quarta-feira, 28 de setembro de 2011

OUVIDORIA RESPONDE QUESTIONAMENTO DA APEOESP SOBRE A E.E. CÉLIO LUIZ NEGRINI ?

OUVIDORIA RESPONDE QUESTIONAMENTO DA APEOESP SOBRE A E.E. CÉLIO LUIZ NEGRINI ?


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Praça da República, 53 – sala 29 - CEP: 01045-903

Fone: 3218-2129 – Tel/FAX: 3218-8870

E-mail: ouvidoria@edunet.sp.gov.br

OUVIDORIA
Protocolo Ouvidoria: 30611

Senhor

Aldo Santos,

Em resposta ao protocolado supramencionado, informamos que a demanda foi encaminhada ao setor competente, qual seja, Diretoria de Ensino São Bernardo do Campo, para averiguação e manifestação, restando a seguinte informação:

Trata o presente de esclarecimentos sobre a reclamação protocolizada no dia 31/08/2011, sob nº 30611, na Ouvidoria da Secretaria de Educação, pela APEOESP, sub sede de São Bernardo do Campo, com referência a alguns problemas ocorridos na EE Prof. Célio Luiz Negrini, neste município.

Em visita da Supervisão de Ensino no dia 09/09/2011 e ouvida a equipe gestora, foi verificado:

1- Vidros quebrados: A Direção da Unidade Escolar encontra-se em processo de obtenção de pesquisas de preços para a solicitação de verba emergencial à Diretoria de Ensino, para a execução da troca de vidros, tendo obtido dois orçamentos e aguardando o terceiro.

De acordo com a Informação 193/11 do Setor de Planejamento, as verbas de Manutenção de 2011 foram utilizadas pela Direção da Unidade Escolar, com: bomba d`água, troca de 06 (seis) portas, instalação de ventiladores, solda de portões, troca de fechaduras, reparos de válvulas de sanitários, troca de disjuntores, troca de lâmpadas e reatores de luminárias.

2- Quadra de esportes: A quadra, embora necessite de reparos no alambrado, é utilizada diariamente, não apenas nas aulas de Educação Física, como pela comunidade, inclusive contando com projeto pedagógico elaborado pelo grupo docente e pela Coordenação da Escola, de atividades esportivas (campeonato interclasses), com previsão para realização nas primeiras semanas de outubro de 2011.

Lembramos que, recentemente, a Escola foi vistoriada pelos engenheiros fiscais do FDE, responsáveis por obras da COGSP e a Unidade Escolar consta em plano de obras em fase de planejamento para atender a reforma e manutenção gerais.

3- Portões: O portão referido na reclamação é o portão de entrada da Escola, que serve para a entrada do público em geral e entrada de professores. A área da escola é bastante grande, ficando a secretaria da escola um tanto distante da entrada. De acordo com a experiência e conhecimento da comunidade escolar pela Direção, é mais seguro que o portão permaneça aberto, evitando danos ao patrimônio.

4- Pátio com piso irregular: Foi observado que o piso do pátio, embora irregular em uma pequena área, encontra-se em bom estado e, segundo a Direção da Unidade Escolar, não apresenta riscos a alunos e funcionários.

5- Banheiros: A arquitetura do prédio não contempla banheiros para os funcionários da secretaria no andar térreo, contemplando apenas os sanitários para alunos. Devido à ausência de agentes de organização escolar, em número suficiente, para inspecionar os alunos, a Direção informou esta Supervisão que tomou a decisão de deixar os banheiros do primeiro andar fechados para evitar que os alunos os utilizem indevidamente.

6- Sala de leitura: A Unidade Escolar já recebeu o mobiliário, o qual está sendo montado.

7- Falta de funcionários: O preparo da merenda continua sendo um problema na Unidade Escolar, pois não há funcionário que exerça a função de “ merendeira”. No entanto, todos os dias é servida merenda fria e frutas também estão sendo servidas além do mínimo previsto no cardápio do DSE. A Unidade Escolar é bastante grande, com mais de 35 classes no total, porém conta com apenas dois agentes de organização escolar, atuando como inspetores de alunos e dois agentes, na secretaria da escola. Várias chamadas aos editais para atribuição de vagas foram feitas por esta Diretoria de Ensino, porém a Escola ainda não foi contemplada de forma satisfatória.

8- Insetos: O prédio escolar fica em área de manancial (bairro Areião, no Riacho Grande), no entanto, conforme relato da equipe gestora e de acordo com nossa observação na visita, não existem insetos que possam colocar em risco a saúde dos alunos e funcionários, nem que atrapalhem o andamento regular da Escola.

9- Ausência de professor mediador: A Direção da Unidade Escolar foi orientada pela Supervisão para preparar, em conjunto com as professoras coordenadoras e com a equipe docente, projeto para solicitar à Diretoria de Ensino a atuação do professor mediador.

Sonia Maria Casalotti

Supervisora de Ensino

Suzana Aparecida Dechechi de Oliveira

Dirigente Regional de Ensino
Assim, entendemos ter respondido ao questionamento suscitado e informamos que eventuais dúvidas poderão ser dirimidas junto à Diretoria de Ensino São Bernardo do Campo, órgão competente pelo tema em epígrafe.


São Paulo, 23 de setembro de 2011.

Salmon Elias Campos da Silva

Ouvidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário