quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

3º Congresso Nacional do Psol debate temas polêmicos.

3º Congresso Nacional do Psol debate temas polêmicos.


Os inúmeros debates realizados nos núcleos de base, nas plenárias municipais e nos Congressos Estaduais, culminou com uma expressiva participação de 332 delegados, 26 convidados internacionais e 614 observadores, comparecendo, portanto, aproximadamente 1000 militantes ao nosso 3º congresso.

Durante os trabalhos, a dinâmica não deu conta de um amplo debate sobre os mais variados temas que estavam pautados para a apreciação em nosso congresso. A polêmica central do congresso se deu em relação a política de alianças 2012, explicitadas nas teses que foram apresentadas em plenário, além das contribuições pontuais.

No tocante a política de alianças, a TLS defendeu a sua deliberação que estava em nossa tese e o marco do nosso debate em relação às eleições de 2012, se limitará a frente de esquerda no Brasil. Embora a resolução aprovada aponte para uma maior flexibilização, que será acompanhada pelo Diretório Nacional.

É temerário que um partido como o Psol se enverede por uma política de alianças que negue sua trajetória e as expectativas de mudanças da classe trabalhadora.

Em relação a política Sindical, também é urgente que o partido tome “partido” nesse debate com a devida urgência, ainda no primeiro trimestre de 2012, haja vista outros movimentos sindicais que ocorrerão também no primeiro semestre de 2012.

O Resultado final apontou para uma vitória expressiva do campo que assegurou inclusive a direção majoritária do Psol no último período. Em relação a Eleição da Direção Nacional do PSOL, o resultado é o seguinte: Chapa 1 (MES e CST), 77 votos; Chapa 2 (MTL-Dissid.MES), 67; Chapa 3 (Parte Enlace-CSOL-LSR), 46; Chapa 4 (APS-Parte Enlace.TLS), 139 (publicado no site nacional do Psol). Com esse resultado a presidência do partido será exercida pelo Deputado Federal Ivan Valente.

Nesse congresso a TLS saiu fortalecida como uma organização nacional, cujo desafio será a ampliação e o fortalecimento ainda mais da corrente no Estado de São Paulo e sua ampliação em outros estados brasileiros. Aliás, a reunião realizada na noite do sábado (03/12/11), com representação de São Paulo, Pernambuco, Bahia e Piauí, apontou para essa dinâmica de construção.

A responsabilidade é grande e não faltará empenho da nossa direção e dos nossos militantes para que concretizemos esse nosso propósito revolucionário.

Lutar e vencer é preciso!

Aldo Santos. Sindicalista, Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de são Paulo (Aproffesp), membro do Coletivo Nacional de Filosofia, Coordenador da Corrente Política TLS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário