sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Um “Jovem Partido” contra a “Velha Política”.

Por ocasião da renovação do poder legislativo nos dois anos que antecedem as eleições municipais, é um bom termômetro para se avaliar os rumos das administrações, as expectativas vindouras e as respostas dos executivos frente ao exíguo tempo que tem até as próximas eleições municipais em 2012.

O PT saiu derrotado na disputa pelo poder legislativo em São Bernardo do Campo e Diadema. Em São Bernardo do Campo, a derrota da gestão Luiz Marinho foi acachapante, que já apresentava os primeiros sinais de esgotamento com a derrota fragorosa do seu vice, Frank Aguiar, candidato a deputado federal em outubro de 2010, acrescido da recente derrota a presidência da Câmara e das comissões do legislativo municipal, colocando a administração petista em estado de desespero. Caso não haja mudanças drásticas na condução da política na cidade, a derrota eleitoral se põe como lógica natural do processo.

O prefeito Marinho até ensaiou um balanço tentando culpar os vereadores de sua bancada, o que seria um erro primário, pois infelizmente, os legislativos são dominados na sua esmagadora maioria pelas benesses ou acordos escusos ou transparentes com os prefeitos nos respectivos municípios.

A câmara municipal de Diadema através da sua mesa diretora passada, liderada pelo PT, de fato deve ser deletada, pois as maldades praticadas como a repressão (tropa e choque do município, com cachorros e gás de pimenta) sobre os professores do Estado por ocasião da municipalização do ensino é repugnante e incompatível com o histórico dos movimentos de esquerda e libertários da cidade.

As eleições para a composição da mesa diretora e das comissões preanunciam as disputas eleitorais nos municípios, incorporando e antecipando, em tese, o calendário eleitoral de 2012. Nesse contexto, o PSOL alerta, propõe e reafirma que: “nem o passado como era, nem o presente como está”, só girando a esquerda para mudar.

Dentro dessa leitura, o PSOL que saiu fortalecido em nível nacional, está credenciado para fazer a interlocução junto ao povo na perspectiva de alternância de fato do poder para nossas cidades do ABC e no Brasil inteiro.

Nesse início de ano, para além do choro de crocodilo do Presidente Lula, a população condena, veementemente, o golpe do Congresso Nacional e os poderes correlatos com o escorchante aumento dos parlamentares, tramado em Brasília, bem como o seu efeito cascata nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras Municipais, mergulhadas no silencio oportunista e conivente, constituindo-se um verdadeiro atentado contra os pobres do nosso país, que atravessam tragédias e mais tragédias por inoperância dos governantes.

Como se não bastasse, temos que “deglutir” os aumentos de impostos, passagens de ônibus, além de conviver com os esburacamentos e a tábua de pirulito em que se encontram a nossa e demais cidades deste país.

Como aliada dos ricos e contra os pobres, a Policia Militar reprime os protestos sociais dos trabalhadores, contra o aumento dos parlamentares (que deve tomar ainda as ruas), o protesto pelo passe livre na Capital/SP, os protestos contra as enchentes e o abandono administrativo em inúmeras cidades deste país, numa tônica de criminalização da pobreza, cuja prática corrobora e a perfila como, aliada dos ricos e subserviente aos poderosos capitalistas.

A direita já disse a que veio ao longo de anos de promessas, desgovernos, sofrimento e morte precoce do nosso povo.

A população deve fazer um novo pacto, pela ética na política, pela transparência administrativa, pela valorização efetiva dos empobrecidos do capitalismo, pela valorização dos trabalhadores da iniciativa privada e pública, cujo salários, foram congelados pelo “pai dos pobres” e “mãe dos ricos” - Lula/Dilma.

Mudar é preciso e essa mudança está identificada com as aspirações e propósitos do nosso partido, que luta pelo Socialismo com liberdade, diferentemente dos Socialistas oportunistas que estão abrigados em siglas que, até estão sob a égide da palavra “Socialismo”, mas descaradamente são Capitalistas inveterados.

Dê um passo à frente e junte-se a nós para fortalecer ainda mais a nossa verdadeira identidade e coerência daquilo que pregamos nas eleições e a sua conversão real na práxis humana.

Venha para o PSOL e juntos vamos construir uma alternativa de poder para a cidade que hoje convive com um projeto falido política/ administrativamente, sem retroceder nas idéias e propósitos de mudanças revolucionárias da classe trabalhadora.



Aldo Santos. Ex-vereador SBC, Coordenador da Corrente Política TLS, Presidente da Associação dos Professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo, Membro da Executiva Nacional do Psol (27/01/2011)

Um comentário:

  1. SÃO ESSAS E VARIAS OUTRAS MAZELAS QUE PRECISAMOS LUTAR E DEFENDER PARA APARECER. A POPULAÇÃO E FAZER A DIFERENÇA NA PROXIMA ELEIÇÃO POPULAÇÃO ESTÁ DESINFORMADA EX; TEVE GENTE QUE VOTOU NO SERRA ACHANDO QUE ERA CANDIDATO DO LULA . FALTA DE INFORMAÇÃO,POR ISSO PRECISAMOS APARECER E APARECER DEFENDENDO O POBRE AS COMUNIDADES E SENDO PUBLICADO EM JORNAL E TV. VOMOS CHEGAR LA.

    ResponderExcluir