sábado, 19 de março de 2011

Plenária de professores discute eleição no sindicato, conferência das educadoras e problemas nas escolas.


No dia 15 de março de 2011, ocorreram as primeiras reuniões de representantes da APEOESP nas Subsede no Estado.

Em SBC, a casa estava cheia com mais de cem professores representando cerca de 60 escolas do município.

O Primeiro ponto da pauta foi sobre a conjuntura, onde as polêmicas ficaram entre os que defendem um novo modelo de educação para o estado de São Paulo e os que dissimulam o debate e aceitam o continuísmo tucano como está explicitado em grande parte na política educacional do projeto nacional do governo do PT/PMDB e outros

Falei do momento que estamos vivendo em nível federal, com a política de meritocracia prevista e implementada pela gestão Fernando Haddad, pelo arrocho econômico de Geraldo Alckmin, que tenta através do novo Secretário de educação se diferenciar dos demais, porém, implementa a política de continuidade dos sucessivos governos do PSDB em São Paulo e em outros Estados Brasileiros.

Em nível municipal, estamos às vésperas da municipalização anunciada pelo governo de Marinho, PT/PTB, cujo calendário da municipalização do ciclo II do ensino fundamental está previsto para 2012. O sindicato solicitou uma reunião com a Secretária de educação do Município e até o momento não obteve resposta oficial para tratar desse tema.

Sobre as campanhas, a votação que houve foi em função da proposta defendida pela TLS, propondo que os professores solicitem judicialmente a retirada das faltas dos seus prontuários sem custos para os associados que participaram da greve em 2010. Essa proposta foi polêmica na sede central onde a articulação defendeu ao contrário. Após a defesa, a mesma foi aprovada por esmagadora minoria.

Sobre o processo eleitoral, foi votada a composição da Comissão eleitoral onde a TLS ficou com três membros, o MTS ficou com dois e a articulação sindical ficou com 1 suplente.

O grupo da articulação, liderado pela diretora que afundou São Caetano do Sul e que agora ancora-se em SBC, seguramente encontrará resistência na manutenção da política de continuísmo da atual presidenta Bebel, bem como na política pró- municipalização da educação do Prefeito Luiz Marinho do PT.

Com um comportamento e prática execrável, tumultuaram a plenária inteira de forma orquestrada levando-a a um nível de Stresse e conseqüentemente a um ligeiro esvaziamento do plenário.

Por outro lado, a direção dos trabalhos da atual gestão (MTS) perdeu o controle e a condução dos trabalhos, levando o plenário a um impasse, desrespeitando e gerando profundo desconforto aos presentes que não merecem essas cenas deploráveis.

Após essa polêmica, teve início a mesa dirigida pelas mulheres, cuja tônica foi à primeira conferência estadual das mulheres que será realizada nos dias 26 e 27 de março em são Paulo. Além da delegação, a TLS apresentou uma proposta para ampliar a participação das mulheres na referida conferencia. Os presentes aprovaram a indicação de mais seis participantes na condição de observadoras custeadas pela Subsede da cidade.

Embora o ponto de informe constasse da pauta, o mesmo ficou um pouco prejudicado, dado a desorganização na condução dos trabalhos. Mesmo assim, foram dados alguns informes, como o debate no dia 21 de março, a partir das 18 horas na subsede da APEOESP, sobre a necessidade da luta pela eliminação do preconceito racial na sociedade.

Outro informe foi sobre o mês da mulher e o debate que vai ocorrer no dia 28 de março a partir das 15 horas na sede do Psol em sbcampo. Esse debate contará com a contribuição teórica da professora Nayara e da advogada Maria Irene Palermo dos Santos.

Sobre os mais variados problemas que vem ocorrendo nas escolas, alguns foram destacados:

-O conselho da EE Pedra de Carvalho aprovou por unanimidade uma solicitação ao ministério público para averiguação das obras que vem sendo realizadas nesta unidade escolar, haja vista o desmando com o dinheiro público.

- Foi também dado o informe da apuração que vem ocorrendo em nível de ministério público sobre denuncia na escola 20 de agosto por supostas irregularidades.

-Outro informe que chamou atenção foi em relação a escola Jean Piaget, onde mais uma vez o assédio moral esta em curso pela diretora Idalina, histórica diretora que freqüentemente tem levado trabalhadores ao choro, tal é a sua opressão e despreparo frente a um cargo público. Entendo que a Diretoria de Ensino, deveria afastá-la imediatamente para fazer uma apuração isenta, pois, caso não seja resolvido em nível de diretoria de ensino, iremos buscar a justiça, ou em órgãos superiores uma solução para esse impasse. Outros informes foram relatados conforme ata dos trabalhos.

Como lição ou balanço, ficou a sensação de que mudanças urgentes precisam ser realizadas.

Considerando que as eleições estão próximas e ao que tudo indica novas possibilidades de direção estão na ordem do dia, cabe aos educadores se envolverem e decidirem sobre o sindicato que temos e o sindicato que queremos.

Logo apos a reunião do sindicato, os professores e professoras da TLS, se reuniram para deliberar sobre vários pontos relacionados as mudanças urgentes e necessárias, bem como, nos articularmos para enfrentar e disputar pra valer a direção do sindicato em nível estadual e municipal.

Oposição pra valer!!!

Aldo Santos, Professor de filosofia nas unidades escolares Pedra de Carvalho, Maria Auxiliadora e Jacob Casseb, ex-vereador em SBC, Sindicalista, membro da Executiva Nacional do Psol, Presidente da Associação dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo, Coordenador da corrente política TLS, (16/03/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário