terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Psol de São Bernardo terá candidato ao Paço em 2012


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011 7:33

Beto Silva

Do Diário do Grande ABC


O Psol de São Bernardo iniciará nos próximos dias discussão sobre as eleições municipais do ano que vem. Mas, antes mesmo das tratativas, o ex-vereador Aldo Santos, um dos principais expoentes do partido na cidade, ressalta que "seguramente" a legenda terá candidato a prefeito em 2012.



"Vamos reunir 50 lideranças socialistas do município para debater os rumos do partido, começar a formulação da chapa de vereadores. É claro que as definições sobre os nomes só ocorrerão nos prazos legais", enfatizou Aldo.



O ex-parlamentar encabeçou a chapa do Psol ao Paço em 2008. Na oportunidade, obteve 3.806 sufrágios, ou 0,94% dos votos válidos, e ficou na última colocação entre os cinco postulantes. O desempenho do socialista foi equivalente ao de vereadores eleitos nas últimas vagas das 21 disponíveis na cidade.



Além de melhorar a performance, a sigla tem outro obstáculo pela frente até as eleições. Aldo Santos foi condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, por uso indevido de carro oficial da Câmara durante invasão do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) no terreno da Volkswagen, em 2003.



O ex-vereador foi absolvido em primeira instância e o processo, agora, aguarda julgamento final do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Se a ação não for decidida rapidamente a seu favor, o socialista pode ficar inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. No ano passado Aldo foi candidato a vice-governador na chapa liderada por Paulo Bufalo. O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) indeferiu a candidatura.



"Não sou o nome natural do partido. Isso será amplamente debatido. Estou à disposição do Psol para ajudar no que for possível", observa Aldo Santos. "Espero que tudo seja resolvido pela Justiça o mais rápido possível. Estou sendo julgado por uma ajuda humanitária que fiz", completou, ao frisar que utilizou uma kombi do Legislativo para retirar do local mulheres, crianças e idosos que passavam por dificuldades no terreno, sem infraestrutura.



Caso Aldo não dispute a Prefeitura de São Bernardo, o Psol lançará chapas com nomes de menor expressão aos paços da região. Em 2008, a sigla disputou também as administrações de Mauá (com Mateus Prado), Santo André (com Ricardo Alvarez) e São Caetano (com Horácio Neto). O primeiro já não está mais na legenda e os outros dois preferem disputar cadeira na Câmara.



Ao contrário do Psol, o PTdoB, que teve postulante à Prefeitura em 2008, não apresentará chapa majoritária em 2012. O presidente da legenda, Evandro de Lima, disse que está alinhado com o prefeito Luiz Marinho (PT) e estará na aliança de apoio à reeleição do petista. O trabalhista aderiu à campanha de Marinho no segundo turno e foi nomeado secretário de Relações Internacionais em 2009. Na eleição do ano passado, deixou a Pasta para concorrer a deputado estadual. Saiu derrotado e ainda não retornou ao Executivo municipal. No pleito de 2008, Evandro conquistou 4.001 votos, ou 0,99% dos válidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário