sexta-feira, 25 de março de 2011

CARO ALDO, PARABENIZANDO-OS(AS) PELA INICIATIVA...

Caro Aldo,

Parabenizando-as(os) pela iniciativa, aproveito a oportunizade para contribuir na definição do tema: o 21 de março é Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial, data instituída em 1966, pela ONU, de acordo com a Resolução 2142 (XXI), por conta da chacina que ocorreu em Sharpeville, África do Sul, no ano de 1960, logo, devemos mudar o "assunto" para: 21 de março, Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial.

Racismo:

1) “Racismo é valorização generalizada e definitiva de diferenças reais e imaginárias, em proveito do acusador em detrimento de sua vítima, a fim de justificar uma agressão” (MEMMI, Alberto apud Encyclopedia Universalis/UNESCO).

2) “Sistema que afirma a superioridade racial de um grupo sobre outros, pregando, em particular, o confinamento dos inferiores numa parte do país (segregação racial) [...]”(Dicionário Petit Larousse apud RUFINO, p. 10, 1991).

3) “Doutrina que afirma a superioridade de certas raças” (Novo Dicionário - Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, p. 1443, 1989).

4) “Toda teoria que leve a admitir, nos grupos raciais ou étnicos, qualquer superioridade ou inferioridade intrínseca capaz de atribuir a alguns o direito de dominar ou eliminar outros, pretensamente inferiores e que leve a fundamentar julgamentos de valor em alguma diferença racial” (DECLARAÇÃO SOBRE RAÇA E PRECONCEITOS RACIAIS / 1978, adotada na 20ª sessão da Conferência Geral da UNESCO

O QUE É DISCRIMINAÇÃO RACIAL?

Compilando dados acerca do significado de discriminação racial encontramos na “Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas

de Discriminação Racial”, adotada pelo Brasil, em 21/12/1965, o que se segue:

Discriminação Racial é qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseadas em raça, cor, descendência ou origem étnica, que tem por objetivo ou efeito anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício num mesmo plano (em igualdade de condições) de direitos humanos e liberdade fundamentais no domínio político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública.

O QUE É PRECONCEITO RACIAL ?

Dentre as definições sobre o que é preconceito racial encontramos as seguintes:
1) “Uma atitude negativa adotada por um grupo ou por uma pessoa, em relação a um grupo ou outra pessoa, baseada num processo de comparação social, segundo o qual o grupo de indivíduos julgador é considerado como ponto positivo de referência”.

James M. Jones

2) “Preconceito racial é uma atitude social propagada entre o público por uma classe exploradora com o propósito de estigmatizar algum grupo como inferior, de maneira que a exploração do grupo ou mesmo seus recursos possa justificar”.
Oliver Cromwell Cox
Fraternalmente,

Força na luta!!

Adomair O. Ogunbiyi

Reaja à Violência Racial!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário