domingo, 25 de setembro de 2011

Enlace e o MES se unificaram, formando chapa conjunta para disputar com a TLS

A dialética do 1º Encontro Municipal do PSOL Hortolândia




O primeiro Encontro Municipal do PSOL Hortolândia é marcado pela contradição, onde o Enlace e o MES se unificaram, formando chapa conjunta para disputar com a TLS; esta aliança só pode ser vista de dois ângulos, ou é um indicativo de rompimento nacional ou é apenas uma ação de conveniência local. Assim quem participou deste Encontro presenciou algo incomum, ou o começo de uma nova configuração política interna no PSOL.

Dos 115 filiados aptos a votar, compareceram 36. Destes a Chapa da TLS obteve 12 votos (34,28%) Chapa Enlace/MES obteve 23 votos (65,72%). Nesta atividade foram tirados delegados para o Encontro Estadual: Enlace 2 delegados; MES 1 delegado e TLS 1 delegado.

O Encontro contou com a presença de companheiras e companheiros da Direção Estadual e da direção Nacional do PSOL. Foi um Encontro bem representado pelas mais diversas correntes internas do PSOL, que enriqueceram e qualificaram o debate.

Uma leitura atenta deste Encontro pode nos apontar que teremos uma árdua tarefa na consolidação e na ação militante do partido, uma vez que os presentes representam pouco mais de 30% do conjunto de filiados aptos a votar, outro dado é que temos poucos filiados militantes. Deste modo cabe a este primeiro diretório do PSOL Hortolândia uma contundente ação de envolvimento, onde possa estar alinhando o discurso, a teoria e principalmente, a prática, ou seja, é preciso exercitar a ação e a formação, pois sem estes elementos não será possível avançar na luta socialista.

E o amanhã como será? Que PSOL vamos construir em Hortolândia? Será que a aliança MÊS/Enlace se consolida na prática e na ação política?

Parafraseando Marx, “Nós construímos nossa própria historia, mas não a construímos como queremos, mas sim, demarcada pelo limite que nos impõe nossos acordos e alianças”. Assim, quem viver verá. O que será?

A TLS vai continuar trilhando o caminho da formação, onde teoria e prática se conjugam. Fomentando a discuta saudável e o debate interno e sempre dando o primeiro passo para unificação do partido na luta. Hortolândia precisa de uma nova forma de fazer política, e nós do PSOL precisamos mostrar na prática que fomos diferentes. Diante da conjuntura municipal, aonde os mesmos problemas que vieram à tona em campinas, estão presentes em Hortolândia, precisamos estar preparados para o que virá.



Carlos Rocha – TLS

PSOL - Hortolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário