sábado, 13 de agosto de 2011

No último fim de semana, a coordenação regional do partido no ABC, dividida entre Ricardo Alvarez, Horácio Neto, Aldo Santos e André Sapanos

Pensando no Executivo, partido quer atuação no Legislativo.


Sábado, 23 de Julho de 2011

Fotos: Rodrigo Pinto Sem representação nas Câmaras do ABC, o PSol pode mudar a estratégia de combate visando às eleições de 2012. Para isso, adotou política de filiação coletiva a fim de fortalecer partido regionalmente. Nas últimas eleições municipais, em 2008, a legenda optou pelo lançamento de prefeituráveis em quatro cidades. Porém, não conseguiu emplacar cadeira no Legislativo, mesmo ao obter votação expressiva dos postulantes à prefeitura.



O Congresso Nacional do PSol, que ocorrerá em 5 de novembro, em São Paulo, definirá o posicionamento do partido em relação às chapas majoritárias e as diretrizes para formatação de alianças nos municípios. Na região, Aldo Santos e Horácio Neto, que já foram vereadores por São Bernardo e São Caetano, respectivamente, afirmaram que existe a possibilidade de disputarem novamente o Paço, mas também estudam a vereança.



O ex-vereador Ricardo Alvarez é ventilado para disputar a Prefeitura de Santo André. Em Mauá, o pré-candidato é José Silva, que disputou o Legislativo pelo PT e pelo PCdoB. Em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, o PSol tem a intenção de criar diretórios, mas sem cunho eleitoreiro para 2012. Em Diadema, o partido não deve lançar chapa majoritária. No entanto, deve buscar alianças.



De acordo com o secretário-geral da legenda, Horácio Neto, o partido vai respeitar as movimentações políticas e articulações em torno das coligações em cada município. “Estamos fortalecendo e ao mesmo tempo discutindo a importância de uma chapa para vereadores no ABC. Cada município tem uma particularidade em defender certa aliança, e às vezes, visões antagônicas. Santo André vejo que não terá a possibilidade de aliar-se ao PT. Já aqui (em São Caetano) considero a hipótese”, destacou. Neto adiantou que está em negociações com o PT e PCdoB para composição de chapa. “Há duas possibilidades, compor com Edgar Nóbrega (PT) ou encabeçar chapa, por exemplo, junto ao PCdoB.”



Nova tentativa



Alvarez, que postulou a prefeitura andreense 2008, não descarta nova tentativa de concorrer ao Executivo. “A discussão está embrionária, mas o objetivo é que tenha postulante para prefeito. Não decidimos, pois posso até tentar vaga na Câmara”, ressaltou.



Segundo o ex-vereador, o panorama pode estar mais favorável do que em 2008, quando o partido ficou em quinto lugar nas eleições para prefeito.“Podemos preencher uma lacuna, pois o governo de Aidan (Ravin/PTB) já não é mais novidade. É uma decepção. O PT está enroscado nas próprias pernas, e não vejo por onde ter unidade. O Salles está navegando em águas petistas. No fundo são todos iguais”, ironizou.



Aldo Santos acredita que a visibilidade nacional da candidatura presidenciável de Plínio Arruda Sampaio e a participação dos deputados na Assembleia podem refletir positivamente na cidade.“Saímos fortalecidos das últimas eleições. Várias legendas estão em processo degenerativo, enquanto conseguimos atrair simpatia com a figura do Plínio. Se o partido me incumbir de postular o Executivo (de São Bernardo) estou à disposição.”



Presidente do PSol em Mauá, André Sapanos afirmou que a sigla passou por processo de reformulação, devido a divergências internas após o último pleito. “A crise está sanada. O Mateus Prado (sem legenda) foi aproveitador. Usou espaço (do PSol) para disputar a prefeitura como projeto pessoal. Já aviso que o partido vai selecionar os pré-candidatos ao Legislativo pela qualidade, e não quantidade”, decretou. (FS)



PSol inicia ação coletiva no ABC

Sábado, 23 de Julho de 2011.





Adonis Guerra FÁBIO SALES

PARA O DIÁRIO REGIONAL





Com a proposta de renovação no ABC, o PSol realiza encontro regional na segunda quinzena de agosto, a fim de discutir a intensificação de iniciativas junto à sociedade, dar continuidade a Programa de Governo Regional, que tem por objetivo acompanhar de perto as ações das administrações na região e propor políticas alternativas e de esquerda, além de servir de instrumento de integração entre a instância estadual e os diretórios municipais.



No último fim de semana, a coordenação regional do partido no ABC, dividida entre Ricardo Alvarez, Horácio Neto, Aldo Santos e André Sapanos, promoveu distribuição de boletim informativo sobre as principais crises enfrentadas na região e as soluções propostas pelo partido. Cada município abordou um tema específico.“Esta medida teve como meta fortalecer a sigla em âmbito regional. Nosso plano de governo engloba o princípio da coletividade, baseado na democracia e nos compromissos sociais”, afirmou o secretário-geral do Estado, Horácio Neto.



O ex-vereador de Santo André, Ricardo Alvarez, enfatizou a importância da iniciativa como um dos primeiros gestos concretos para preparar o terreno em busca das candidaturas para o Legislativo e Executivo na região. O objetivo é fortalecer o Fórum Regional no ABC, criado na eleição passada. “A repercussão de assuntos pertinentes junto à sociedade é um termômetro para nós. Fizemos críticas ao reajuste das tarifas públicas de transportes. Coletamos assinaturas para abaixo-assinado que trata da reivindicação para aumento do gasto do PIB brasileiro, que de acordo com a meta do Plano Nacional de Educação, deve subir para a faixa dos 10% no setor”, explicou.



Em São Bernardo, o ex-candidato a prefeito em 2008 pelo PSol, Aldo Santos, vai continuar a panfletagem no fim de semana. “Devemos estreitar nossos laços com lideranças populares e estruturar espaço estratégico no próximo pleito”, ressaltou. “Em São Caetano, estamos dialogando com a sociedade, em apoio ao movimento contra a privatização do DAE (Departamento de Água e Esgoto) e estreitando laços com os servidores públicos”, disse Horácio Neto.



Por outro lado, em Mauá, a legenda direcionou atenção para a questão da Saúde, especialmente à falta de qualidade e leitos nos hospitais. “A intenção é a distribuição mensal do periódico, como forma de obter apoio dos munícipes para temas relevantes de cada localidade”, pontuou o presidente do diretório local, André Sapanos.



A próxima veiculação coletiva do jornal informativo nos municípios do ABC deve acontecer na segunda quinzena de agosto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário