terça-feira, 2 de novembro de 2010

Problemas rondam nossas escolas


Numa das salas do 1º ano do Ensino médio da Escola Pedra de Carvalho, uma aluna pediu para que eu viabilizasse um copo d’água, pois segunda ela a água da escola estava com mau cheiro. Solicitei que a mesma fosse até a direção e formalizasse a referida reclamação.

A direção imediatamente notificou os alunos para que não tomassem água, pois se constatou que de fato o cheiro estava demudado. Coincidentemente, as alunas são representantes do Grêmio Livre estudantil da referida unidade Escolar.



Na segunda feira, dia 25, não houve aula, por conta da limpeza da caixa d’água da escola. Esperamos que esse procedimento seja feito em todas a unidades escolares, bem como a devida higienização preventiva nas cozinhas, pois já lecionei em escola que de vez em quando os alunos comentavam que tinham se deparado com ratos nos refeitórios e nas imediações das escolas.



Entendo que além da limpeza a água deve ser encaminhada a um instituto para exame da água servida e se o problema é somente a limpeza da caixa. Abaixo reproduzo resposta a documento enviado recentemente a ouvidoria do Estado, também sobre a caixa d’água.



"Em resposta ao protocolado supramencionado, informamos que a demanda foi encaminhada ao setor competente, qual seja, Diretoria de Ensino São Bernardo do Campo, para averiguação e manifestação, restando a seguinte informação:

Informamos que a caixa d água foi limpa no final de 2009 pela Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e é tampada (torre de concreto).

Informamos ainda, que em 11/06/2010, a caixa foi vistoriada por um funcionário da unidade escolar e não foi constatada nenhuma irregularidade. A direção está solicitando orçamentos para nova higienização.

Assim, entendemos ter respondido ao questionamento suscitado e informamos que eventuais dúvidas poderão ser dirimidas junto à Diretoria de Ensino São Bernardo do Campo, órgão competente pelo tema em epígrafe.

Salmon Elias Campos da Silva Ouvidor"



A ouvidoria informou os procedimentos que foram tomados. Entendo que é dever dos professores, alunos e da comunidade sempre denunciar os problemas existentes no interior e no entorno da escola, pois só assim, estaremos desenvolvendo nossa efetiva cidadania.



É importante ainda ressaltar que a Escola Pedra está ha mais de 6 meses com vários vidros quebrados, e em virtude das eleições ao invés de resolverem o problema, colocaram nos lugares dos Vidro tapumes de madeirit, enfeando a nossa escola. Essa denúncia já foi feita junto a diretoria de ensino e até o momento não foram tomadas as devidas providencias.



Em relação a falta de professores, nós da APEOESP não aceitamos que essa critica recaia sobre os professores, pois a omissão é do governo uma vez que o que falta são professos e nãos dos professores.



Na reunião com a diretoria de Ensino no meio do ano, fomos informados que o déficit em SBC era de 500 professores. Com as novas leis do Governo estadual, tem diminuído ainda mais a procura dos professores eventuais que pontualmente substituem algumas faltas dos professores, que em grande parte estão doentes e impossibilitados de saírem de licença.



Infelizmente parece que o governo só tem sensibilidade quando a denúncia é feita para além dos muros das unidades escolares nos meios de comunicação. Essa deve ser a nossa pratica comum, pois uma vez que os problemas arrolados não são resolvidos pelas instâncias administrativas do governo, devemos mobilizar a comunidade e a opinião pública acerca das demandas existentes.



A APEOESP SBC, deliberou apoiar a campanha da redução de alunos nas salas de aula, ao mesmo tempo que devemos faze uma ampla campanha pelo fim do analfabetismo, não permitindo o fechamento de salas de aula, muito menos a municipalização do ensino da 5ª à 8ª séries, conforme intenção da atual administração do PT-SBC.



A escola pública é nossa, portanto devemos cuidar dela e lutarmos ainda mais pela sua melhoria. Faça você também um checkup de sua unidade escolar, solicitando quando foi feita a limpeza da caixa d’água e outros problemas que você acha merecedores de esclarecimento tais como: merenda escolar, limpeza, gestão democrática, assédio moral, prestação de conta das verbas pública da escola, violência interna conectada com a violência externa, prestação de contas das cantinas, a cobrança de estacionamento, cobrança de armário nas salas de professores, falta de café e água nos intervalos, falta de creche e sala de refeitório para os professores e professoras,Bibliotecas, sala de informática, videotecas, etc, etc, etc.



“Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem, de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina”. Paulo Freire



Lutar é preciso!



* Aldo Santos é membro da Executiva da APEOESP de SBCampo, Coordenador da Corrente política TLS, Presidente da Associação dos Professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo, Membro da Executiva Nacional do Psol-SP

Publicado no site Cliqueabc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário