segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

REPRESENTAR O PSOL E A NOSSA UTOPIA REVOLUCIONÁRIA.

A pré-indicação do ex-vereador de Campinas, Paulo Búfalo, ao governo do Estado de São Paulo é um passo a frente nesse processo de pré-definições. (nota da TLS)


A corrente política do Psol Trabalhadores na Luta socialista (TLS) realizou nos dias 23/24/01/2010, na casa do Professor em São Paulo, uma grande plenária que apreciou e votou inúmeras deliberações em relação ao movimento Sindical, Popular, Estudantil, Gênero / Etnia e Partidário.
Neste ano vamos travar importante batalha pela construção de uma nova Central da Classe Trabalhadora, além do Congresso da APEOESP, onde será debatida a continuidade ou não da proporcionalidade no sindicato .
Além da luta sindical, no Psol vamos enfrentar disputas internas que se arrastarão até a conferência eleitoral prevista para a primeira quinzena do mês de Abril, bem como participarmos das eleições em outubro de 2010.
Embora atrasado em suas definições, o partido realizará debates nos Estados e, esperamos que o pré-candidato Plínio de Arruda Sampaio possa dar sua contribuição nesse momento, organizando e unificando a esquerda brasileira, representando o partido nesse momento de intensos debates, com ações propositivas. A primeira tese sobre o lançamento de candidatura própria foi vencedora, vez que apesar de pretensas manobras, houve uma insurgência da base e o episódio da política de aliança do PV no Rio de Janeiro foi uma “saída honrosa”.
Resta agora o bom senso e equilíbrio que só a candidatura de Plínio poderá proporcionar, dado a sua amplitude e perfil que representa. Fazemos um chamado a APS e ao Enlace e demais correntes para que possamos definir esse processo o mais rápido possível, colocando o partido nos rumos da efetiva disputa externa, em base a um programa de luta rumo a construção do Socialismo Democrático.
Na plenária da TLS, várias forças compareceram e saudaram os presentes. Compareceram representantes da Conspiração Socialista, do MTS e o pelo próprio companheiro Plínio de Arruda Sampaio. A sua saudação do foi muito proveitosa, ao falar de sua opção pela esquerda, da unidade em base a um programa comum, do seu empenho na luta pela reforma agrária e urbana nesse País, da necessidade de destruirmos o capitalismo e do enfrentamento aos candidatos representantes dos PETUCANOS, DEM e PV de Marina Silva (fortemente apoiado pela Família Sarney). Por mais de uma hora, relatou fatos, respondeu questionamentos e agradeceu o apoio recebido da TLS nesse processo de acúmulo e debate interno que seguramente será vitorioso.
De nossa parte, entendemos que a resolução da TLS, estimula o partido para apressar as definições já tardias e estamos convencidos que para São Paulo (maior colégio eleitoral do País), o nome do pré-candidato Plínio de Arruda Sampaio acumula mais, e seguramente vai fortalecer o processo eleitoral em nível estadual e nacional.
A pré-indicação do ex-vereador de Campinas ao governo do Estado, Paulo Búfalo, é um passo a frente nesse processo de pré-definições em âmbito partidário e na sociedade.
Esperamos que as demais correntes viabilizem suas plenárias para que possamos recuperar o tempo perdido, do ponto de vista das disputas eleitorais em curso.
Os demais Partidos já resolveram as indicações dos candidatos majoritários e em alguns lugares até mesmo os candidatos proporcionais estão articulando suas campanhas.
Devemos urgentemente constituir grupos de debate sobre o programa de governo e de luta, abrindo esse debate nas instâncias partidárias, (Diretórios, núcleos com todos filiados e na sociedade em geral) principalmente nesse processo de debate e tirada de delegados (as) à Conferência Eleitoral Nacional prevista para o mês de Abril.
Dentre os vários apoios que o nosso pré-candidato tem recebido, destaco o poético depoimento do Deputado Estadual Marcelo Freixo, sobre a personalidade política de Plínio de Arruda Sampaio. “Quando questionado sobre os melhores anos de sua vida, Plínio não titubeou: ‘os melhores anos da minha vida são os que virão’. Além de poético, profético. O velho não imaginou a tarefa que a vida iria lhe impor:ser candidato à Presidência da república pelo Psol.É um presente e uma homenagem que o Partido Socialismo e Liberdade faz a República brasileira.Nas lutas sociais e no processo eleitoral, Plínio Arruda Sampaio tem todas as condições de representar o Psol e a nossa utopia socialista”(Marcelo Freixo, Deputado estadual pelo Psol/RJ)

Debater e aprovar um o programa e definir os nossos candidatos é preciso!!!

Aldo Santos :Sindicalista, ex-vereador SBC, Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, Coordenador da Corrente política TLS, membro do Diretório Nacional e da Executiva Estadual do PSOL-SP.(28/01/2010)

"Este é um pequeno passo para o homem...

Em tempos de férias, temos contatos com coisas novas e até revisamos o que já conhecemos. Assisti vários filmes, dentre eles o filme “Em nome de Deus”, um belo romance do período da baixa idade média, que retrata uma bela história de amor, em que pese o sofrimento físico e amoroso que envolveu os personagens do romance.
A história acontece no século XII, com o eminente filósofo Pierre Abélard (1079-1142).
Abelardo, professor de filosofia em Paris que ao ser designado para ser tutor de Heloise (1100-1164), sobrinha do cônego Fulbert, ambos se apaixonam e mesmo às escondidas e proibido por conta de sua relação e compromissos com a igreja e com o Celibato, são tomados por uma ardente paixão.
Desse relacionamento nasceu um filho que se chamou Astrolábio, foi criado as escondidas por conta do controle e perseguição que a igreja exercia sobre as pessoas comuns e agentes vinculados a instituição. A violência para com esse relacionamento foi terrível, uma vez que Abelardo foi castrado fisicamente , vindo a se dedicar definitivamente a vida religiosa.
Heloise tenta manter e assumir o amor existente, mas não tendo outra alternativa, vai para o convento de Argenteuil, para de vez em quando poder vê-lo ou se encontrar com seu amor, o até então Abelardo, agora como religioso consagrado a igreja. Além do significado e da retratação do período histórico do período medieval, o romance em si é uma obra belíssima. Também é simbólico a dimensão do nome dado ao filho de ambos, pois Astrolábio era uma importante ferramenta, usada para medir a elevação dos astros no horizonte. Ou seja, é um instrumento que mede a distância entre as estrelas, a começar pela “distância entre os pais”, entre o mundo grego do mundo medieval e, também, do mundo moderno ao contemporâneo?
Os instrumentos existentes da época, apontam para o incipiente avanço da ciência que já no século XII era determinante na orientação científica e na tomada de decisões rumo a novas descobertas, apesar da perseguição sistemática pelo tribunal da inquisição para com as teorias que ousassem contrariar as doutrinas da Igreja Católica, Apostólica Romana.
Evidentemente, o Astrolábio é uma invenção antiga e que teve importante utilidade como equipamento empregado em vários ramos do conhecimento, fundamentalmente para a navegação em busca de novos mundos e rotas de exploração.
As dificuldades em superar os limites do conhecimento das grandes navegações antes de 1400, seriam comparáveis a tentativa de descoberta e da chegada do homem a Lua e ou a Marte?
Claro que o que defini esse avanço, conquistas e a transposição para o além do conhecido são os desafios do homem e da ciência diante da realidade e da necessidade de novas descobertas e exploração, em confronto com novas realidades, novas invenções e aperfeiçoamentos das existentes. Outra invenção importante na conquista do universo foi a descoberta e aperfeiçoamento do Telescópio. A definição etimológica de telescópio, vem do grego e pode ser traduzido como “observar longe”.
Galileu Galilei aperfeiçoou esse instrumento a mais de 400 anos, revolucionando a ciência, possibilitando analisar mais acuradamente os fenômenos da natureza, bem como desmistificou as idéias até então aceitas como verdadeiras, isso do ponto de vista da igreja e de alguns filósofos, como a teoria Geocêntrica, que foi suplantada pela teoria Heliocêntrica.
É bom frisar que esses avanços sempre eram contestados e repelidos pela ortodoxia da Igreja Católica, haja vista a condenação ao fogo da inquisição de cientistas importantes como Giordano Bruno, em grau menor, nem Galileu escapou das sanhas do tribunal. Foi a superação do Teocentrismo pelo Antropocentrismo, atribuindo ao homem com base na ciência o relevante papel de explicitar o que já se conhecia e investigar e elucidar aquilo que a ciência não tinha elucidado.
Grandes desafios foram apresentados do ponto de vista da ciência, e dos mais variados ramos do conhecimento onde o homem, a partir de Marx, imprime nova fisionomia nas ciências sociais, colocando o homem como um agente transformador da realidade, cujo papel é transformar o mundo e não se limitar a contemplá-lo, como polemizou nas teses contra Feuerback.
Com a comemoração dos 40 anos da chegada do homem a Lua, o mundo retoma o grande feito, num contexto de guerra fria, uma vez que a séculos o homem embala seu sonho de descobertas e domínio de outras parte do universo, ora por interesses econômicos, ora pela ambiciosa intencionalidade, vaidade e necessidade de domínio e preservação da vida do homem e dos animais sob todos os aspectos.
Sabemos que hoje as possibilidades para se ocupar a Lua e Marte são reais, e assim será feito, por motivos de interesses econômicos, estratégicos de dominação sobre aos mais distantes limites ou fronteiras do universo, sempre em busca de exploração, colonização e até mesmo em função de conhecimentos e domínio sobre as forças ainda incontroladas da natureza sideral. Sabemos que nosso modo(forma) de vida na terra obedece a um processo evolutivo e finito, tendo em vista a idade da terra, das estrelas e as formas de adaptabilidade ou não dos seres no planeta.
Nesse contexto, os países de tecnologia dominante se lançam nesse universo de novos domínios, hoje extremamente difícil diante da tecnologia disponível, da mesma forma que outrora fora difícil o processo de expansão capitalista no domínio das grandes rotas de navegação, hoje absolutamente seguras tal o acúmulo de conhecimento que se dispõe sobre essa realidade concreta.
“Neste mês completam-se os 40 anos da primeira viagem do homem à Lua. Foi em 16 de julho de 1969 que a nave espacial Apollo 11 partiu do Cabo Canaveral. A bordo estavam os astronautas Neil Armstrong, Edward “Buzz” Aldrin e Michael Collins. Os dois primeiros desceram rumo à superfície no Módulo Lunar. . A chegada do homem à Lua foi motivada pela intensa polarização entre os Estados Unidos e União Soviética. O imperialismo norte-americano investiu alto para superar a URSS na chamada “corrida espacial”. . Na década anterior, apesar da burocratização stalinista, o Estado operário soviético dava mostras da superioridade da economia planificada, livre das amarras do capitalismo. Em 1957, os soviéticos colocam em órbita o primeiro satélite da humanidade, o Sputnik. E depois a cadela Laika, o primeiro ser vivo a entrar em órbita. Em 1961, realizam um feito ainda mais notável: o cosmonauta Iuri Gagarin é o primeiro ser humano a viajar ao espaço e proclama que “a Terra é azul”. Um feito admirável para um país que 40 anos antes tinha cerca de 90% da população analfabeta .”(Jeferson Choma, da redação do Opinião Socialista) Nada contra o avanço tecnológico e a busca de novas explicações para a atual e novas realidades, todavia, esses investimentos se chocam com os terráqueos que ao mesmo tempo que assistem ao espetáculo da chegada do homem a lua, milhões morrem de fome e inanição por falta de condições básicas de sobrevivência. Segundo dados das mais variadas fontes, estima-se que existem 1 bilhão de pessoas que passam fome no mundo, fruto de uma pobreza estrutural que está longe de uma solução definitiva. Nesse sentido, a burguesia se lança a grandes aventuras, movidos por interesses dos mais variados, porém, não se sensibilizam com “a morte que campeia e ronda milhões de empobrecidos, por falta de inclusão, divisão e socialização dos bens produzidos coletivamente,que deveriam ser revertido para as causas coletivas.
...mas um gigantesco salto para a humanidade". Neil Armstrong. Será?!
Viver, lutar e navegar é preciso.!!!
Aldo Santos, sindicalista, Membro do Diretório Nacional e presidente do Psol de São Bernardo do Campo.(29/07/09)

Mulheres Sempre Presente

Em 13 de fevereiro de 1929, nasceu uma linda e importante mulher no sertão do Ceara, que desde o nascimento enfrentou as marcas do sofrimento, da resistência e da superação. Essa mulher foi batizada com o nome de Maria Bevenuta de Jesus, criada pelo pai e pela madrasta. Casou-se aos treze anos com Josias Raimundo dos Santos, também da circunvizinhança do sertão cearense. Deste casamento nasceram: Raimundo Josias dos Santos, Francisco Josias dos Santos, Erivaldo Josias dos Santos, Aldo Josias dos Santos, Tânia Maria dos Santos, Francisco Cleonaldo dos Santos, Francisco Raimundo dos Santos e Alda Maria dos Santos. Além desses, outros dois natimortos fazem parte de nossa história. A Família conta hoje com 19 netos (as) e 8 bisnetos (as).
Empurrados pela seca e pelas dificuldades sociais, migraram para o interior de São Paulo, trabalhando como bóia fria, meeiro, arrendatários, pequenos sitiante. No final da década de 60 e início da década 70, parte da família veio para a Cidade de São Bernardo e posteriormente mudaram-se para Diadema. Hoje, grande parte dos irmãos estão morando na Cidade de Hortolândia.
A APEOESP - Sindicato dos professores do Estado de São Paulo, sabiamente publicou na Agenda dos Professores – 2010, uma merecida homenagem as grandes mulheres, que se destacaram em vários campos das atividades humanas, tais como: Bertha Lutz, pioneira do feminismo brasileiro; Chiquinha Gonzaga, importante expoente da musica brasileira; Cora Coralina, destacada poetiza; Dandara, Mulher de zumbi dos Palmares e guerreira contra a escravidão; Joana D’arc, guerreira francesa; Maysa, ilustre cantora; Mercedes Sosa, singular cantora de musicas revolucionárias latino-americano; Olga Benário, militante comunista; Pagu, participante do movimento modernista; Rachel de Queiroz, importante escritora brasileira; Rosa Luxemburgo, filósofa marxista e militante política e; Simone de Beauvoir, famosa escritora libertária.
É claro que outras mulheres importantes também existiram e existem, porém, os afazeres cotidianos e o envolvimento com a preservação da espécie obstam sua notoriedade.
Na lista publicada faltam mulheres que, pela coragem, ousadia, militância e superação das dificuldades da vida, são verdadeiras heroínas, cujos valores estão impregnados na cultura popular, familiar e de seus descendentes ao longo da existência humana.
Maria Bevenuta de Jesus, teve e tem importante contribuição na criação e zelo dos filhos e filhas, netos e netas e sua memória está mais viva do que pensamos no nosso cotidiano, definindo valores ético-morais, estéticos, filosóficos e militantes das causas coletivas e libertárias.
Sua biografia foi marcada pela escultura de um mundo novo, pela ruptura com a sociedade posta. Militou no surgimento de PT , no núcleo do Jardim Independência, participou do movimento de mulheres nesta região, liderou e coordenou o primeiro encontro de mulheres em Diadema, conforme documentos existentes em nossos arquivos, contribuiu com a luta partidária em Hortolândia, sendo uma das primeiras dirigentes da ALS (eleita no primeiro congresso) e em suas últimas palavras fez menção “à festa-alegria, união familiar, focando a necessidade da militância política”.
Há 81 anos, essa brava mulher foi lançada ao mundo, numa vida sem fim, impregnada do efêmero e da ternura presente em todos os seres viventes.
Num mundo onde o capitalismo determina o tempo e as prioridades de cada um de nos, é fundamental refletir, elaborar e pensar sobre nossos antepassados que estão mais vivos entre e dentro de nós, do que muitos imaginam.

Feliz Aniversário Dona Maria.

Escrever sobre nossos entes é preciso!!!!


Aldo Santos: Sindicalista, Ex-vereador em SBC, Presidente da Associação dos Professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo, coordenador da corrente política TLS, membro do Diretório Nacional e da Executiva Estadual do Psol –SP.(13/02/2010)