segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vamos reagir aos ataques reacionários .


Dando continuidade a nossa reunião, realizada no dia 21 de março por ocasião do dia internacional pela eliminação do preconceito racial, voltamos a nos reunir nesse dia 02 de março de 2011, às 9 horas na subsede da APEOESP SBC.

Diante de um cenário concreto de atos de discriminação Racial, como a banana jogada no Neymar e o Neynmar dando uma banana para o tema em si. Vejamos: "Eram muitas vaias, até na hora de bater o pênalti estava o estádio inteiro vaiando. Esse clima do racismo é totalmente triste. A gente sai do nosso país, vem jogar aqui e acontece isso. É triste, prefiro nem tocar no assunto, para não virar uma bola de neve", disse o próprio Neymar, em entrevista à TV Globo e ao Sportv. (UOL esporte 27/302011)

Diante da postura homofóbica e de racismo de Deputado Bolsonário envolvendo a artista Preta Gil, “Tas avalia que Bolsonaro cometeu “duas coisas que faz com recorrência: declarou seu profundo apoio à ditadura militar e manifestou dois preconceitos, contra os negros e contra os gays”. O humorista foi ouvido para colher sua visão da entrevista. No programa, Preta perguntou a Bolsonaro se ele deixaria seu filho namorar com uma negra. “Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco, e meus filhos foram muito bem educados e não viveram em um ambiente como, lamentavelmente, é o teu”, declarou o deputado. (Entrevista de Marcelo Tas no CQC,30/03/2011)

“Diante da “releitura teológica” e de justificativa da escravidão do continente Africano, por um Pastor Deputado que: “Em seu perfil na rede de microblogs, Feliciano disse: “africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato. O motivo da maldição é polêmica. Não sejam irresponsáveis twitters rsss”. Em seguida, outra mensagem, afirma que “sobre o continente africano repousa a maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, Aids. Fome...(sic)”, afirmou Feliciano, que também é empresário e pastor evangélico. (Uol noticias, 31/03/2011)

Além do veemente repúdio, devemos responder a esses ataques cotidianos com união, organização e participação efetiva no combate a esses comportamentos criminosos.

O nosso diálogo detectou que o debate do preconceito racial no mês de novembro é fundamental, todavia, o mesmo deve ser de natureza permanente numa sociedade de classe e de atraso histórico, como é nossa sociedade.

Nesse sentido, foram aprovados os seguintes encaminhamentos:

1-Elaboração de um texto para panfletagem exigindo as cotas na faculdade de Direito São Bernardo;

2-Fazermos um levantamento histórico sobre as raízes da escravidão na cidade e região;

3- Organizar palestra/debate com os pesquisadores da área, Alfredo Buollos, ou José de Sousa Martins;

4-Solicitar uma reunião com a secretaria de Educação do Município e a Diretoria de ensino para exigir o cumprimento da lei federal que incorpora os conteúdos afro-descendentes no currículo escolar;

5-Criação de um blog para postar as atividades desenvolvidas pelo movimento, com o objetivo de preservar e estimular a memória das atividades desenvolvidas na região, preservando a memória, e a memória servindo de ferramenta estimuladora de lutas e organizações coletivas.

OBS: Favor nos enviar proposta de nome para o nosso blog, para darmos início e talvez no dia 13 de maio, “dia de denunciar o racismo” possamos fazer o lançamento e colocá-lo em evidencia .

A panfletagem será realizada no dia 19 de abril de 2011 às 10 horas em frente a Igreja Santa Filomena. Logo após vamos nos reunir para avaliar a nossa atividade e os próximos passos.

(Axé=Força e poder para todos)

Aldo Santos

Carlos Wellington

Professor Cido



Nenhum comentário:

Postar um comentário