domingo, 19 de junho de 2011

Psol buscará mandatos

 Psol buscará mandatos

segunda-feira, 13 de junho de 2011 7:51



Havolene Valinhos

Do Diário do Grande ABC

O Psol não tem representatividade nas câmaras ou nos executivos da região. Mas o objetivo da sigla no Grande ABC é conquistar espaço nas próximas eleições. Para obter esse crescimento, os diretórios municipais buscam filiados e, por consequência, novas lideranças.

A legenda ainda não fechou quem serão os pré-candidatos nem o número de pleiteantes para disputar os cargos nos legislativos. O intuito é iniciar o desenho desse quadro no dia 18, durante reunião regional.

Mas é notório que algumas peças-chave do partido têm lugar certo.

Em São Bernardo, Aldo Santos, ex-vereador que disputou a Prefeitura em 2008, é o nome cotado para concorrer novamente ao Paço em 2012. "No dia 18 vamos ter debate interno para pensar o calendário de atividades e as perspectivas para o próximo ano. O futuro é promissor, pois temos como horizonte o aumento no número de cadeiras nas câmaras (das atuais 108 para até 151 nas sete cidades)."

A ideia se repete em São Caetano, com a quase certa candidatura do também ex-vereador Horácio Neto ao Palácio da Cerâmica.

Mas ambos não descartam a possibilidade de concorrer a uma cadeira no Legislativo.

Na cidade de Santo André, o nome mais viável para disputar a Prefeitura é de Ricardo Alvarez, que saiu derrotado em 2008 na corrida pelo Paço e em 2010 na eleição para a Câmara dos Deputados.

Em Mauá, José Silva, que já passou pelo PT e pelo PCdoB, é a liderança socialista com mais chances de encarar candidatura a prefeito.

O Psol de Diadema não conseguiu penetração social, diferentemente do PT, que goza de grande prestígio em Diadema. Nas últimas eleições, o Psol se aliou com o candidato do PCB à Prefeitura, Vladimir Antonio Trombini Pereira Campos, o Vladão. Além disso, lançaram apenas dois candidatos a vereador: Dagmar Aparecida Rodrigues Silveira e Fábio Santos Oliveira. Juntos eles alcançaram apenas 109 votos. Para 2012, há início de diálogo para uma frente de esquerda, capitaneada pelo PDT. Mas ainda está no campo da especulação. Já nas cidades de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, o Psol tem a intenção de implantar diretórios.

Criado a partir de um racha com o PT, o Psol ainda busca forças para se estabelecer e participar das eleições sem muito recurso financeiro. Para virar esse jogo, acredita no financiamento público de campanha na possível reforma política.

Entre as estratégias para o fortalecimento está o crescimento dos movimentos sociais, como o de habitação, negro e GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros), de trabalhadores e sindicais, como o da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário