domingo, 19 de junho de 2011

A Escola Estadual Jacob Casseb fica no Bairro Fabrício ou no parque Esmeralda?


Numa pequena placa desfigurada pelo tempo na atual Escola Estadual JACOB CASSEB consta a seguinte inscrição: Escola Isolada do Bairro Fabrício. Administração: Aldino Pinotti. 31/03/1972.

O estranhamento começa pela data de 31 de março, exatamente oito anos depois da instalação da famigerada ditadura militar no Brasil.

Portanto,em 31 de março de 2012, vai completar 40 anos de existência a Escola Isolada do Bairro Fabrício, hoje denominada de Escola Estadual Jacob Casseb, apesar de não sabermos a partir de quando a mesma sofreu alteração de denominação. O que chama atenção é o fato de se colocar numa placa pública o termo isolada, pois ,mesmo que na ocasião da inauguração o bairro mencionado ficasse distante e com pouca densidade populacional, pode-se extrair dessa referência outras leituras desse processo educacional.

No período da inaugurarão também a placa oficial carregava a denominação de bairro Fabríco, e hoje em pesquisa na internet praticamente esse bairro não mais existe do ponto de vista da população e da oficialidade? Os Alunos conhecem a denominação de parque Esmeralda. Resta esclarecer que fim levou o “Bairro Fabríco” e a motivação da mudança de denominação oficial do bairro. Essa é uma pesquisa que certamente nos anais da prefeitura deve constar passo a passo a evolução do bairro, bem como os motivos que levaram a apagarem politicamente o nome oficial constante na placa inaugural pelo prefeito da época Aldino Pinotti.

Convém esclarecer ainda que existe outra denominação Esmeralda em SBC, perto do Vila Ferreira e que mais de uma denominação oficiosa e ou oficial em uma cidade , longe de resolver ou esclarecer a identidade da Vila ou Bairro , cria junto aos moradores e ao cadastro municipal da prefeitura complicações burocráticas e possíveis entraves jurídicos. Nesse sentido solicitamos que a prefeitura municipal de SBC, esclareça os fatos assim como possa ajudar os moradores e estudantes da referida escola em relação a esses fatos não explicitados do ponto de vista popular e da historiografia oficial. Ainda se faz necessário que tenhamos acesso a biografia de quem foi Jacob Casseb e a sua contribuição para a cidade, para o Estado e para a Educação.

Mais uma vez, transversalmente vamos buscar na história oral junto aos moradores pistas para reconstituir os fatos, explicitar as contradições e dirimir as dúvidas existentes.

É nosso dever fazer parte da história, escrevê-la bem como, acompanhar possíveis mudanças autoritárias que freqüentemente se processam pela cúpula dos politiqueiros de plantão.

Conhecer, fazer e participar da História é preciso!!!

Aldo Santos: Professor de filosofia das unidades escolares Pedra de Carvalho, Maria Auxiliadora e Jacob Casseb. Membro da executiva da APEOESP SBC, Presidente da Associação de filosofia (Aproffesp) e da Executiva Nacional do Psol.

2 comentários:

  1. Olá vc conseguiu mais informações sobre essa escola e a história dela?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de saber mais sobre esse assunto porém não encontro nenhum outro site ou blog falando sobre

    ResponderExcluir