a luta contra os ataques patronal, governamental, e agora mais ainda em relação a crise do capitalismo – crise permanente , para os trabalhadores em geral.
Mais do que nunca se faz necessário retomarmos a luta pelo feriado municipal, rumo ao feriado nacional, bem como, agregar outra agenda em sintonia com a conjuntura nacional, tal como, a reestatização da Petrobrás, Vale do Rio Doce ,redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, sem redução de salários e conquistas e outras.
as bandeiras do movimento negro tremulam em todo o paÍs; em todos os cantos da terra; rumo ao reparo histórico, a condenação do preconceito ainda existente, com a dose de rebeldia necessária contra os opressores da classe.

Lutar é preciso
Aldo Santos
18/11/2008



Pesquisa realizada na biblioteca da Câmara Municipal de
São Bernardo do Campo
Por Paulo Ricardo de Jesus Pereira
Aluno da 2ª série do Ensino Médio
Escola Pedra de Carvalho

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PAULO RENATO E SERRA, INIMIGOS DA EDUCAÇÃO E DOS PROFESSORES

“Paulo Renato e Serra,inimigos da Educação.
Não tem limite a ofensiva do governo que imputa aos Professores do Estado de São Paulo o fracasso de sua política educacional ao longo dos governos tucanos. Num primeiro momento, eles elegeram os Admitidos em Caráter Temporário (ACTs), como bode expiatório do fracasso generalizado da Educação conforme demonstra os mais variados índices de avaliação.
Essa divisão, gerou protestos,estimulou greves, passeatas, mais o governo na tentativa de justificar seu próprio insucesso, insiste na linha de criminalizar pedagogicamente os educadores, responsabilizando-os pela péssima qualidade educacional e todas as mazelas decorrentes.
Os professores além da humilhação sofrida no cotidiano escolar (submetidos a todo tipo de violência , assédio moral, e outros ), o governo desconstrói “o ser do educador” , precariza as condições de trabalho e salário, para justificar a imposição de novas políticas elitistas, divisionistas, ainda exterioriza e reforça sua ojeriza pelos educadores estaduais.
No ano de 2008, instituíram a provinha que finalmente serviu para desnudar a incompetência do governo que foi incapaz de aplicar uma prova com a devida lisura que o processo requer.Além de serem derrotados na política da provinha Serrana ,a justiça não teve outro caminho a não ser a anulação da referida prova ,mantendo o critério anterior para o processo de atribuição de aulas .
Além dessa ofensiva, ele decretou a doença via imperativo da lei, definindo quantas vezes o professor poderia ficar doente durante o ano e instituiu o bônus como forma de aliciamento educacional, sem assegurar o efetivo aumento salarial e a necessária valorização do magistério.
A secretária da educação anterior a Paulo Renato, abusou e usou do poder de secretária para ofender professores e instituições e da mesma forma que a arrogância e a prepotência alcançou as alturas, foi grande também sua queda, pois, a categoria numa efetiva ofensiva foi às ruas e a exemplo de secretários anteriores levou-os ao desgaste e a conseqüente exoneração por parte do responsável Maior pela deseducação no Estado, o Governador José Serra.
Num vacilo da Direção majoritária do sindicato, que poderia ter resistido, e derrotado esse governo , o governo avança de forma implacável “liberando as maldades contidas na caixa de pandora educacional dos tucanos, onde sequer a esperança esperou” .
Aprovaram o PLC 19 e 20, e agora aprovam o PLC 29, sacramentando em linhas gerais o novo perfil que pode ser denominado de “ professor padrão ” no maior estado brasileiro, que certamente vai influenciar outros setores da educação nacional.
Os ACTs, depois de lecionarem 20 a 30 anos , terão que provar se sabem ou não lecionar, e para isso desconsideram o papel das instituições educacionais (faculdades e universidades públicas e privadas) que tem a atribuição de habilitar os profissionais da educação.
Convém salientar que os admitidos pela lei 500/74, não entraram pela porta dos fundos e em nossa opinião deveriam ter o direito assegurado,(Estabilidade efetiva e não de apenas 12 aulas),depois de trabalharem mais de 35anos sob a guarida de uma lei estadual.
O que de fato se pretende é a imposição doutrinaria da escola do PSDB como critério seletivo e de ilação político/ideológico, objetivando fazer a triagem dos futuros concursados, bem como, viabilizar as provas anuais para aferir o mérito exigido pelo PLC 29 que foi aprovado na calada da madrugada do dia 21/10/09.
Com a aprovação desse projeto, eles vão criar várias redes e evidenciar o perfil dos educadores nas mais variadas modalidades :Teremos a categoria dos profissionais Obsoletos, (Professores que por ventura não consigam passar na referida provinha).
Os descartáveis, que trabalha um ano e serão dispensados e deletados , Os (professores padrão), que comporão o plantel dos 20 % que a lei assegura para fins de promoção , e o baixo-clero (80%) que ficarão de cabeça baixa , porque serão impedidos por lei de ter uma carreira assegurada,com evolução funcional, pois o funil é seletivo , preconceituoso, além de decretar o fim da isonomia salarial.
Na verdade, a criminalização dos professores vai continuar em novas modalidades . Na Prática estamos na “faixa de gaza educacional”, onde somos detonados e destruídos, e nossa reação está limitada e voltada para um parlamento viciado e comprometido com o governo inimigo e opressor.
Fazemos um chamado aos professores OFAs, (ativos e inativos), estáveis , efetivos e aposentados que serão vitimas da nova lei aprovada , bem como, a diretoria dos sindicatos para que possamos a luz da realidade posta retomarmos o caminho da luta e da resistência efetiva. O Ponto alto do desrespeito e da humilhação para com o sindicato e os professores foi o episódio que ocorreu no último CER (20/10/09), onde o sindicato tinha alugado o espaço para a realização da referida reunião e o governo desalugou e desalojou os professores que tiveram que improvisar e realizar a reunião do Conselho estadual de Representantes numa praça pública , próximo a assembléia legislativa do Estado.
Como se não bastasse a agressão acima, mais uma vez fomos recepcionados no portão de entrada do poder legislativo pela tropa de Choque de Serra e dos deputados que tripudiam encima da fragilidade demonstrada pelo maior sindicato da América Latina (APEOESP).
O palco da nossa ação e resistência não pode ser o parlamento burguês, pela sua natureza governista e pela sua capacidade de controle sobre os educadores que entram nessa lógica e no jogo deles, uma vez que o campo,a bola, o juiz , os jogadores e o técnico são nossos adversários e inimigos da nossa classe.
Diante da política de terra arrasada construída pelo governo e seus asseclas, não resta outra alternativa senão irmos a luta contra a destruição da educação e dos educadores , pois mais uma vez nos deparamos com um secretário inimigo da Educação e dos Professores .
Não resta dúvida que devemos retomar e divulgar, a exemplo de outros momentos correlatos a insígnia de : “Paulo Renato e Serra,inimigos da educação e dos professores (as) .

Reagir é preciso !!!

Aldo Santos
Sindicalista, coordenador da corrente política TLS, Membro da Executiva Estadual e Presidente do Psol SBC (24/10/09)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pré-Sal

PRÉ -SAL

O Pré Sal é a nova reserva petrolífera encontrada nas profundezas do mar, esse petróleo se encontra em baixo em baixo de uma camada de sal, que da superfície do mar até chegar ao solo são em torno de 1 há 2 kilometros de lâmina de água, depois tem de 4 a 6 kilometros de subsolo ai vem de 200 metros a 2 kilometros de Sal. Dando Numa Média em torno de 8 a 10 Kilometros de Profundidade.
Como mostra a figura ao lado temos uma grande quantidade de terreno para ser escavado até que possam chegar na reserva de petróleo.


Essa extração é algo de extrema dificuldade, e uma das maiores dificuldades é pelo fato de estar de baixo do oceano, apesar de que mesmo que fosse em solo seco já seria uma tarefa extremamente complicada de sua vasta quantidade de terra antes de chegar à camada de petróleo.

A empresa degninada para ser responsável pela extração dessa quantidade enorme de petróleo do pré-sal foi a empresa brasileira Petrobras, que em nota afirmou ter a tecnologia necessária para que a extração ocorra com sucesso, no segundo semestre de 2008 a Petrobras começou sua extração em pequena escala.
Daí começou a discussão pra saber em que velocidade deve ser feita esta extração.
Muitos afirmam que se for feita muito rápido isso pode acabar com o reserva muito rápido o Brasil se tornaria um grande exportador com o tempo, a exportação começara a cair,e à importação aumentar e que isso pode afetar outros pontos da economia como, por exemplo, a agricultura e as industrias.
Muitos países com a descoberta do pré-sal brasileiro começaram a procurar em seus territórios por algo semelhante. Pois para um país descobrir uma reserva tão grande de petróleo pode significar grande aumento para economia de um pais.
Período: Manhã
Nome: Erik Vinicius Silva da Costa
Númeroº 14
3ªA

O MUNDO DE SOFIA

O Mundo de Sofia


Através de Sofia uma menina que vai completar quinze anos... A história começa quando Sofia encontra em sua caixa de correio uma carta anônima endereçada a ela, a partir daí passa a receber cartões postais, bilhetes de um Major do Líbano para ser entregue à sua filha uma menina chamada Hilde que também fará aniversario na mesma data que ela, porém da qual ela nada sabe.
Apesar de nunca ter ouvido falar nesse estranho Major Sofia vai percebendo que ele sabe tudo sobre ela. O autor parte dessa premissa para desenrolar todo o romance que envolve os leitores em um mundo de fantasia do qual todos mergulhará no fascinante mundo da filosofia ocidental. Pois um professor de filosofia vai explicando a Sofia de uma maneira muito especial os principais pensamentos filosóficos ocidentais, e o leitor voa junto com a heroína por um caminho vívido onde o autor desvenda o mais complexo da filosofia em formas de cartas ou de conversas amigáveis e bastante informais.
O autor usa todos os recursos que consegue para deixar a filosofia algo de fácil entendimento, usando brinquedos e até formas de bolo para explicar a teoria platônica das idéias. As lições de filosofia são tiradas do dia a dia de Sofia, e nesse contexto a presença de Hilde e seu pai que está distante o Major se torna muito presentes para Sofia, o desfecho da história promete ser no dia do aniversário de Sofia e Hilde, pois o Major promete a Hilde um presente que vai deixar claro para Sofia todo o mistério.
O professor continua presente todo o tempo, Sofia não compreende porque sonha com Hilde, a vê, fala com ela, mas a outra menina nunca responde ou dá sinal de estar vendo-a também. Tudo parece tão estranho até chegar o aniversário de Hilde e o pai lhe darem um livro chamado O Mundo de Sofia, livro esse que a própria Sofia também recebeu igual.
O mistério fora desvendado, Sofia, o professor e todos que faziam parte de sua vida não passavam de personagens do livro que o Major escreveu para que a filha Hilde soubesse tudo sobre Filosofia de uma maneira que nunca mais esquecesse. Apesar de Sofia de inicio ficar triste por não ser uma menina real, o professor lhe mostrou que ela como personagem seria eterna, e poderia ajudar muitas outras meninas a aprenderem sobre filosofia.
Cesar frança

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Yo tengo tantos hermanos.


O mundo acompanhou entristecido o anúncio da morte de Mescedes Sosa , que nasceu na província de Tucuman , noroeste da Argentina e morreu no dia 4 de outubro de 2009, aos 74 anos , em Buenos Aires (1935 – 2009 ).

Uma das maiores cantoras do mundo , pelo conteúdo das suas letras, pelo engajamento ao lado dos oprimidos e pela voz encorajadora ao lado dos lutadores latino-americanos.

São músicas até hoje denunciam profundamente um período abjeto da historia das América , marcado pela repressão, torturas e mortes dos militantes de esquerda que ousaram desconstruir o mundo capitalista e recriar um novo mundo de justiça, de igualdade e de liberdade; Um mundo Socialista. Xenofobismo a parte, me rendo a Argentina , principalmente a essas duas personalidades que são irmanados nas idéias, na utopia, e ainda hoje são como que faróis acessos a iluminar e guiar a esquerda mundial .

Estou me referindo a Ernesto Guevara, revolucionário que foi assassinato a 41 anos pelos milicos bolivianos, numa trama arquitetada pelo “Inteligência” mundial que ilusoriamente achava que “matando o corpo físico” , destruiria as idéias libertarias de Ernesto Guevara.

Inegavelmente, esse Argentino (Latino Americano), mais do que pensar a história e as crises capitalistas, foi a própria História , junto a outros revolucionários da revolução Cubana, e revelou como poucos, o caráter internacionalista da ação revolucionária .

Concomitantemente, expressava uma máxima Marxiana, de que “a prática é o critério da Verdade”, pois além de fomentar ações revolucionárias, ainda relatava em detalhes os bastidores da revolução (práxis), que foi traduzido em grande bibliografia mundial, protagonizando vários estudos , obras escritas e documentários , além da recente exposição dos filmes de inestimável valor histórico /cultural/Revolucionário como: (o diário de Motocicleta, Che- o Argentino, e o heróico Guerrilheiro), elogiados pela critica internacional e assimilado pela juventude e lutadores do mundo inteiro que buscam nesses mitos revolucionários verdadeiras referências e paradigmas de um novo homem e uma de uma nova mulher.

Outra Argentina que nos orgulha muito é à própria Mercedes Sosa, que enfrentou a ditadura militar, que cantou e deu voz aos que foram “silenciados” pela algozes do povo ,mas sempre identificava na luta e na vida a profunda dimensão humana ao ponto de afirmar que somos todos Hermanos:

Yo tengo tantos hermanos
Que no los puedo contar
En el valle, la montaña,
En la pampa y en el mar
Cada cual con sus trabajos
Con sus sueños cada cual
Con la esperanza delante,
Con los recuerdos detras
Yo tengo tantos hermanos
Que no los puedo contar.

Yo tengo tantos hermanos
Que no los puedo contar
Y una hermana muy hermosa
Que se llama libertad

Los Hermanos

Mercedes Sosa

Composição: Athaualpa Yupanqui

Cantou melodias de rebeldias que nos leva a afirmar: Ernesto Guevara e Mecedes Sosa, estarão sempre presentes, na memória coletiva de um povo que sofre, luta e resiste, mas sobretudo sonham e constroem um mundo novo e livre dos opressores capitalistas .

A exemplo de Mercedes Sosa ,Lutamos , resistindo e Cantamos:

“Graças à vida que me deu tanto

Me deu o riso e me deu o pranto

Assim eu distinguo fortuna de quebranto

Os dois materiais que formam meu canto

E o canto de vocês que é o mesmo canto

E o canto de todos que é meu próprio canto

Graças à vida , graças à vida”.

Gracias A La Vida

Mercedes Sosa

Composição: Violeta Parra

Cantar, resistir e conquistar é preciso!!!

Aldo Santos

Sindicalista, Coordenador da Corrente política TLS, Presidente Estadual da Associação dos filósofos,Membro da Executiva Estadual e presidente do Psol em SBC, (17/10/09)



domingo, 18 de outubro de 2009

O OUTRO LADO DO PRÉ-SAL

No momento em que o Congresso Nacional discute os projetos referentes ao marco regulatório do pré-sal, se faz necessário fugir do lugar-comum do ufanismo dominante e debater as implicações ambientais desse tipo de exploração.
Primeiro, é importante saber que, por ser uma formação mais profunda e antiga, a concentração de CO2 (principal gás de efeito-estufa) pode ser entre 3 e 4 vezes superior à dos campos do pós-sal. Assim, supondo reservas de 80 barris (correção: 80 bilhões de barris) e considerando as altas concentrações de CO2 dos poços do pré-sal, se o nosso país utilizar o combustível em um período de 40 anos, teremos uma liberação anual de 1,3 bilhão de toneladas equivalentes de carbono, ou seja, o dobro das atuais emissões do país (o que pode nos colocar no topo dos países mais poluentes do planeta).
O mais grave é que parece não haver ainda métodos disponíveis no mundo para evitar que a exploração do pré-sal venha a poluir ainda mais o planeta. Há, inclusive, controvérsias quanto ao custo de captura do CO2, que pode variar de 10 a 100 dólares por tonelada, segundo o Greenpeace. Pela previsão mais conservadora, a emissão potencial de 18 bilhões de toneladas de CO2 do pré-sal pode levar esse custo a mais de 100 bilhões de dólares, valor próximo ao investimento que a Petrobras planeja para o pré-sal até 2020.
Ora, se quisermos evitar que a temperatura média do planeta se eleve acima de 2°C até o fim do século XXI, não poderemos queimar mais do que um quarto das reservas descobertas de petróleo no mundo. Por outro lado, o pré-sal só entrará em ritmo comercial entre o meio e o fim da próxima década, provavelmente em uma época em que as restrições sobre as emissões de CO2 serão muito maiores e a difusão de outras formas de energia e a redução do consumo de petróleo também.
Lamentavelmente, o que está ocorrendo já, neste momento, é que os trabalhos legislativos da comissão especial de energias renováveis têm sido atrasados por conta da tramitação dos projetos de lei do pré-sal. Em termos de investimentos, ainda que as receitas do pré-sal possam vir a auxiliar o desenvolvimento de pesquisas e subsidiar as energias limpas, os gastos com a exploração do óleo e, posteriormente, com a captura de carbono, poderão vir a comprometer os investimentos nacionais em renováveis. A descoberta do pré-sal está levando a uma aposta ainda maior na matriz suja, vide o anúncio do Ministério de Minas e Energia de propor o diesel em carros de passeio.
O investimento no petróleo do pré-sal – em tempos de aquecimento global e mudanças climáticas -, pode vir a ser um atraso, em um país que, rico em mega-diversidade e com um potencial fantástico em energias limpas (como a solar, a eólica e a de biomassa), deveria estar na vanguarda da nova economia pós-carbono, que se faz necessária e urgente para a manutenção da vida em nosso planeta.
João Alfredo Telles Melo – Vereador de Fortaleza/PSOL. Professor de Direito Ambiental e ex-consultor de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil
Fonte: Jornal “O Povo”

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O RACISMO DENTRO DA SOCIEDADE

O racismo na sociedade brasileira tem causado sérios transtornos aos negros porque impede que eles participem da integração social. Há exclusão, descaso e desvalorização desta parcela do povo brasileiro. A hipocrisia não permite que o preconceito seja admitido como prática comum.
Em pleno o início do terceiro milênio, ainda não se conseguiu superar o terrível mal da segregação racial.
Já na Roma antiga, os Romanos chamavam bárbaros aos que não falavam a mesma língua e tinham costumes diferentes.
Nos dias de hoje já não existe Império Romano mas o racismo continua.
Para dar um exemplo vou relatar a história de uma menina mal tratada pela sociedade.
Ela chamava-se Helena e era filha de pais negros e muito ricos.
Na escola, Helena não tinha grandes razões de queixa. Mas não tinha tantos amigos como às outras pessoas, porque era de uma cor diferente.
Helena sentia-se mal com alguns comentários que lhe “lançavam” mas, como tinha os seus amigos de escola, não se importava nada com a opinião das outras pessoas.
Todos os dias, quando chegava à escola, ouvia comentários desagradáveis. Contudo, não se preocupava muito com a situação, pois, as amigas diziam que ela era rica e as pessoas que inicialmente tinham insultado Helena passavam a querer ser suas amigas. Em quase todos os intervalos a cena repetia-se: sempre que surgiam comentários desagradáveis, a atitude das amigas resolvia a questão. A única amiga que não tinha esta atitude era Beatriz.
Quando Helena lhe perguntava por que é que ela não agia como as outras, Beatriz respondia que não achava correta a sua atitude e dizia que as amigas só estavam junto dela por causa do dinheiro que ela possuía. Helena ao ouvir tais palavras zangava-se com Beatriz e jurava que nunca mais lhe voltava a falar.
Passados uns meses o pai de Helena teve um grande problema econômico e toda a fortuna que possuíam foi por água abaixo. Acabaram-se as empresas, os carros, a maravilhosa casa. Helena era agora negra e pobre.
Estava de rastos com toda a situação e queria desabafar com as amigas. Com todas ,menos com Beatriz. Elas ao ouvirem o que tinha acontecido deram-lhe umas palmadinhas nas costas e rapidamente a deixaram só.
Antes de perder a fortuna e as “amigas”, ninguém repetia um comentário racista, nem voltava a tocar nela. Mas a situação mudou e a vida de Helena passou a ser diferente.
Algumas semanas depois, quando ia a entrar numa aula, um colega disse-lhe:
- Aqui não te sentas.
-Porquê?
- Ainda perguntas, sua preta que não tem onde cair morta...
Este foi só o primeiro de muitos comentários que teve de agüentar todos os dias, até por parte das que diziam ser suas amigas.
Num dia em que tinha ouvido mais comentários do que era costume, Beatriz chegou ao pé dela:
-Afinal eu tinha razão, não era?
- Razão sobre o quê? Oh! Vai embora... Também vens gozar comigo é?
-Já devias saber que eu fui a única pessoa que sempre fui tua amiga de verdade, nunca alinhei em esquemas para me aproveitar do fato de tu teres sido rica e também nunca me aproximei de ti por causa do teu dinheiro, a pensar que podia ganhar algo em troca ou com esperança de um dia me dares um belo presente como recompensa da minha amizade. Eu aproximei-me de ti porque acho que tens valor pela pessoa que és e nunca por causa daquilo que tens ou que um dia tiveste.
Helena, ao ouvir estas palavras, não precisou que ninguém lhe dissesse o que fazer. Ela percebeu que tudo o que Beatriz dissera e fizera antes tinha sido para seu bem, porque se preocupava realmente com ela.
Apesar das duas já terem feito as pazes, os comentários desagradáveis continuavam.
Beatriz achou que algo tinha de ser feito e decidiu arranjar uma maneira de provar que todas as pessoas são iguais, apesar das suas diferenças.
Beatriz teve uma ótima idéia: fazer uma campanha contra o racismo. Para isso, convenceu todas as pessoas que eram ou já tinham sido vítimas de racismo a dar o seu testemunho.
Quando a campanha começou, Beatriz e Helena tinham medo de que ninguém prestasse atenção, tinham medo de ninguém se importar com um problema que estava a crescer na sociedade.
No princípio quase ninguém aderiu à campanha.
Já elas, estavam prontinhas para desistir, quando aparece um mar de gente que adorou a campanha, principalmente os testemunhos das pessoas vítimas de racismo.
No final, não havia pessoa alguma que não tenha participado e, todas elas, estavam sensibilizadas para um problema que estava a crescer assustadoramente.
Na nossa sociedade o problema do racismo também está a crescer assustadoramente e, às vezes, por muitas campanhas que se façam o problema não se resolve ou, então, as pessoas lembram-se durante dois dias, mas ao terceiro já toda a gente se esqueceu.
Não devemos desvalorizar as pessoas que são diferentes de nós.
Muitas das vezes as pessoas que são vítimas de Racismo valem muito mais do que aquelas que são racistas. Mas podemos constatar que os negros conseguem recuperar seus direitos e buscam através do exercício da cidadania, a liberdade, a igualdade, a fraternidade e a dignidade plena.
Hoje em dia, vemos diversos negros influentes na política, no meio acadêmico, na literatura e na vida social. Não é o suficiente, mais é o começo do resgate da autonomia desses nossos irmãos, que durante sua historia, têm sido injustiçados sistematicamente.
O que é que importa se somos brancos ou negros, se somos ricos ou pobres, se temos roupa de marca ou não? Todas as pessoas têm diferentes personalidades, mas no fundo todos nós somos iguais.


Escrito por Larissa Cajano
Nº 24 – 2º A
E.E. Pedra de Carvalho

Matéria Publicada no Jornal Diário Regional

Sexta-feira , 16 de outubro de 2009Michele Coutinho
Escola de São Bernardo está abandonada
A Escola Estadual Professora Palmira Grassioto Ferreira da Silva, em São Bernardo, está em estado de abandono. Devido a problemas como falta d’água, os estudantes são frequentemente dispensados das aulas. Uma mina d’água no portão de entrada escorre por entre os alunos. “Esse problema já persiste há anos e a engenharia do Estado não consegue fazer a drenagem”, comentou o membro da subsede de São Bernardo do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) Aldo Santos.
A questão da higiene também preocupa. No local há apenas duas funcionárias de limpeza, quando o ideal seria pelo menos seis. Há duas semanas uma cobra foi encontrada na cozinha dos professores. O corpo de bombeiros foi acionado para levar o animal.
Qualidade do ensino
O 1º secretário da subsede de São Bernardo da Apeoesp, Bruno Assis de Oliveira, apontou que os problemas acabam refletindo na qualidade do ensino. “A culpa não é dos professores. A questão é que a escola não tem estrutura. A interrupção no abastecimento de água, por exemplo, ocorre em todo o bairro”, salientou. Segundo Oliveira, o piso da quadra está deteriorado e a cobertura, após ceder por falta de manutenção, não foi substituída.
Além disso, os portões do colégio permanecem abertos o dia inteiro, permitindo o livre acesso da comunidade. “Para usar o espaço temos de pedir licença. Essa situação é retrato do descaso por parte dos governos estadual e municipal, que não trabalham em conjunto para oferecer infraestrutura, saneamento ou alternativa de lazer”, lamentou.
O colégio funciona nos períodos da manhã, tarde e noite e atende mais de 1.700 alunos, da 5ª série ao ensino médio. “O estado da escola é deplorável. Só estudo aqui porque não tenho opção”, disse o estudante do 3º ano do ensino médio João Pedro Moreira Muniz.
A Secretaria de Estado da Educação informou que está prevista reforma no valor de R$570.498,98, ainda sem data para começar. Segundo a pasta, a falta de água aconteceu devido a problemas de vazamento e irregularidades na chave contadora da bomba, mas a questão já foi solucionada. Ainda conforme a secretaria, a cobertura da quadra foi desmontada porque a estrutura estava comprometida e em 2010 o local será novamente coberto. Quanto aos funcionários, no próximo dia 23 haverá escolha de profissionais para a unidade.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Preconceito

Embora esse assunto ainda seja pouco comentado, os preconceitos podem ser divididos em dois segmentos: um segmento é maléfico à sociedade e o outro benéfico. O segmento maléfico é constituído de preconceitos que resultam em injustiças, e que são baseados unicamente nas aparências e na empatia.
Já o segmento benéfico é constituído de preconceitos que estabelecem a prudência e são baseados em estatísticas reais, nos ensinamentos de Deus ou no instinto humano de auto-proteção.
Em geral, os preconceitos benéficos são contra doenças contagiosas, imoralidades, comportamentos degradantes, pessoas violentas, drogados, bêbados, más companhias, etc. Na verdade, é muito difícil definir o limite correto entre preconceito maléfico e preconceito benéfico. Por isso, a liberdade de interpretação pessoal deveria ser sempre respeitada.

É importante entendermos, também, que cultivar o amor ao próximo não significa exterminar preconceitos. Tentar destruir preconceitos à força é cultivar o paganismo e deixar entrar todo tipo de sujeira comportamental na nossa sociedade.
No paganismo, (atualmente disfarçado sob o título de “pluralismo” e “laicismo”) tudo é permitido e nada é considerado errado.
O medo é um preconceito dos nervos. E um preconceito, desfaz-se - basta a simples reflexão.' Machado de Assis.suzana fagundes

UM MUNDO MELHOR.

Se o Brasil é um país que não dá oportunidades aos negros sem uma pressão da lei, então que venha encorajar ,com leis rigorosas e conscientização,para que a comunidade conheça o direito social.
Porque todos têm o direito de ser incluindo na sociedade Brasileira.
Há um mundo de egoísmo que não aceita pessoas por causa da cor e das classes financeira.
Luta pelo poder de comandar o mundo , em detrimento das classes sociais.esquecendo que todos são iguais, todos tem os mesmo direito,mais já que ninguém liga muito pra isso que tenha Lei (multas, trabalhos comunitários) para quem não aceitar que os negros venha ser incluindo.
Mesmo que pra isso tenha que ter participação de mutirões para incluir os negros .porque o país esta provocando um grave problema para a sociedade fazendo isso,pois todos tem os mesmo conhecimentos e direito de viver na sociedade.
Então vamos mudar as atitudes, cada um pensando em si,vão pensar no próximo.
Fazer com que as nossas atitude mude, para um país melhor e que venha prevalecer decretos-lei, à qualquer momento, pois a prática do racismo constitui crime sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
Que o DECRETO N. 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940 e o Código Penal Venham ser mais rigorosos.Dayane n°8 Série2°A

No dia dos Professores , essa é a realida dos Mestres.

Uma cobra – isso mesmo, uma cobra! – foi encontrada na cozinha dos professores




Escrito por Aldo Santos
Sáb, 10 de Outubro de 2009 14:59

A Educação via de regra tem pautado os noticiários do mundo inteiro, ora chamando atenção sobre os avanços tecnológicos decorrentes das pesquisas e do domínio de novas tecnologias, ora, para pautar e expor as mazelas que sucessivos governos tem levado a falência da Educação mundial e em especial a Brasileira.Como professor da rede pública Estadual, freqüentemente tenho denunciado as precárias condições de trabalhos dos educadores do Estado de São Paulo, bem como as dificuldades porque passam os alunos nas mais variadas escola desse país.
Infelizmente, os governos tentam associar o fracasso da educação à atuação dos heróicos educadores que “carregam a Educação na cabeça e nas costas”. Tentam , mais não conseguem desconstruir do imaginário popular o papel de relevo que tem os educadores junto aos educandos e a comunidade aprendente. Corroborando com as nossas denúncias, a nota da APEOESP, subsede de São Bernardo do campo é oportuna, pois na qualidade de professor dessa unidade escolar ( EE. Palmira Grassioto ), não posso me omitir nem me calar diante do atroz abandono e discriminação para com uma comunidade localizada na periferia de uma Cidade que concentra uma arrecadação orçada em aproximadamente três bilhões ( São Bernardo do Campo) .É claro que a Escola em tela é de responsabilidade do governo do Estado, porém, se houvesse vontade política , o município poderia fazer gestão junto aos órgãos estaduais para proteger e assegurar as reais condições educacionais a população que pagam seus tributos a cidade . Esperamos que as autoridades resolvam urgentemente o problema apontado , uma vez que o abandono é de conhecimento público e nada justifica a omissão das autoridades diante de tais fatos: “Mais uma vez, a APEOESP-SBC utiliza-se de uma nota à imprensa para denunciar as décadas de abandono da Escola Estadual Professora Palmira Grassioto Ferreira da Silva. Provavelmente, nenhuma escola da rede estadual em São Bernardo do Campo expresse tão bem o estágio avançado de precarização do ensino público. Logo no estacionamento, moradores de rua estão freqüentemente deitados entre os carros. Ao lado, uma quadra cheia de buracos que passou por uma reforma há alguns anos atrás, inclusive com a criação de uma cobertura que veio abaixo depois de um longo período sem manutenção. Pichações cobrem a escola de cima a baixo em cada uma das salas, cadeiras e carteiras. Ao entrar no prédio, o chão se encontra permanentemente molhado por uma mina d’água. Por essa razão, o bolor domina parte da pintura tornando o ambiente ainda menos acolhedor.A sujeira é outro elemento que domina a escola. Duas funcionárias já de meia idade – num espaço que deveria contar com pelo menos seis – ficam na escola quase o dia inteiro para dar conta de mais de 15 salas por período. O recreio dos alunos ocorre num pátio sem ventilação e é dominado pelo cheiro de urina dos dois banheiros que ficam no mesmo espaço onde é distribuída a merenda.Como se não bastasse essa situação de completo abandono, toda a semana os alunos são dispensados antes do horário por falta d’água, curiosamente, a mesma que jorra da mina no chão sem cessar. Assim como ocorre na escola, o bairro todo passa dias sem água, nem mesmo para cozinhar.Na última segunda-feira, dia 06 de outubro, um fato novo mudou a rotina: uma cobra – isso mesmo, uma cobra! – foi encontrada na cozinha dos professores. Um professor se deparou com o animal peçonhento enquanto preparava sua refeição. O corpo de bombeiros teve que ser chamado para levar o animal.Enquanto tudo isso acontece, os governos Lula/PT, Serra/PSDB e Marinho/PT buscam responsabilizar os professores pela má qualidade da educação. Impõem uma avaliação por desempenho do magistério, limitam o número de faltas médicas, dizem não ao reajuste linear dos salários, mas não tomam nenhuma iniciativa para solucionar os problemas estruturais da educação brasileira!Todos esses fatos ilustram o desprezo pela vida de alunos, pais, professores, gestores e pelo ensino público, gratuito de qualidade. Uma situação que se estende por anos e que parece não ter mais fim... A escola Palmira Grassioto necessita urgentemente de uma nova reforma discutida e acompanhada pela comunidade escolar, da contratação de mais funcionários, condições de trabalho para todos os professores e funcionários, de segurança entre tantas outras demandas”.(nota pública da Subsede da APEOESP São Bernardo do Campo, 06 de outubro de 2009)Saudamos a APEOESP pela coragem e o compromisso ao lado do corpo docente e discente, e nos colocamos solidariamente junto a comunidade para que possamos pressionar os órgãos públicos para que solucionem definitivamente os problemas acima denunciados .
Denuncie você também, Afinal de contas , os governantes não fazem favor a ninguém, pois quem a paga a conta é a população contribuinte.
Respeitar o povo é preciso !!!
Aldo Santos
Sindicalista, Coordenador da Corrente Política TLS, Presidente da Associação dos Professores de Filosofia do Estado de São Paulo e membro da Executiva e Presidente do Psol SBC (09/10/09)
Publicado :Bem-vindo ao Em Rede!

O MUNDO DE SOFIA

Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam à Sofia quem é ela é de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, um homem desconhecido.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida, e conta toda a história da filosofia no ocidente - dos pré-socráticos aos pós-modernos.
Sofia Amundsen é uma garota de quatorze anos que vive na Noruega em 1990. Ela mora com sua mãe, o seu gato Sherekan, seu peixe-dourado e uma tartaruga. O seu pai é capitão de um navio petroleiro e fica fora a maior parte do ano.
A vida de Sofia se torna agitada quando ela recebe duas mensagens anônimas pela caixa de correio. Uma das mensagens era com a pergunta "Quem é você?" E a outra questionava "De onde vem o mundo?" Ela recebe também um cartão postal endereçado à "Hilde Møller Knag a/c Sofia Amundsen". A partir de então, ela entra no mundo da filosofia de pouco em pouco pela correspondência.
Através dessas comunicações misteriosas, Sofia se torna aluna de um filósofo, Alberto Knox. No começo ele é totalmente anônimo, mas conforme a história se desenrola ele revela cada vez mais sobre si. É ele quem escreve os papéis e os pacotes, mas não os cartões postais que endereçados de alguém chamado Albert Knag, um major de uma unidade das forças de manutenção da paz da ONU no Líbano.
Alberto ensina à Sofia sobre a história da filosofia. Ele revisa de uma forma que fosse de fácil compreensão o que é de mais importante desde os Pré-socráticos passando por Jean-Paul Sartre.
Ao longo das lições filosóficas, Sofia e Alberto tentam lograr o misterioso Albert Knag. Albert aparenta ter poderes parecidos com o de Deus, deixando Alberto irritado.
Sofia aprende filosofia medieval em uma igreja gótica com Alberto vestido como monge e aprende sobre Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir em um café francês. Várias questões filosóficas e métodos de raciocínio são postos diante de Sofia, enquanto ela se esforça para resolvê-los a sua maneira. Muitos dos pacotes filosóficos de Alberto são precedidos de perguntas diretas como "Por que o Lego é o brinquedo mais inteligente do mundo?"
Misturado às lições filosóficas, há um romance para adolescentes, no qual Sofia interage com sua mãe e suas amigas. Albert Knag continua a interferir na vida de Sofia e Alberto a ajuda a lutar contra isso ensinando a ela tudo o que ele sabe sobre filosofia. Essa, ele explica, é a única maneira de entender o mundo em que ela vive.
Tudo isso vem acompanhado de acontecimentos que parecem cientificamente impossíveis, como conseguir ver a própria imagem no espelho piscar com os dois olhos ou ver de verdade Sócrates e Platão. Por ser um livro baseado em filosofia, entretanto, promete (e cumpre) explicar tudo no final, quando Sofia e Alberto Knox escapam de Albert Knag.
A explicação é que Albert Knag é o autor de um livro chamado "O Mundo de Sofia", onde Sofia e Alberto são dois meros personagens. Ele dá esse livro à Hilde como presente de aniversário. O autor faz com que seus personagens tomem consciência de sua condição e baseado em conhecimentos filosóficos Sofia e Alberto são capazes de transcender a própria realidade do "autor". "O mundo de Sofia" é um exemplo de metaficção.Eric Eidy Hirose Haraguchi .

Guerra do Fogo

O filme trata de dois grupos de hominídeos pré-históricos: um que cultuava o fogo como algo sobrenatural e outro que dominava a tecnologia de fazer o fogo. Em termos de linguagem, o primeiro não está muito longe dos demais primatas, emitindo gritos e grunhidos. Esse tipo de comunicação parece ser a primeira manifestação de linguagem do homem, que é a expressão de suas paixões, como a dor e o prazer.
Já o segundo grupo parece ter uma comunicação mais complexa, com maior número de sons articulados. Há outros elementos culturais, como habitações e ritos, mostrando um grau de evolução maior que o do segundo grupo.
No que envolve apenas à questão da linguagem, uma possível interpretação seria a seguinte: em um determinado estágio de sua evolução, o homem, já se locomovendo como bípede e tendo suas mãos livres, aprendeu a manipular instrumentos, a interferir no seu meio e a fazer o fogo entre outras coisas.
A necessidade de preservação desse conhecimento fez com que se adaptassem e se sofisticassem a sua capacidade de comunicação. No começo seu meio de comunicação era por meio de gestos e sons, porém descobriu que os sons poderiam ter outra função e utilidade. Assim como, ao tornarem-se Homo Erectus viu-se com as mãos livres (antes usadas principalmente na locomoção) e descobriu que poderia usá-las para manipular as coisas; assim como, ao tornar-se Homo Sapiens descobriu que poderia usar essa capacidade de manipulação para interferir no seu meio; da mesma forma, descobriu que os órgãos utilizados para funções vitais como a respiração e a digestão, também serviam para emitir sons.
A partir do momento em que aprendeu a diversificar os sons através das articulações, conseguiu aumentar as possibilidades de combinação entre eles. Uma vez estabelecidas determinadas convenções entre os seus semelhantes, possibilitou-se a troca de informações (como a tecnologia de fazer o fogo) de um indivíduo para o outro. A sofisticação da linguagem serviu para facilitar a forma de comunicação entre eles, coisas que talvez apenas gestos e sons não fossem capazes de expressar.Resumo de Eric Eidy Hirose Haraguchi .

O Pré-sal e suas Funcões.

"O pré-sal e uma camada abaixo do subsolo encontrado recentemente.
O pré-sal é uma reserva de petróleo,só que a lei do petróleo permite a retirada por empresas estrangeiras, infelizmente; nós precisamos reverter toda essa situação para não sermos prejudicados no futuro. O Movimento Popular organizado passando um abaixo assinado para mudar essa lei que permite que empresas estrangeiras explorem nossas riquezas.
Essa lei e a lei 9478 aprovada pelo então presidente da republica Fernando Henrique Cardoso (FHC) em 1997 A Petrobras descobriu uma fonte de petróleo que vai de Santa Catarina ate o Espírito Santo.
O Brasil descobriu o pré sal numa hora certa com aparecimento da crise de energia , e essa descoberta pode colocar o Brasil entre os maiores produtores exportadores de petróleo do mundo,mas isso pode acontecer se mudar a lei que FHC deixou. Se o governo reestatizar a Petrobras será de grande importância para a economia brasileira, porque o petróleo é nosso, se isso acontecer, seremos o 2º maior produtor mundial perdendo apenas para a Arábia Saudita. O projeto de lei de iniciativa popular pretende defender a mudança da lei que permite que empresas estrangeiras explorem nosso petróleo. Se a lei não mudar, as multinacionais continuarão a tirar o petróleo do Brasil e pagar quase nada pelo petróleo, por isso , devemos mudar a lei o mais rápido o possível para reverter essa situação desagradável.
Agora eles querem criar uma nova estatal chamada petrosal; que na exploração do petróleo do pré-sal as empresas privadas terão que ter um contrato com a Petrobras garantindo no mínimo 30% do petróleo para a mesma.
Isso quer dizer que 70% do petróleo do petróleo do pré sal será explorado por empresas privadas ; que nas bacias fora do pré-sal as empresas podem continuar a explorar 100% do petróleo ,como tem ocorrido em sucessivos leilões autorizados pela ANP(Agencia Nacional do Petróleo).
Hoje o governo tem o controle administrativo da Petrobras, porém os lucros são divididos:32,2% para o governo federal; 30,5%para acionistas via bolsa de Nova York;19,3% para BNDESpar;2,0% FGTS-petrobras .
Isso e uma vergonha para um país do porte e da grandeza do Brasil. Segundo um velho ditado popular “mais vale um na Mão do que dois voando”, o Brasil não esta seguindo esse ditado popular,na prática,pois se continuar assim o Brasil pode sofrer graves conseqüências econômicas, mesmo se continuar crescendo no geral”. DADOS BIBLIOGRÁFICOS: COMITÉ DO PRÉ SAL; p.1e2, OPOSIÇÃO ALTELNATIVA APEOESP,p.2 .Geison Mariano,3A

Pré-Sal-O Futuro do País.

Pré Sal é o nome dado às reservas de Petróleo encontradas abaixo de uma enorme camada de sal no subsolo marítimo, muito profundo. O petróleo encontrado na camada do pré sal é considerado de alta qualidade .
Estimam que além do petróleo já descoberto ainda existam muitos milhões de barris espalhados pelo território brasileiro.
A extração do pré sal é complicada e cara, é necessário muita tecnologia e a Petrobras afirma já possuir esses recursos, porém pretende aumentá-los para que haja melhor rentabilidade.
É um grande investimento do nosso país, mas há uma serie de complicações, uma delas diz respeito ao ritmo de extração do petróleo, que pode tanto esgotar em gerações futuras quanto enfraquecer os setores econômicos do país que dependem diretamente do ritmo de exploração e importação.
O governo brasileiro pretende criar uma nova empresa estatal, a "Petrosal", que irá administrar a extração nos campos de petróleo e contratar empresas de exploração - isso porque os custos de exploração e extração são altíssimos. Existem diversas opiniões sobre essa idéia de nova empresa, críticos julgam ser um equívoco do país, pois pretendem contratar empresas estrangeiras para a exploração, outros acham que será um grande passo para a economia.
O governo divulgou que os lucros com o petróleo serão investidos nas áreas sociais, em especial na educação - área bastante defasada para um país em constante crescimento. Acredito que será uma boa saída, um investimento com retornos possivelmente satisfatórios, pois um país com uma população "educada", orientada e qualificada, tende a crescer ainda mais.
A verdade é que realmente a descoberta de novas reservas de petróleo irá mexer com a economia, só resta o governo saber administrar de maneira que dê muitos benefícios à economia do Brasil.Shara Louise da Silva, n° 29 - 3°B

Como incluir os negros na Sociedade?

Um mundo em que a cada dia temos gerações diferentes, mudam as pessoas e permanecem as atitudes! Enquanto se achar for mais importante que amar o mundo continuará igual, mas, de quem será a culpa ?dos brancos que em suas mentes se acham melhores, ou dos negros que se reprimem e não tentam mudar suas atitudes ? Um preconceito bobo que começou por "besteira" e até hoje continuou, será que isso vai continuar eternamente ? Quando todos vão colocar em suas mentes de que somos capazes, somos iguais, somos seres humanos...
Quando isso acontecer, talvez mudaremos algumas atitudes, mas nunca mudaremos o que realmente esta no coração.... Os negros já estão inclusos na sociedade só falta estar incluso nas mentes das pessoas e nas mentes deles mesmos..... Bruna Ramalho. nº 2 , 2ºa

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Aspectos importantes do Pré-Sal.

Apenas com a descoberta dos três primeiros campos do pré-sal, Tupi, Iara e Parque das Baleias as reservas brasileiras comprovadas, que eram de 14 bilhões de barris, aumentaram para 33 bilhões de barris. Além destas existem reservas possíveis e prováveis de 50 a 100 bilhões de barris.A descoberta do petróleo nas camadas de rochas localizadas abaixo das camadas de sal só foi possível devido ao desenvolvimento de novas tecnologias como a sísmica 3D e sísmica 4D, de exploração oceanográfica, mas também de técnicas avançadas de perfuração do leito marinho, sob até 2km de lâmina d'agua.O pré-sal está localizado além da área considerada como mar territorial brasileiro, no Atlântico Sul, mas dentro da região considerada Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Brasil. É possível que novas reservas do pré-sal sejam encontradas ainda mais distantes do litoral brasileiro, fora da ZEE, mas ainda na área da plataforma continental, o que permitiria ao Brasil reinvidicar exclusividade sobre futuras novas áreas próximas. Vale lembrar que alguns países nunca assinaram a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e alguns dos que o fizeram, não ratificaram o tratado. Nome:Victor Hugo N° 35, Serie:3°B

As faces do Preconceito no Brasil

Não de hoje que essa questão é tema mais que discutido no país.
Ser negro é uma escolha? Quando nascemos imaginamos que o preconceito existe? Ao brincarmos em pracinhas ou parques quando pequenos percebemos as diferenças que estão em nossa volta? Sim! Desde pequenos, dependendo da nossa educação o preconceito é apresentado de forma crua e direta. No Brasil cerca de 66% dos casos de mortalidade infantil são de crianças negras, num pais grande e importante como o Brasil.
Realmente esse é um problema que não está perto de ser solucionado, já que a própria população não aceita que o Brasil é um país NEGRO e que querendo ou não quase todos têm um parentesco com um negro. Preconceito na escola, no transito ou no trabalho. Esse sentimento errado, sujo e inaceitável está presente em todos os lugares, onde pessoas que se sentem mais que outras usam disso para se aproveitarem de situações que lhe deixem em evidência.
Uma menina chega em casa chorando por ter sido xingada.
Os pais pobres não fazem nada, pois do jeito que as coisas estão hoje, devemos evitar confusões e encrencas.Mas para mudar esse problema, o próprio governo deve olhar para o interior da nossa população, para o interior das grandes cidades onde realmente o preconceito corre a mostra para todos verem.
Num lugar com potencial para crescer, um ser maligno suja e deixa pessoas de bem humilhadas e de mal com a vida, sem esperança para pensar no futuro e sem nenhuma razão para sonhar! Giovanne Rodrigues, 2º b

Pré-Sal

Um dos projetos do governo Lula é investir os lucros do pré-sal na educação brasileira.Do ponto de vista de todos, isso será um ponto positivo para o país, porém, conforme está registrado no jornal (Jornal Oposição Alternativa), o pré-sal só terá lucro em 2020, e a quem diga que é muito tempo para que o país tenha um avanço na educação.
Outro fato que me chamou a atenção é que a maioria dos acionistas da Petrobrás é estrangeira, sendo assim, menos da metade do lucro desta empresa que se diz estatal , pode impedir de termos mais investimentos na área social e na educação do país.
Mas afinal será que o pré-sal terá lucros? Será que os acionistas não terão prejuízos? Será que o pré-sal não será mais um golpe da bolsa?
Bom, todos nós esperamos que o pré-sal tenha um ótimo avanço lucrativo trazendo benefícios para todos.
Elaine A. Silva 3ºA,nº11

Afrodescendentes no Brasil

A questão da identidade racial, desde uma perspectiva antropológica e sociológica é ainda uma questão polêmica e geradora de tensões e contradições, sobretudo no contexto de sociedades com marcada heterogeneidade cultural (como é o caso do Brasil). Mais ainda, ao tratar da identidade negra, hoje, talvez o desafio maior seja incorporar, na sua construção, elementos positivos (afirmativos) que vão além do reconhecimento das injustiças históricas cometidas contra a população negra e a denúncia do preconceito, das atitudes e das práticas discriminatórias. O próprio conceito de raça, como pressuposto de determinação biológica, graças aos mais recentes descobrimentos da genética, foi destituído do seu status de cientificidade e de neutralidade biológica. Por isso, para algumas correntes sociológicas, a identidade racial deve ser compreendida como uma categoria socialmente construída, e não como uma realidade biologicamente predeterminada. Quer dizer, o ser negro, ainda que possa incluir componentes biológicos, não se esgota neles, mas é parte de uma construção identitária, em que a identidade ou identificação racial é também social e culturalmente construída. Desde essa percepção da identidade negra como construção (e conseqüentemente, como afirmação), Castells (1999), identifica três processos: a identidade legitimadora, promovida por instituições sociais dominantes, reforçando uma atitude de submissão dos sujeitos; a identidade de resistência, configurada em atores em condição social desfavorecida, que apresentam resistências ao projeto dominador, mas ainda não chegaram a propor formas positivas de construção identitária; e a identidade de projeto, na qual os atores, com base nos materiais culturais disponíveis, constroem novas identidades, redefinem seu lugar social e buscam mudanças na estrutura social. Dentro dessa perspectiva da incorporação de elementos positivos na construção da identidade negra como projeto, uma alternativa interessante (muito presente e cada vez mais constante no Brasil) é o destaque dado ao elemento cultural da africanidade como fator de afirmação da negritude, com seus derivados religiosos, lingüísticos e culturais. Candomblé samba rap, hip-hop, irmandades religiosas, blocos afros e afoxés, capoeira, teatro experimental negro, etc., são exemplos dessa incorporação.Filipe Cavalcanti De Andrade n°12 ,2°C

"No Brasil, há preconceito Racial"

Embora o Brasil seja um país de pessoas muito boas e generosas, infelizmente temos também pessoas ruins e preconceituosas. Pessoas que acham que a cor da pele, que a condição social é mais importante do que qualquer outra coisa.
Temos a prova disso em noticiários onde vemos casos de pessoas que foram vitimas de preconceito racial, pois não importa onde estivermos aqui no Brasil ou em qualquer lugar do mundo sempre haverá uma pessoa sendo vitima de outra.
Mas os negros no Brasil têm um grande espaço na sociedade é até estranho falar assim, pois todos deveriam ser iguais sem divisões por classe, cor, religião e etc.
Somos todos seres humanos, cada um do seu jeito com a sua personalidade ninguém é igual a ninguém.
É tão ruim você maltratar, ferir os sentimentos de uma pessoa afinal poderia ser você ali, seu filho ou um parente sofrendo o mesmo.
Talvez pudesse tudo ter sido diferente se lá atrás nossos antepassados tivessem pensado que escravizar um ser humano é a coisa mais absurda que se pode imaginar, sendo ele branco, amarelo, vermelho ou negro.
Então, posso dizer que há preconceito racial no Brasil.
Às vezes as pessoas cometem racismo sem se dar conta, ao se referir por exemplo, a um negro de “aquele neguinho” .Já é um ato de preconceito sem mesmo estar sendo intencionado.
Podemos ser solidários com quem precisa, e pensar sempre que temos que fazer aos outros o que gostaríamos que alguém fizesse por nós.
Nome: Andressa de Almeida dos Santos nº 04 2º D

Pré-Sal para fins sociais.

Pré-sal para fins sociais


As maiores descobertas de petróleo no Brasil foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo leve.
Pré-sal é um conjunto de rochas localizadas no litoral brasileiro abaixo das superfícies marítimas. Chama – se pré-sal porque tem uma extensa camada de sal entre as camadas de rocha. Esta camada, segundo a Petrobras, “esconde” uma quantidade imensa de petróleo, capaz de abastecer o Brasil e exportar com facilidade.
Alguns acreditam que a retirada deste petróleo vai fazer uma revolução econômica no Brasil. De fato haverá um crescimento, mas não solucionara todos os problemas esse faz necessário manter os pés no chão.
É discutível o Brasil ficar entre os 5 países do mundo, que mais tem petróleo.
É necessário ter cuidado com os olhos vindos do exterior, o Brasil tem que saber comercializar o petróleo, e seus derivados.
Já houve “burburinhos” e já há especulações sobre o assunto. É essencial que a comercialização seja justa e que o dinheiro seja revertido para o bem econômico e social no Brasil.
Logo, se o Petróleo existir e for bem comercializado tem tudo a beneficiar a economia do país.
Se o esquema proposto pela estatal buscar a comercialização e reverter parte do capital para benefícios e investimentos internos , redobra a responsabilidade dos governantes do país em administrar o lucro. Assim, podemos pensar em investimento concentrados na educação, na saúde e em setores problemáticos do país.
Ana Carolina Veras Werzel, 02 3º B

Racismo Brasileiro

No Brasil em pleno o século XXI, um país em pleno desenvolvimento ainda tem preconceito racial, e o povo ainda tem a hipocrisia de fazer “vista grossa” para um tema tão importante.
Os brasileiros que ainda praticam o racismo acabam sendo pessoas ignorantes pois o povo brasileiro é constituído basicamente por índios, europeu e Negro (Africanos), portanto todos os brasileiros têm sangue de negros correndo nas suas veias.
Os negros são muito descriminados ainda em nossos país, pois até mesmo quando vão procurar empregos, tem lugares que os contratantes dão preferência para pessoas brancas.
No Brasil por causa do preconceito de muitos, o negro na maioria das vezes tem o emprego ruim, o estudo ruim, a comida ruim, a moradia ruim, a vida ruim e o branco com as condições de vida melhor que a dele. Mas por que isso, se todos somos exatamente iguais ?
Por que isso se todos têm a mesma capacidade física e mental?

Em minha opinião, o nosso país tenta acabar com o preconceito, criando cotas de negros em faculdades, ou outras leis que favoreçam os negros, porém será que é assim que a sociedade vai acabar com seu preconceito ?
Na maioria das vezes não são pessoas ignorantes ou de baixo nível social e financeiro que tem preconceitos e humilham os negros e sim pessoas ricas, e “estudadas” que tem grande conhecimento e só por isso se acham superiores aos negros.
Portanto, o único jeito real de acabar com o racismo no Brasil realmente é mostrar para a sociedade brasileira que nosso país é uma ramificação da raça negra.
Todos somos iguais independente da cor, e devemos sempre apoiar a lauta dos negros para que não desistam de lutar pela igualdade de “ viver “ como uma pessoa branca !
Marcus Cardoso,2º d

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Um futuro Melhor.

Estimativas de um Futuro melhor

Pré-sal : O petróleo é encontrado debaixo de uma camada de sal,onde acreditam que ele foi formado pela decomposição de seres vivos ,há milhões de anos,que foram se acumulando em ambientes com pouco gás oxigênio e submetidos a altas temperaturas.

O pré-sal ou sub-sal foi descoberto pela Petrobrás,através de equipamentos que vem avançando a cada ano podendo alcançar a 7 mil metros de profundidade,o que ajudou muito nessa descoberta para o bem do Brasil.Ele estende em 800 klm entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina,abaixo do leitor do mar.Estima-se cerca de 150 milhões de barris.

Durante a descoberta,o governo brasileiro começa a gerar ações com ideias sobre uma empresa estatal na exploração do pré-sal.O lucro gerado pelas ações do governo,só será favorável ao país,aplicando-se aos problemas sociais,que fazem do Brasil um país subdesenvolvido.
Para isso acontecer,as empresas privadas terão um acordo com a Petrobrás,garantindo 30% para as mesmas,já que o resto (70%) será explorado.

Com 30% em mãos da exploração do petróleo,acreditam que sobrará dinheiro para a educação,algo impossível,pois só há como investir na educação e nos problemas sociais,com 100% do estatal feito pelo governo brasileiro.

Se verdadeiras suas estimativas,o Brasil se tornará um dos maiores exportadores de petróleo e derivados,mas os investimentos serão altissimos,pois existe um pequeno probleminha com a tecnologia,nos gastos com aparelhos para expandir a força de vontade da Petrobrás,que caminha na ideia de um futuro melhor!
Vivian Ferreira dos Santos, 3°A

Governo Cria nova nova Estatal

O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. Convencionou-se chamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2.000m. O termo pré é utilizado porque, ao longo do tempo, essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal. A profundidade total dessas rochas, que é a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, pode chegar a mais de 7 mil metros.
As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo leve. Na Bacia de Santos, por exemplo, o óleo já identificado no pré-sal tem uma densidade de 28,5º API, baixa acidez e baixo teor de enxofre. São características de um petróleo de alta qualidade e maior valor de mercado.
Diante do grande crescimento previsto das atividades da companhia para os próximos anos, tanto no pré-sal quanto nas demais áreas onde ela já opera, a Petrobras aumentou substancialmente os recursos programados em seu Plano de Negócios. São investimentos robustos, que garantirão a execução de uma das mais consistentes carteiras de projetos da indústria do petróleo no mundo. Serão novas plataformas de produção, mais de uma centena de embarcações de apoio, além da maior frota de sondas de perfuração a entrar em atividade nos próximos anos.
A construção das plataformas P-55 e P-57, entre outros projetos já encomendados à indústria naval, garantirá a ocupação dos estaleiros nacionais e de boa parte da cadeia de bens e serviços offshore do país. Só o Plano de Renovação de Barcos de Apoio, lançado em maio de 2008, prevê a construção 146 novas embarcações, com a exigência de 70% a 80% de conteúdo nacional, a um custo total orçado em US$ 5 bilhões. A construção de cada embarcação vai gerar cerca de 500 novos empregos diretos e um total de 3.800 vagas para tripulantes para operar a nova frota.
campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, o principal. Há também os nomeados Guará, Bem-Te-Vi, Carioca, Júpiter e Iara, entre outros.
Um comunicado, em novembro do ano passado, de que Tupi tem reservas gigantes, fez com que os olhos do mundo se voltassem para o Brasil e ampliassem o debate acerca da camada pré-sal. À época do anúncio, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) chegou a dizer que o Brasil tem condições de se tornar exportador de petróleo com esse óleo.
Tupi tem uma reserva estimada pela Petrobras entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, sendo considerado uma das maiores descobertas do mundo dos últimos sete anos.
Neste ano, as ações da estatal tiveram forte oscilação depois que a empresa britânica BG Group (parceira do Brasil em Tupi, com 25%) divulgou nota estimando uma capacidade entre 12 bilhões e 30 bilhões de barris de petróleo equivalente em Tupi. A portuguesa Galp (10% do projeto) confirmou o número.
Para termos de comparação, as reservas provadas de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil ficaram em 13,920 bilhões (barris de óleo equivalente) em 2007, segundo o critério adotado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Ou seja, se a nova estimativa estiver correta, Tupi tem potencial para até dobrar o volume de óleo e gás que poderá ser extraído do subsolo brasileiro.
Estimativas apontam que a camada, no total, pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de boe (barris de óleo equivalente) em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo.
A Petrobras, uma das empresas pioneiras nesse tipo de perfuração profunda, porém, não sabe exatamente o quanto de óleo e gás pode ser extraído de cada campo e quando isso começaria a trazer lucros ao país.
Ainda no rol de perguntas sem respostas, a Petrobras não descarta que toda a camada pré-sal seja interligada, e suas reservas sejam unitizadas, formando uma reserva gigantesca.
Justamente por conta do desconhecimento sobre o potencial da camada pré-sal o governo decidiu que retomará os leilões de concessões de exploração de petróleo no Brasil apenas nas áreas localizadas em terra e em águas rasas. Afinal, se a camada for única, o Brasil ainda não tem regras de como leiloaria sua exploração.
Assim, toda a região em volta do pré-sal não será leiloada até que sejam definidas as novas regras de exploração de petróleo no país (Lei do Petróleo), que voltaram a ser discutidas pelo Planalto --foi criada uma comissão interministerial para debater modelos em vigor em outros países e o destino dos recursos do óleo extraído.
Além disso, o governo considera criar uma nova estatal para administrar os mega-campos, que contrataria outras petrolíferas para a exploração - isso porque os custos de exploração e extração são altíssimos. Os motivos alegados no governo para não entregar a região à exploração da Petrobras são a participação de capital privado na empresa e o risco de a empresa tornar-se poderosa demais. Nome: Talita Cavichio Ramalho nº:32 3ºB

Como incluir os Afro-descendentes.

Como incluir os Afro-descendentes?
As oportunidades para os Afros hoje não é muito boa,apesar de terem experiência,cursos e faculdade no currículo,a cor também é vista,hoje em dia os negros são mal-tratados na sociedade. Empresários procuram o melhor para eles e sempre o melhor para eles,são as pessoas de cor clara, e o nome disso é "PRECONCEITO". Para incluir os Afro-descendentes temos que dar mais chances e atenção,porque geralmente os negros são excluídos da sociedade.
Existe ai uma faculdade só para negros,eu acho que isso não é tão bom ,isso é uma forma de tirar os negros da realidade,o mundo precisa ver essa cor como qualquer cor,pois é isso que muda o mundo, é o melhor para o povo!
daiana silva

A violência no Mundo

A violência no mundo(trabalho em grupo)

Hoje em dia a violência tomou conta do mundo de uma forma catastrófica ela acontece quase sempre por motivos banais,as vezes em uma briga de trânsito,na escola,na rua,no serviço,e muitas vezes até mesmo dentro de casa.
Muitas vezes o motivo dessa violência,é a pobreza,falta de oportunidades,ciúmes,inveja,preconceito racial,intolerância sexual,pessoas frias calculistas e cruéis que muitas vezes não existe motivo,faz por
prazer ou loucura,como a pedofilia e o estupro.
Existem inúmeros tipos de violência,os mais comuns são:furtos,assaltos,homicídios,violência doméstica,
brigas de trânsito,rixas entre gangues,etc.
Geralmente quando esses e outros tipos de violências não são fatais,sempre causam algum tipo de trauma
na vitima,seja físico,ou seja psicológico,podendo levar muitas vitimas á depressão ou até mesmo á loucura.
Muitos de nós acreditamos que já não tem mais jeito para acabar com a violência,mas nós podemos fazer
com que isso tudo acabe ou pelo menos reduza.
Colocar um forte policiamento nas ruas,leis mais rígidas,igualdade
de bens para todo as pessoas ,para que não haja diferentes classes sociais,faltam oportunidades de emprego,lazer,e principal-
mente termos consciência que a violência pode tomar conta da nossa família ou de nossa vida,e que se não tentarmos
acabar com ela o quanto antes poderemos ser nós mesmos as próximas vitimas.
Sabemos que a luta e a caminhada contra a violência é longa,mas não podemos desistir,afinal com toda
essa violência a esperança é a ultima coisa que deve morrer.

Nomes dos componentes do grupo.
Bruno Nº03
Helloá Nº16
Ivan Nº18
Kaique Nº23 2º A
Mirly Nº42
Natacha Nº36


Professor: Aldo Santos.

Um gigantesco reservatório

A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado na região litorânea entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, em uma área de aproximadamente 800 quilômetros, englobando as bacias do Espírito Santos, Santos e Campos. Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal que pode ter cerca de dois quilômetros de espessura. Portanto, o petróleo e o gás natural se encontram de cinco a sete mil metros abaixo do nível do mar. Estas reservas se formaram há mais 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos, na época em que os continentes se separaram. Vários campos e poços já foram descobertos e nomeados. No principal deles, o Tupi, estima-se que exista quantidade suficiente para encher de cinco a oito bilhões barris de petróleo, fazendo com que o mundo volte os olhos para o Brasil. Numa comparação rápida: em 2007, as reservas provadas de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil ficaram em 13.920 bilhões barris de óleo equivalente (boe); com a descoberta da Tupi, este valor pode aumentar em duas vezes com o que poderá ser extraído do subsolo brasileiro. Os benefícios para o país são visíveis. Estimativas apontam que a camada, no total, pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de boe em reservas, o que colocaria o Brasil entre os dez maiores produtores do mundo. Atualmente o país ocupa o 24º lugar neste ranking. A exploração destas reservas representaria um crescimento dos atuais 14,4 bilhões de barris de óleo equivalente para algo entre 70 bilhões e 107 bilhões. Apesar da Petrobras ser uma das empresas pioneiras nesse tipo de perfuração profunda ela ainda não sabe exatamente o quanto de óleo e gás pode ser extraído de cada campo e quando isso começaria a trazer lucros ao país. A empresa não descarta a possibilidade de que toda a camada pré-sal seja interligada, e suas reservas sejam unitizadas. E por conta do desconhecimento deste potencial o governo decidiu que retomará os leilões de concessões de exploração de petróleo no Brasil apenas nas áreas localizadas em terra e em águas rasas. Assim, toda a região em volta do pré-sal não será leiloada até que sejam definidas as novas regras de exploração de petróleo no país (Lei do Petróleo). Além disso, o governo considera criar uma nova estatal para administrar os gigantescos campos, que contrataria outras petrolíferas para a exploração --isso porque os custos de exploração e extração são altíssimos. Os motivos alegados no governo para não entregar a região à exploração da Petrobras são a participação de capital privado na empresa e o risco de a empresa tornar-se poderosa demais.
Nome: Guilherme Siqueira Nº 11 Serie: 3ºB

Reservas Petrolíferas Encontradas.

Pré-sal é a denominação das reservas petrolíferas encontradas abaixo de uma profunda camada de sal no subsolo marítimo, também chamada de subsal. As rochas reservatórias deste tipo de região normalmente são encontradas em regiões muitas profundas, de difícil localização e de acesso mais complexo. A maior parte das reservas petrolíferas "pré-sal" ou "subsal" atualmente conhecidas no mundo está em áreas marítimas profundas e ultraprofundas.
camadas rochas da camada pré-sal existentes no mundo, a primeira descoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral brasileiro, que passaram a ser conhecidas simplesmente como "petróleo do pré-sal" ou "pré-sal". Estas também são as maiores reservas conhecidas em zonas da faixa pré-sal até o momento identificado.
O petróleo do pré-sal está em uma rocha reservatório localizada abaixo de uma camada de sal nas profundezas do leito marinho.
Entre 300 e 200 milhões de anos atrás a África e a América do Sul formavam um único continente, a Pangeia, que a cerca de 200 milhões de anos se subdividiu em Laurásia e Gondwana. A aproximadamente 140 milhões de anos teve inicio o processo de separação entre duas as placas tectônicas sobre as quais estão os continentes que formavam o Gondwana, os atuais continentes da África e América do Sul. No local em que ocorreu o afastamento da África e América do Sul, formou-se o que é hoje o Atlântico Sul.
Os nomes que se anunciam das áreas do Pré-Sal, possivelmente não poderão ser os mesmos, pois se receberem o status de "campo de produção", os mesmos deverão ser batizados, segundo o artigo 3° da Portaria ANP nº 90, com nomes ligados à fauna marinha.
O pré-sal brasileiro
reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal do litoral brasileiro estão dentro da área marítima considerada zona econômica exclusiva do Brasil. São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade, segundo a escala API.O conjunto de campos petrolíferos do pré-sal se estende entre o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina, com profundidades que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d'água e entre quatro e seis mil metros de profundidade no subsolo, chegando portanto a até 8000m da superfície do mar, incluindo uma camada que varia de 200 a 2000m de sal[5] [6] [7] .
O geólogo e ex-funcionário da Petrobras Márcio Rocha Mello, acredita que o pré-sal poderia ser bem maior do que os 800 quilômetros já identificados, se estendendo de Santa Catarina até o Ceará.[8].
Apenas com a descoberta dos três primeiros campos do pré-sal, Tupi, Iara e Parque das Baleias as reservas brasileiras comprovadas, que eram de 14 bilhões de barris, aumentaram para 33 bilhões de barris. Além destas existem reservas possíveis e prováveis de 50 a 100 bilhões de barris.
A descoberta do petróleo nas camadas de rochas localizadas abaixo das camadas de sal só foi possível devido ao desenvolvimento de novas tecnologias como a sísmica 3D e sísmica 4D, de exploração oceanográfica, mas também de técnicas avançadas de perfuração do leito marinho, sob até 2km de lâmina d'agua.
O pré-sal está localizado além da área considerada como mar territorial brasileiro, no Atlântico Sul, mas dentro da região considerada Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Brasil. É possível que novas reservas do pré-sal sejam encontradas ainda mais distantes do litoral brasileiro, fora da ZEE, mas ainda na área da plataforma continental, o que permitiria ao Brasil reinvidicar exclusividade sobre futuras novas áreas próximas. Vale lembrar que alguns países nunca assinaram a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar e alguns dos que o fizeram, não ratificaram o tratado.
Conclusão
Como vimos, as jazidas de gás natural são associadas às de petróleo encontradas a centenas de metros de profundidade. Quando falamos do pré-sal brasileiro, falamos a respeito de reservas de bilhões de barris de petróleo que se situam a 8 mil metros – oito quilômetros – de profundidade na faixa litorânea desde o Estado do Espírito Santo até Santa Catarina, numa extenção de mais de 800 quilômetros. Não sou especialista em fontes energéticas, mas vejo nisto perpectivas bem promissoras na produção de derivados de petróleo e na animadora possibilidade de se encontrar um volume significativo de jazidas de gás natural. Assim, cresce a possibilidade dos brasileiros serem beneficiados por duas importantes fontes energéticas ao mesmo tempo.
Entretanto, ao mesmo tempo em que visualizo um futuro tecnicamente animador, me lembro de fatos passados e presentes que contrastam com essa visão. Lamentavelmente temos que reconhecer que o Brasil tem um longo histórico de péssimas condições de ensino. Autoridades do próprio governo reconhecem com frequência que, quando ocorrem ofertas de emprego em diversas áreas de atividade, faltam pessoas com qualificação ou capacitação suficientes para ocupar as vagas.
Carla Regiane , 3ºB-Turma: manhã

O PRÉ-SAL É NOSSO.

Brasil, um país que acaba de descobrir uma reserva gigantesca de petróleo que se localiza na camada pré-sal, onde consecutivamente com a sua exploração vai melhorar a situação do pais economicamente, é difícil dizer que vai melhorar porque varias empresas e grandes investidores “cresceram o olho” sobre uma das mais nova riqueza descoberta no Brasil, portanto é necessário nos cuidarmos do que é nosso, porque esses milhões de litros de petróleo é do povo brasileiro, portanto nos devemos cuidar do que é nosso.
A matéria abaixo demonstra um pouco disso:
Árabes e chineses de olho no pré-sal
Os maiores produtores de petróleo do mundo estão de olho no pré-sal brasileiro. A Arábia Saudita, líder absoluta na produção mundial, já demonstrou interesse para o governo brasileiro de explorar a nova riqueza, disse ontem a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao participar da abertura do seminário Pré-sal e o futuro do Brasil, promovido pelos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas.
A China, terceiro maior mercado consumidor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, também está interessada em participar do processo de extração do petróleo em águas ultraprofundas do litoral brasileiro. “Eles (os países) querem saber as regras do jogo (as regras de exploração)”, afirmou a ministra.As descobertas do pré-sal são consideradas um divisor de águas do ponto de vista da maior visibilidade e da atração de novos investimentos estrangeiros ao Brasil. Dilma ressaltou que a nova realidade ficou evidente no número de inscrições para o último leilão de licitação de blocos de exploração sob o regime de concessão.
“Se pegarmos a lista, ela é completamente diferente da anterior, porque naquele momento já se sabia que tinha o pré-sal”, disse. O seminário Pré-Sal e o futuro do Brasil recebeu inscrições de representantes de dez embaixadas (Rússia, Colômbia, Bolívia, Tailândia, Jordânia, Gana, Sérvia, Croácia, Nigéria e Paraguai). Também houve interesse de representantes da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe. PARTILHA. Diante da grandiosidade das novas jazidas e do explícito interesse mundial em relação à nova riqueza, a ministra Dilma destacou a necessidade de se definir rapidamente as regras do pré-sal, tendo como “espinha dorsal” o sistema de partilha – em que a União é a dona do petróleo, e não as empresas que estão participando do consórcio.
Dilma também enfatizou a importância da criação do Fundo Social como forma de distribuição da renda do pré-sal para todo o povo brasileiro e para se evitar que uma enxurrada de dólares entre no País, o que desestimularia a indústria nacional. Com o argumento, a ministra diminuiu ainda a importância da discussão sobre distribuição de royalties. “A questão do royalty não ser a riqueza fundamental não é uma questão que vai mudar. Se for modelo de partilha, o grosso do recurso, que é dos 190 milhões de brasileiros, dos 5.561 municípios e dos 27 estados, é a renda”, disse. “A maior parte dos recursos não é o royalty.
Hoje é, porque no modelo de concessão paga-se muito pouco da renda do petróleo.
No caso da partilha, não”, reforçou.(Fonte: Jornal do Comércio/RJ/KARLA MENDES E GRAZIELA REIS/(Colaborou Victor Martins) -site: http://www.power.inf.br/pt/?p=10738
Isso demonstra que tem gente de olho no nosso petróleo, portanto é necessário ficarmos atentos para que ninguém tome o que é nosso, principalmente os políticos e a burguesia.
JONATAS FERREIRA DA SILVA, 23,3°A