sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Filme: Preciosa - Uma História de Esperança

Indicações de Filme e Livro


Filme: Preciosa - Uma História de Esperança

O filme diz respeito à história de uma adolescente negra (Preciosa) de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai e abusada pela mãe, num cenário nova-iorquino no bairro do Harlem, ano de 1987. A jovem cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. O fato de ser pobre e gorda também ajuda a agravar todo um contexto de sofrimento e autonegação. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez a jovem é suspensa da escola.

O drama dessa jovem negra explicita a triste realidade vivida por muitas jovens negras e pobres que se encontram completamente fora de um “padrão estético” de beleza, onde são obrigadas a conviver com a prática diária e sistemática do racismo, machismo, violência física e psicológica.

Ficha Técnica:

Lançamento: 2009 (EUA)

Direção: Lee Daniels

Atores: Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Rodney Jackson, Paula Patton.

Duração: 110 min

Gênero: Drama



Livro: Tornar-se negro

Este livro procura romper a precariedade de estudos sobre a vida emocional dos negros. A autora do livro apresenta reflexões profundas e inquietantes sobre o custo emocional da sujeição, da negação da própria cultura e do próprio corpo. O negro que se empenha na conquista da ascensão social paga o preço do massacre de sua identidade, tomando o branco como modelo de identificação.



Autora: Neusa Santos Souza (Prefácio de Jurandir Freire Costa). Ed. Graal, 1ª edição em 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário