quarta-feira, 18 de maio de 2011

LUGAR DE MULHER É NA POLÍTICA E NA LUTA.

Escolhemos o nome da Guerreira Luiza Mahin, que hoje é um símbolo de resistência para o movimento negro do Brasil, para esse ESPAÇO CULTURAL por simbolizar a força da mulher negra e ser um exemplo de luta contra os vários tipos de opressão. Nascida em Costa Mina, na áfrica, que veio para a Bahia, no Brasil, como escrava e que se tornou uma liderança de luta pela emancipação das negras (os) que se encontravam escravizada (os) no Brasil.

Pertencia a nação nagô-jeje, da tribo Mahin, daí seu sobrenome. Tornou-se livre em (1812) e sobreviveu trabalhando como quituteira em Salvador, Bahia, e dizia ter sido princesa na África.

Sua liderança evidenciou-se nos levantes escravos que abalaram a Bahia nas primeiras décadas do século XIX, entre elas a Revolta dos Malês, a maior de todas as rebeliões de escravos ocorridas na Bahia.Depois da Revolta continuou a luta pela liberdade de seu povo até ser presa e desapareceu em 1838, podendo ser deportada para a áfrica.

Como negra africana, livre, da nação nagô, pagã, sempre recusou o batismo e a doutrina Cristã, e um de seus filhos naturais tornou-se poeta e um dos maiores abolicionistas do Brasil, Luiz Gama(1830-1882), nascido em Salvador e morto em São Paulo.

Por iniciativa do Coletivo de mulheres Negras de São Paulo, seu nome foi dado (1985) a uma praça em Cruz das almas, bairro da capital paulista.

O Espaço Cultural Luiza Mahin tratará das questões raciais tão evidentes no nosso país, onde a população negra está sempre liderando os baixos indicadores sociais, os maiores índices de mortes por “causas externas” e as mulheres negras com os piores salários e cargos, maiores índices de mortes por abortos mal sucedidos.

Procuraremos evidenciar não só as mazelas acumuladas sobre as negras(os) a partir do longo período de escravidão no qual esta população esteve submetida, mas sobre tudo as lutas que sempre foram travadas por essas guerreiras(os), porém omitidas pela história oficial como consta nos livros didáticos e paradidáticos

Viva a Força e a Resistência das Mulheres Negras!



ESPAÇO CULTURAL LUIZA MAHIN.

http://www.espacoculturalluizamahin.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário