quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sindicato, professores e estudantes realizaram ato em frente à Escola Estadual Jacob Casseb, na Estrada da Cama Patente, Parque Esmeralda, Grande Alvarenga, para lançar a campanha pela ampliação do período noturno na escola.

O Ato em frente à Escola Estadual Jacob Casseb foi de extrema importância


Sindicato, professores e estudantes realizaram ato em frente à Escola Estadual Jacob Casseb, na Estrada da Cama Patente, Parque Esmeralda, Grande Alvarenga, para lançar a campanha pela ampliação do período noturno na escola.

Com um carro de som alugado pela Subsede da APEOESP de São Bernardo do Campo, percorremos alguns bairros na adjacência da escola, informando os moradores da campanha pela ampliação do período noturno, da Educação de Jovens e Adultos, tanto no ensino fundamental como no Ensino Médio.

Por onde passamos houve interesse dos moradores, recepcionando a idéia e a iniciativa, e esperamos que essa recepção se traduza no aumento das inscrições para o curso no período noturno em 2012.

Por volta das 18 horas o carro de som foi estacionado em frente à referida Unidade Escolar, e com o auxilio de alunos do período da manhã, tarde e da noite, juntamente com o Grêmio Livre Estudantil fizemos uma panfletagem enquanto revezávamos no som tentando sensibilizar os alunos que saíram no período da tarde para entregar aos pais, visinhos e a comunidade o panfleto explicativo da campanha que estamos realizando.

Vários professores(as) também participaram da panfletagem em frente a Unidade Escolar. Para os dirigentes do Grêmio da escola Jacob Casseb, existe uma pauta grande de reivindicações para a efetiva melhoria da escola, visto que falta higiene nos banheiros dos alunos e sala para o Grêmio se reunir e realizar suas reuniões com liberdade.

Dentre outros problemas, falta ainda implementar a sala de informática, melhorar a sala de vídeo e ampliar a biblioteca.

Outro ponto bastante reclamado pelos alunos é a ampliação do refeitório, pois nos intervalos verificamos inúmeros alunos comendo em pé e próximo ao banheiro dos professores.

Os alunos falaram também da falta de segurança, pois quando fazem alguma atividade diferenciada a escola fica vulnerável. Mencionaram também a necessidade de reformar a quadra e utilizar o espaço atrás da sala da diretoria para construção de um teatro ou anfiteatro aberto aos alunos e a comunidade.

É urgente a dedetização da escola, pois podemos observar a presença de ratos, aranhas, cobras e lesmas, bem como uma reforma, cuja definição da cor para a pintura da escola deve contar com uma consulta prévia dos alunos.
Os estudantes falaram ainda da necessidade da mudança da entrada e saída dos alunos da escola. Reclamaram também da falta de cadeiras e carteiras nas salas.

Por fim, encerramos o ato agradecendo ao grupo de professores, aos alunos que participaram de uma aula pratica de cidadania, bem como a comunidade presente. Ficou para discutirmos com os alunos a criação de um comitê para organizar o plebiscito pelos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação brasileira.

Educar é participar!!!

Aldo Santos: Coordenador do sindicato dos professores de São Bernardo do Campo (APEOESP), Presidente da Associação dos professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, coordenador da corrente política TLS e membro da executiva Nacional do Psol

Nenhum comentário:

Postar um comentário