quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

No dia 10 de dezembro de 2011, foi lançado na APEOESP-sbc, o livro Bom Jesus da cana verde, do professor Anderson Lino.

No dia 10 de dezembro de 2011, foi lançado na APEOESP-sbc, o livro Bom Jesus da cana verde, do professor Anderson Lino.


Esse livro, em síntese, é a dissertação de Mestrado apresentada na Universidade Metodista em 2009 pelo referido professor. Ele conta a história dos conflitos em torno de uma imagem religiosa no arraial dos Pintos, levando a morte o negociante João Moreira em 1933.

Ao inserir esse trabalho no contexto da época, fundamentalmente no contexto do capitalismo agrário no Paraná na virada do inicio do século 20, o livro, na página 54, vai afirmar que:

“No Brasil do século XIX, a influência da Igreja Católica no Brasil perdeu forças com a proclamação da República.

Nesse momento, ocorria a secularização do Estado. Foi um momento de transformação política, social e econômica em que a classe senhorial dominante perdia espaço para uma nova classe, a burguesia.”

A disputa simbólica nesse e em outros casos, tem como fundo a disputa dos bens materiais e da terra, onde a fé popular é canalizada pela instituição, pois além de reunir os moradores em torno da fé popular, também constitui-se numa fonte de renda para a instituição religiosa. Disputas, mortes e milagres dominam o imaginário popular da crendice popular, cujo pano de fundo é a falta de conhecimento, a disputa do econômico em nome do sagrado e o domínio da instituição com o aparato do Estado em suas representações.

A contribuição sociológica do professor revela esses conflitos que ainda existem no Brasil. Durante o lançamento, os professores Diógenes e Paulo Neves discorreram sobre a contribuição do professor da rede pública.

Anderson Lino conclui o ato solene agradecendo a presença de todos e todas, bem como o reconhecimento do sindicato com a cultura, a valorização e o compromisso dos educadores na região.

Além de uma boa cachaça da cana verde, fiquei lisonjeado com sua dedicatória na capa do livro que adquiri, onde ele afirma: “Dedico este livro ao meu amigo e professor Aldo Santos, pela sua contribuição histórica na política de nosso município. Com carinho, do seu amigo e autor Anderson Lino”.

Parabéns também ao professor Odair pelo lançamento de seu livro em nosso sindicato. Esperamos que em 2012 tenhamos outros lançamento para avançarmos ainda mais na nossa cultura. Infelizmente, o conhecimento dos educadores - e escritores - e a cultura só não são valorizados pelo governo do Estado, mas felizmente são valorizados pelos seus pares.

Escrever e publicar é preciso.

Aldo Santos - Coordenador da APEOESP de São Bernardo do Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário