quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Após ato em frente a Escola Estadual Pedra de Carvalho , vai ocorrer uma nova reforma.

Quanto à escola Pedra de Carvalho, o Professor Aldo questionou se tem previsão para consertar as janelas. A Dirigente esclareceu que haverá outra reforma que terá início na próxima segunda-feira. A reforma custará 660 mil reais. A escola será toda reformada.

(RELATO DA REUNIÃO ENTRE A COORDENAÇÃO DA APEOESP SBC E A DIRETORIA DE ENSINO EM 21/12/2011)

O CONSELHO DA ESCOLA PEDRA DE CARVALHO ENCAMINHA DOCUMENTO A DIRETORIA DE ENSINO E AO MINISTERIO PÚBLICO SOBRE A QUALIDADE DAS OBRAS NESTA UNIDADE ESCOLAR.


Retomando a independência e o papel do conselho de escola.

O Conselho de escola da unidade escolar Pedra de Carvalho teve uma atitude importante e de recuperação do papel desse importante instrumento democrático do corpo docente, discente e da comunidade escolar. Ao encaminhar o pedido de abertura de investigação das obras que vem ocorrendo nesta unidade escolar à promotoria, repõe o conselho no seu devido lugar, transformando-o num instrumento de participação, fiscalização, decisão e promoção de uma educação baseada no processo democrático que deve imperar no ambiente escolar.

O Conselho de Escola aprovou ainda enviar um oficio a Diretoria de ensino pedindo esclarecimentos sobre os sucessivos problemas nesta unidade escolar, bem como solicita ao mistério publico apuração sobre a qualidade e os gastos das obras na escola Estadual Pedra de Carvalho.

Precisamos agora recuperar o papel do conselho, na aprovação do coordenador pedagógico, vice- diretor, avançando para eleição direta dos diretores de escola como já vem ocorrendo em outros estados.

A manifestação dos agentes que compõem uma unidade escolar ao ser votada pelo conselho em relação a equipe gestora deve ser uma pratica permanente, pois muitas vezes a ineficiência do mesmo esta relacionado a falta de uma gestão presente, empenhada e comprometida efetivamente com a escola publica, laica, de qualidade e democrática.Portanto, exija votação política/pedagógica no inicio do ano, sobre a continuidade ou não da equipe gestora, mesmo que no momento não encontre parcialmente respaldo legal.

Sobre as obras:

A atual reforma teve inicio em 20/12/210.

Concluído somente o piso do pátio, mas sem o acabamento com resina.

Para fazer:

Tela da quadra;

Vidro de duas salas;

Bebedouro do pátio;

Manutenção dos caixilhos;

Trocas das alavancas quebradas;

Teto moquesteiro (cozinha e depósito).

Feito errado:

Desníveis nas patreleiras do depósito da cozinha;

Granito do balcão de atendimento da cozinha quebrado e remendado;

As portas velhas foram reaproveitadas para balcão;

A cada reforma a situação piora:

Iluminação externa (não funciona, porque provoca curto circuito interno );

Reforma do telhado;

Goteira na sala da direção, secretaria, acessa escola, junção das lajes;

Moldura do batente da porta caiu;

Piso da quadra, todo quebrado.

Há aproximadamente dois anos ocorreu outra reforma: “Execução de serviços gerais de manutenção, com fornecimento de materiais e mão de obra da Escola Estadual Prof Pedra de Carvalho. investimentos R$163.037,52. Secretaria de Educação, FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação; Construtora Roy LTDA”.

Atualmente a nova reforma além de estar acontecendo em pleno dia letivo, dificultando as condições de trabalho, o custo da “... reforma do Pedra de Carvalho, por exemplo, ficou numa pequena bagatela de R$ 310 mil”.( Informação obtida na reunião com a diretoria de ensino 24/01/2011)

É urgente a criação de comissões de acompanhamento das obras realizadas com o dinheiro público, pois na maioria das vezes o desperdício,a má qualidade dos produtos e serviços mal acabados viram regras no Estado inteiro. Do ponto de vista sindical, vamos retomar a comissão que existia no sindicato, pois dinheiro público não pode ir para o ralo do desperdício e da incompetência.

Esperamos que a Diretoria de Ensino e o Ministério público façam a devida apuração das obras realizadas e que todo dinheiro publico que chegar as unidades escolares sejam transparentes, como o movimento financeiro, notas fiscais dos gastos e a reunião do conselho que foi deliberado sobre tais gastos. A transparência é fundamental para que todos tenhamos claro a lisura do processo e o manuseio responsável com o dinheiro público.

Transparência e respeito aos educadores, educandos e trabalhadores da educação é preciso!

Aldo Santos, Professor das Unidades Escolares: Pedra de Carvalho, Maria Auxiliadora, Jacob Casseb, coordenador da corrente política TLS, Presidente da Aproffesp, e membro da executiva Nacional do Psol. (29/03/2011)

Um comentário:

  1. Oi professor já estudei nesta Escola em 1980 era muito linda nova excelnte Direção não acredito que isto esta acontecendo gostaria de saber se poderia ajudar com alguma coisa agora moro em Mogi das Cruzes Velhos tempos belos dias

    ResponderExcluir