terça-feira, 13 de março de 2012

AMPLIAM AS CONQUISTAS NA VILA LULALDO

Vila Lulaldo, um exemplo de ocupação a ser seguido.

Nessa sexta feira a noite a presidenta da Associação dos Moradores da Vila Lulaldo no Riacho Grande me ligou entusiasmada com os últimos acontecimentos que vem acontecendo na Vila e ainda me convidou para uma importante atividade de mutirão que aconteceria neste domingo dia 11 para a reforma e melhoria da sede social.
Essa Vila surgiu a partir de uma importante ocupação como resposta ao grande déficit habitacional existente na Cidade de São Bernardo do Campo.A ocupação teve inicio no dia 03 de Dezembro de 1989.
Na ocasião o prefeito era o Sr. Maurício Soares, o Chicão era o subprefeito do Riacho Grande, eleito pelo voto direto dos moradores e eu era Vereador na Cidade.
Essa ocupação foi um divisor de água na gestão do PT, levando a demissão do subprefeito Chicão, além da tentativa de cassação do nosso mandato e a expulsão do Partido.
Vencemos todas essas batalhas, resistimos ao processo de reintegração com mobilizações, passeatas pela Via Anchieta, ato em frente ao Fórum e inúmeras manifestações junto ao Paço municipal.
O proprietário da área Sérgio Canastreli ganhou ação contra a prefeitura por ter levado melhoramento a uma área ocupada, e hoje, a mesma será regularizada para consolidar de uma vez por todas a conquista dos moradores.
Com saudades, compareci a atividade marcada e percebi o empenho dos diretores na melhoria do atendimento aos associados, ao mesmo tempo em que o vice presidente Ivo botava a mão na massa e na vedação do espaço físico da sede social.
Conversei bastante com moradores e com o companheiro IVO, um dos lideres da ocupação e muito respeitado pelo empenho, bravura e coerência política na defesa intransigente dos interesses dos moradores.
Logo depois chegou a Mariazinha como popularmente é conhecida, com um café esperto, animando ainda mais os ativistas presentes. Ela trouxe um grande álbum com fotos dos moradores e da nova geração, os “filhos da resistência”, além de falar de outros dados referente a consolidação e fixação definitiva dos moradores na área.
Alegre e entusiasmada ela disse que a área já é pública e que juntamente com outras 25 áreas foram relacionadas para fins de regularização fundiária.
Na Vila, a primeira reunião aconteceu no dia 14 de fevereiro de 2012 na Emeb Lorenzo, que fica próxima a casa dos moradores. No dia 11 de abril acontecera outra reunião para tratar da documentação necessária. A conclusão final desse movimento resultará na escritura individual para cada um dos moradores. Para o vice-presidente da Associação, outro grande desafio é a conquista das melhorias tais como: guias, sarjetas e pavimentação asfaltica em todas as ruas, que hoje se encontram quase intransitáveis. Em relação a esse pleito, os diretores estão se organizando para a participação dos moradores na plenária de orçamento participativo que vai acontecer no dia 5 de maio no Centro do Riacho Grande.
Relembramos o significado simbólico e material dessa conquista, certamente vai acontecer uma grande festa para brindar essas conquistas , envolvendo os moradores e todos e todas que fizeram parte dessa luta na cidade. Me despedi dos companheiros e fui visitar o amigo Mariano no jardim Lago Azul, com quem conversei bastante e até combinamos algumas visitas nas áreas que por muitos anos trabalhamos juntos na camará municipal.
Quem luta conquista. Junte-se a nós.

Aldo Santos, coordenador da apeoesp-sbc, Coordenador da TLS, Presidente da Associação dos Professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário