terça-feira, 22 de junho de 2010

Professores: Aldo Santos, Verinha, Conceição, Diógenes, Nayara, Cido, Angélica, Aldo Junior, Cida Baltazar, Felipe, Marcos e Cledinéia,Denunciaram dia 08/062010 na diretoria de Ensino a piora na merenda escolar no Municipio

Merenda escolar será investigada em S.Bernardo

Deborah Moreira

Do Diário do Grande ABC

25 comentário(s)

A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de São Bernardo abriu inquérito ontem para apurar a qualidade na merenda escolar da rede estadual no município. Na quarta-feira, o Diário publicou reportagem com denúncias de professores e de entidade estudantil que relataram queda na qualidade dos alimentos servidos nas escolas estaduais de São Bernardo.

Segundo a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) do município, é exagerada a quantidade de comida enlatada na refeição. Por conta disso, alguns professores relataram ao sindicato que vinham tendo problemas de saúde. Na EE Prof.ª Maria Osório Teixeira, uma professora disse ter sofrido reação alérgica por causa da merenda. Já na EE Celio Luiz Negrini foi registrada queixa por causa do armazenamento dos alimentos. O tema foi levado a uma reunião entre sindicato e representantes da Diretoria de Ensino da cidade, no dia 8.

O MP (Ministério Público) visitou uma das escolas citadas na matéria, EE Prof.ª Pedra de Carvalho, Jardim Vera Cruz, para constatar situação. Agora, dois pontos serão apurados: se os alimentos enlatados estão sendo oferecidos com a frequência apropriada, sem prejuízos à saúde, e o porquê da adoção desse tipo de alimento.

A Secretaria de Estado da Educação afirma que o cardápio é adequado nutricionalmente, "... com 70% de produtos in natura (hortaliças, frutas, carnes frescas e ovos) e semi-elaborados (arroz, feijão, macarrão, entre outros)." Já a opção por alimentos industrializados, a secretaria explica que foi a solução encontrada para a questão operacional de transporte, armazenamento e durabilidade dos produtos.

"Estamos levantando dados para apresentar pauta de reivindicações junto à Diretoria de Ensino da cidade", declarou Felipe Moreira, presidente da Umes (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) em São Bernardo. Segundo o dirigente estudantil, os alunos não gostam do cheiro dos alimentos em conserva e da apresentação dos produtos, como o feijão enlatado.

Nutricionistas ouvidos alertaram para o excesso de sódio e conservantes contidos nos alimentos industrializados.



‘VALE-COXINHA''

Segundo o Governo do Estado, a merenda é destinada somente aos alunos. Portanto, questiona as denúncias dos professores. "Apesar de o Estado não permitir que professor coma a merenda, alguns acabam se alimentando na escola, com a permissão da direção da mesma. Já que não dá para pagar uma refeição digna com o vale-coxinha de R$ 4", declarou Bruno Assis de Oliveira, coordenador do sindicato da região, que também pretende preparar um dossiê com as denúncias e entregá-las ao MP.



EE Ayrton Senna tem denúncias sendo apuradas

O MP (Ministério Público) também abriu inquérito para apurar denúncias sobre irregularidades na EE Ayrton Senna da Silva, no bairro Terra Nova, São Bernardo, publicadas no Diário, em 25 de maio. Segundo relatos, estudantes estariam entrando com bebidas alcoólicas e drogas e até uma menor teria sofrido tentativa de estupro dentro da escola. A falta de limpeza também foi constatada. O MP visitou o local e solicitou mais funcionários.



VIDROS QUEBRADOS

O MP também visitou, sexta-feira, a EE Profº Pedra de Carvalho e constatou quatro salas com vidros quebrados, três delas interditadas. Segundo a Secretaria de Educação, a troca está sendo providenciada. Entre 2009 e 2010, foram gastos R$ 70 milhões para reformas e adequações dos prédios escolares do Grande ABC. (Deborah Moreira)





Comentários

CADÊ A VIGILÂNCIA SANITÁRIA, PARA IR ATÉ ESTAS ECCOLAS ESTADUAIS?

22/06/2010 às 22:06

Na Escola Maria Regina Demarcho Fanani, a merenda escolar servida, também é enlatada e os alunos reclamam da qualidade, não adianta uma determinada mãe de um aluno, depois responder este comentário dizendo que está tudo uma maravilha que não é verdade, talvez seu filho leva dinheiro e compra alimento na cantina.

marcinha

22/06/2010 19:38

Trabalho em uma escola estadual na região do grande alvarenga quem fornece a merenda é o estado não o municipio, acho que tudo depende do amor de quenm prepara o alimento servido, enlatados são mas vamos fazer o que,temos frutas,saladas, bolachas,bolinhos e mas algumas coisas criticar tudo é facil principalmente o sin

Lingua de trapo...continuando

22/06/2010 às 16:11

Se o município aderir ao PNDE, deve ter profissional nutricionista contrado para acompanhar a merenda escolar

Lingua de Trapo

22/06/2010 16:06

Só uma informação, não há nada de errado em a escola ser do estado e o município ser o responsável pela compra da merenda, isso depende do modelo que foi adotado, se o município aderiu ao PNDAE, não sei se é o caso de SBC, mas pelo jeito é sim, há também o modelo terceirizado que não é muito adotado por ser mais caro

Street

22/06/2010 às 16:00

O turma de morto de fome.....tão querendo o que? Picanha?

Mauro

22/06/2010 15:45

Não posso falar nada a respeito da merenda na rede estadual, mas nas escolas municipais de SBC o que servem é um lanchinho muito pobre que não sustenta nem as crianças da educação infantil que comem pouco, enquanto isso tem gente que prefere sustentar 2 cães a comprar um livro p/ aprender a escrever melhor.

Fulvio

22/06/2010 às 15:29

As escolas do Estado de SP são uma porcaria e o governo do estado JOSE SERRA fica fazendo propaganda enganosa na televisão pra enganar quem é trouxa.....as escolas estaduais da região do ABC estão em ruinas tudo velho e antigo.....esse é o governo de SP trabalhando por vc.

ABC PAULISTA

22/06/2010 15:27

Deve-se averiguar o por que a escola é estadual e a merenda é municipal, por que pelo que conheço de legislação a merenda uniforme manutenção e custos em geral de uma escola estadual é responsabilidade do estado e não do municipio......Grato

Ronaldo

22/06/2010 às 15:06

Investiga mesmo! ae vão "ver" que grande parte da merenda é desviada pelos funcionários, que são preparados de forma inadequada, mesmo sendo enlatados!.. e para os professores estarem comendo não é tão ruim!

Dona Doida

22/06/2010 14:36

Precisou alguém passar mal com a merenda para a MP ir no Pedra de Carvalho ver em que condições está a escola. A escola tem ótimos professores, mas as condições de trabalho deles são horriveis. Culpa do ECA, da continuação progressiva, do governador, ... hora de mudar um monte de coisas, só o gov. de SP não enxerga.

Joziel

22/06/2010 às 13:32

@JIJI, cachorro não come porque não é pra eles, é para as pessoas da escola. Se cachorro comesse, o Estado poderia ser processado pela Sociedade Protetora dos Animais. @Valdão, acho que você deveria frequentar essas escolas, não para comer a merenda, mas para aprender nossa língua.

Cidadão consiente

22/06/2010 12:21

CADÊ O RESPEITO E A CONSIDERAÇÃO COM O NOSSO QUERIDO GOVERNADOR??? A CADA DIA AS PESSOAS O CRITICAM MAIS.. A MERENDA DA ESCOLA DO MEU FILHO É MELHOR QUE A MINHA COMIDA... GOSTARIA QUE TODOS OS QUE POSTARAM COMENTÁRIOS REPENSASSEM A RESPEITO DE NOSSO GOVERNADOR. COMIGO É ASSIM - MEXEU COM O SERRA, MEXEU COMIGO...

Valdão

22/06/2010 às 12:16

Me disculpe eleutério mas não com cordo com você.À muinto tempo que a educação no estado está sulcateada mais fazendo uma comparação o meu cachorro é forte porque eu alimento ele bem não poço cupálo se eu não faço certo. Pense bem nisso.

Eleutério

22/06/2010 11:31

Eu acho que se alguns professores não conseguem digerir a comida que, a princípio deveria ser consumida PELOS ALUNOS, o problema não está na comida, mas sim nesses "profissionais" de ensino que está cada dia pior.

Valeria de Souza

22/06/2010 às 11:15

Acho que deveriam invesigar um pouco mais as escolar em São Bernardo do Campo, pois a droga e a violencia estão imperando em todas da rede estadual...ex E E Dr José Fornari

Valdão

22/06/2010 11:12

Acho um abi surdo o que esse governo do serra faiz com os alunos e com a educação em são paulo. Nem pro meu cachorro Neru, meu pitibul com rotivailler eu dô comida enlatada.É tudo na base de ração de primera e vitamina. E olha que o bicho come serca de 2 quilo de carne por dia. É purisso que eu voto no pt sempre.

guia

22/06/2010 às 11:10

epocas anteriores tinha a guarda municipal nas escolas 24:00 horas e não havia tanta violecia ,chega dos professores, alunos, diretores colocar em risco a propria vida ,esta na hora dos gov. mun. est..fed. não ficarem somente no bla,bla,bla,e de fazer puliticagem em cima do que tem solução estamos de olho.

estrela de davi

22/06/2010 10:59

quero comentar que estou horrorizada com tanta violencias nas escolas, epocas anteriores havia a guarda civil nas escolas 24:oo horas tenho certeza que muitas coisa iria mudar pelo menos iria cair o indice de tanta violencia cade os gov. mun. Est. Fed. chega de politicagem vamos tomar atitude, estamos de olho bem abert

UMA VERGONHA ISSO

22/06/2010 às 10:55

Enquanto essa cambada não governar com responsabilidade e deixa a rivalidade política entre partidos acima de td vamos continuar lendo barbaries como esta. Vai ver se esse povo come comida enlatada? Pq ñ se investe decentemente no setor da educação? É vergonhoso esse vale coxinha, ow categoria desvalorizada heim

JIJI

22/06/2010 10:52

Nem cachorro come a merenda escolar das escolas Estaduais.E o cheiro então!!!O senhor governador deveria experimentar pelo menos aquele feijão enlatado, isso para não dizer o peixe enlatado que parece lesma cozida.

estrela guia

22/06/2010 às 10:47

Meu DEUS cada vez pior, pra que tantas faculdades de nutrição, se cada vez mais estamos presenciando uma refeição de pessima qualidade e não e só em SBC não, pelo que eu estou entendendo os proficionais estão preocupados somente com o canudo e não com a saude, ou melhor será que aprederam o que e refeição sadia,

Marcia

22/06/2010 10:37

o Ministério Publico precisa visitar todas as escolas ESTADUAIS e não apenas uma escola, se fosse apenas pelos enlatados.......tem escola que a comida tem gosto de queimado. Este é o Governo de São Paulo que tem escola que dá medo de entrar, o ensino é péssimo e o resto nem se fala.

Silva

22/06/2010 às 9:38

Juro por Deus se Ler só a entrada da matéria dá uma ideia que é o Município o culpado por este desrespeito, Depois lendo a matéria é que vemos que os Responsáveis ou o Responsável é o Estado ou o Governo do Estado pois se trata de Escolas Estaduais, Vamos ver o que vai acontecer.

André

22/06/2010 9:18

Parabéns Luis Marinho! Parabés Frank Aguiar ! Parabéns povo nordestino de SBC !!!!!

Controle de qualidade

22/06/2010 às 8:40

Merenda escolar é caso de polícia há muito tempo, mas ninguém tem conseguido resolver nesse emaranhado de empresas terceirizadas , cardápios inadequados e políticas públicas suspeitas. E a gente pagando impostos para garantir bons serviços,né? Isso é estelionato!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário