quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Natanael Júlio da Silva, um legado histórico.


No dia 11 de dezembro de 2010, na comemoração dos 21 anos de ocupação da Vila LULALDO, fui informado que o prefeito da cidade, Luiz Marinho, e outras autoridades foram reinaugurar a Praça Natanael Júlio da Silva, no Jardim Lago Azul, Riacho Grande. Contudo a atividade não foi possível, dado a ínfima quantidade de moradores presentes no ato.

No início da década de 90, o Riacho Grande estava em plena efervescência e desenvolvimento político com alto índice de participação popular, pois pela primeira vez na história do distrito, o subprefeito-Francisco Raimundo dos Santos (Chicão) fora eleito diretamente pelos moradores, fortalecendo assim o poder popular da cidade e da região.

Dentre essas lideranças, emergia uma grande figura humana que era o Companheiro Natanael Julio da Silva, o “Taná”. O Companheiro Taná nasceu no dia 05 de dezembro de 1960, em de Três Corações, Minas Gerais. Assim como milhares de famílias nesse país, migrou para SBC em busca de uma vida melhor.

Trabalhou como metalúrgico e com a eleição do prefeito do PT e do nosso mandato de vereador em 1988, o companheiro Taná, como era carinhosamente chamado, foi indicado para assessorar nosso mandato na região. Tinha uma capacidade e dedicação ao trabalho como poucos e, em pouco tempo, tornara-se uma grande referência de luta tanto junto ao mandato, bem como junto aos moradores do Riacho Grande.

Sua atuação foi determinante na Eleição direta do subprefeito, na ocupação da Vila Lulaldo em 1989, onde com outras lideranças dava a tônica do movimento e reunia freqüentemente dezenas de militantes ávidos pela participação política e pela transformação social dos pobres e oprimidos.

Contribuiu como assessor na ocupação e organização da Vila dos Estudantes juntamente com o companheiro Conceição, que, infelizmente, teve sua vida ceifada brutalmente. Contribuiu fortemente na ocupação da Vila Pantanal, que, posteriormente, os moradores em sua homenagem a  denominaram “Vila Natanael”. A vila fica situada na estrada do Rio Acima, perto da Balsa, João Basso, Riacho Grande.

Uma outra ocupação que não se viabilizou foi a ocupação da Vila Zumbi, que por irresponsabilidade das lideranças a mesma não prosperou tal era a fragilidade das lideranças que controlavam a todo custo aquela ocupação.

Dentre outras atuações, ele foi determinante na apuração da CPI da festa das crianças no Riacho Grande, onde desmascarou o poder local da direita, liderado pela máfia direitista do Distrito. Essa CPI teve uma grande repercussão na mídia e nos rumos da política no distrito do Riacho Grande. A direita raivosa do Riacho Grande odiava nosso mandato e por tabela a atuação do companheiro Taná, que incansavelmente reunia, organizava, politizava e foi, portanto, o grande protagonista de grandes e significativas manifestações no Riacho Grande.

A carreira política do Taná foi crescente, porém, uma tragédia abalaria todos com a notícia da sua morte ocorrida no dia 26 de dezembro de 1994, aos 34 anos de idade. Ele foi acometido por um fulminante AVC (acidente vascular cerebral). Com a morte do Taná, abriu-se um vazio político no distrito, e até hoje as lutas e os movimentos populares organizados perderam o rumo e a capacidade de mobilidade dos moradores.

Como assessor e pessoa humana, sua ausência até hoje é sentida por todos os companheiros (as) e lideranças que com ele conviveu. A sua atuação e liderança junto as comunidades carentes era tão significativa que hoje ele é nome oficial de uma rua na Vila Lulaldo, nome oficial da praça no Jardim Lago Azul, e nome da Vila Natanael, todas no distrito do Riacho Grande, São Bernardo do Campo.

Dezesseis anos após seu passamento a saudade é grande, A ausência é profunda, mas a lição de vida é incomensurável e seu exemplo ético/moral e político sinaliza e projeta a utopia por um mundo socialista, livre da opressão e da morte precoce.

Taná sempre presente!!!

Aldo Santos: vereador em SBC (1989-2004), coordenador da corrente política TLS, Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e filósofos do Estado de São Paulo, membro da Executiva Nacional do Psol. (04/01/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário