quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

SERVIDOR PODE OPTAR ONDE QUER RECEBER

SERVIDOR PODE OPTAR ONDE QUER RECEBER


Os servidores e funcionários de empresas estatais vão poder escolher em qual banco será creditado o pagamento. O Banco Central estendeu para os servidores a regra de portabilidade das contas salários, que vale para os trabalhadores de empresas privadas desde o final de 2006.



O servidor que decidir trocar de banco terá o salário transferido para a conta e a agência que ele escolheu no mesmo dia do pagamento sem tarifa.



"O servidor está livre para escolher o banco que melhor atende às suas necessidades", disse Sérgio Odilon dos Anjos, chefe do departamento de normas do Banco Central.



Segundo a regulamentação do Banco Central, a instituição financeira onde originalmente é creditado o salário do servidor não pode negar o pedido de transferência ou cobrar qualquer tarifa por isso. O prazo para cadastrar a troca de banco é de, no máximo, cinco dias após o pedido formal.



"O servidor deve fazer a solicitação por escrito ou por meio eletrônico equivalente, informando os dados corretos do banco que ele escolheu. Esse cadastro é feito apenas uma vez e a instituição financeira onde o órgão público faz o crédito da folha fica responsável pela transferência todos os meses", explicou dos Anjos.



Os bancos já estão de olha nas contas salários dos servidores. O Itaú lançou um pacote com isenção de tarifa e empréstimo consignado em até 60 parcelas para os servidores, mas, por enquanto, a oferta vale apenas para o Rio de Janeiro.



O Banco do Brasil é o responsável pela folha de pagamento dos servidores municipais e estaduais em São Paulo. A folha da Prefeitura está no Banco do Brasil desde o início de 2010, após disputar um leilão com outros bancos.



A Febraban, federação dos bancos, informou que a mudança é positiva pois estimula a concorrência entre os bancos.



Vantagens - o servidor pode escolher um banco que ofereça: Tarifas mais baratas, Serviços diferenciados, Juros mais baixos no cheque espeical, Empréstimo consignado com taxas menores e Maior rede de agências.



As informações são do Diário de São Paulo
15/12/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário