sábado, 28 de maio de 2011

merenda vai voltar a ser terceirizada pelo atual governo.

Comunidade escolar do Domingos Peixoto se reúne em buscar melhorias .

Por ocasião do processo eleitoral que ocorrerá no dia 9 de junho de 2011, estamos intensificando as visitas nas unidades escolares do nosso município.

Em contato direto com os professores, os problemas existentes são comuns a todas as escolas do Estado de São Paulo: falta de funcionários, falta de professores, falta até cafezinho para os mesmos tomarem nos intervalos, falta de perspectiva, falta de informações precisas por parte do sindicato, falta de salário, falta de liberdade de cátedra e falta de democracia etc.

Na escola Domingos Peixoto no Grande Alvarenga, fomos convidados por membros da comunidade para participarmos de uma reunião com a supervisora, diretora, vice, coordenadora pedagógica, um professor da unidade escolar e um assessor do Deputado estadual do Psol Carlos Gianazzi, para tratar da má gestão do Governo do Estado.

Vários temas foram levantados pelos pais e estudantes em relação à violência no interior da escola e até sobre a metodologia utilizada por um professor na aula de Química.

Uma mãe solicitou: Policiamento em frente à escola; Monitoramento via câmeras; Funcionários para a escola.

A supervisora da referida escola mencionou o papel da força tarefa e sua parceria com a diretoria de ensino e outros órgãos da administração municipal.

Outra mãe (Dona Geralda), desabafou, pedindo que a escola voltasse a funcionar como era antes, pois era motivo de orgulho para seus filhos que hoje estão estudando nas boas universidades do país. Ela criticou fortemente os cadernos do aluno, pois segunda a mãe falta conteúdo, consistência e referência bibliográfica para os alunos e pais que auxiliam os filhos nas lições de casa. Sugeriu um amplo debate sobre a situação da educação no Brasil, pedindo para que a diretora se apresentasse nas salas, contribuindo assim com a melhoria na dinâmica interna das unidades escolares. Disse ainda que os alunos não estão aprendendo nada.

Ao responder as inúmeras críticas, inclusive sobre os enlatados da merenda escolar, a supervisora disse que a merenda vai voltar a ser terceirizada pelo atual governo.

A diretora disse das dificuldades existentes com o atendimento de aproximadamente três mil alunos na unidade escolar, porém, justificou e disse que está fazendo sua parte dentro dos limites de sua possibilidade.

O aluno Joaquim discorreu sobre o que vem ocorrendo na escola, atribuiu em grande parte a falta de administração da unidade escolar e fez referência a um professor, já mencionado em reunião anterior. Segundo ele os alunos vêm desaprendendo e algo precisa ser feito urgentemente para a melhoria da escola.

Pedi a palavra, contextualizei o problema da educação no estado, chamei a atenção para o nosso inimigo maior e para que foquemos e busquemos a unidade entre educadores, educandos e a comunidade escolar para exigir do governo as melhorias necessárias para a escola pública. Disse também que é urgente a construção de uma nova escola estadual nas imediações do parque dos Químicos, para melhorar a qualidade no atendimento e atenuar o sofrimento dos alunos que estudam distantes de suas casas.

Ao final foi marcada uma nova reunião para o dia 22 de Junho, para dar continuidade ao debate e a cobrança dos pontos levantados na presente reunião.

Freqüentemente tenho denunciado as precárias condições de trabalho a que são submetidos os alunos, professores e trabalhadores da educação no Estado de São Paulo; laboratório dos tucanos das políticas educacionais no Brasil.

Entendo que as melhorias ocorrerão a partir das condições efetivas com os investimentos na educação elevando o PIB para 10%, pois, caso contrário, o governo continuará sucateando a educação para justificar em última análise a privatização das escolas públicas, movimento este que ele já vem acenando em recentes projetos que alteram a denominação da gestão nas unidades escolares.

De qualquer forma essa iniciativa é positiva e necessária diante do descaso do governo em relação à educação pública no Estado de São Paulo.

Reagir com unidade é preciso!!!

Aldo Santos - Professor das unidades escolares: Pedra de Carvalho, Maria Auxiliadora, Jacob Casseb, membro da executiva da Apaoesp-sbc, da Executiva do Psol da Cidade e membro da Executiva Nacional do Psol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário