sexta-feira, 30 de março de 2012

Caros companheiros do PSOL – Partido do Socialismo e Liberdade

São Paulo, 29 de março de 2012.

Caros companheiros do PSOL – Partido do Socialismo e Liberdade

Venho através desta apresentar a minha vontade de concorrer, nas próximas eleições municipais paulistanas, como CANDIDATO A VEREADOR pelo PSOL. Para isso, apresento um breve histórico de minha trajetória profissional, pública e política nos meus 55 anos de vida.
Sou professor de Filosofia (Licenciatura pela PUC/RJ), com mestrado na área de História e Filosofia da Educação pela FEUSP (1997), ministrando aulas nas redes pública e particular desde 1983. Sou efetivo na Rede Estadual de ensino desde 1987. Desde então tenho militado no Sindicato dos Professores, a APEOESP, Subsede Oeste-Lapa, tendo sido representante de escola (RE), Conselheiro Regional e Estadual (CRE) do maior sindicado de professores da América Latina, cuja história de lutas pela educação dispensa comentários. Continuo como RE da E.E. Prof. Manuel Ciridião Buarque, Alto da Lapa, cidade de São Paulo, onde continuo ministrando aulas de Filosofia aos jovens do Ensino Médio. Sou também professor universitário e dou palestras na área de educação, currículo e filosofia.
Dentro da mesma APEOESP organizamos nos anos 90 o Coletivo de Professores de Filosofia e Sociologia que lutou durante mais de duas décadas pela volta da Filosofia (e Sociologia) no currículo do Ensino Médio, conseguindo sua aprovação pelo Conselho Nacional de Educação em 2006 e finalmente a obrigatoriedade do ensino das citadas disciplinas, aprovada no Senado em 2008 através do PL 04/08 – Lei Federal 11.648/08.
Para aprofundar a nossa luta, fundamos em 2009 a APROFFESP (Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo) e realizamos eleições diretas entre os professores de Filosofia, elegendo a primeira Diretoria da entidade, eleito Aldo Santos presidente. Fiquei como Secretário de Políticas Pedagógicas. Houve nova eleição estatutária em 2011 em que Aldo Santos foi reeleito presidente e eu vice-presidente da APROFFESP, para o biênio 2012-13.
Uma das nossas conquistas, só para citar, foi o aumento de uma para duas aulas para as disciplinas, quando em dezembro de 2011 fomos recebidos pelo Secretário Adjunto da Secretaria da Educação, Prof. João Palma Filho. Outra ação importante é que, em nome da entidade e com a colaboração de colegas professores, desde março/2011, coordeno e sou redator do “ENCARTE DO PROFESSOR” da revista “FILOSOFIA” - Editora Escala, com publicação mensal em todas as bancas. No final do ano passado a citada revista foi uma das escolhidas pelo MEC para ser enviada a todas as bibliotecas públicas do Brasil graças à sua pertinência e qualidade!
Dentro desta mesma luta histórica pela qualidade na educação e pela volta do ensino de Filosofia, lembro que participei como membro da Equipe Técnica de Filosofia da antiga CENP/SE (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – Secretaria da Educação) de 1990 a 1997. Fui coautor das Propostas Curriculares de Filosofia para o 2º Grau e Filosofia da Educação para o CEFAM, publicadas pela CENP/SE em 1992 e 1994 respectivamente. Infelizmente toda essa produção das equipes da CENP nos anos 80 e 90 foi jogada na lata de lixo pela secretária da educação do governo Mário Covas, Rose Neubauer, que impôs reformas desastrosas para a escola pública no Estado de São Paulo, cujos frutos podres caíram nos últimos anos, com a péssima qualidade de ensino e a desvalorização profissional e salarial dos professores, etc. O tucanato muda seu discurso a cada governo, mas continua com o mesmo desastre, ora com Geraldo Alckmin, ora com Serra e seus substitutos.
No campo social, tendo chegado à cidade de São Paulo no início da década de 70, oriundo do interior do Paraná, em plena ditadura militar, participei da pastoral das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na periferia da capital e de Campinas, bem como nos movimentos da pastoral de juventude. Depois fui para o Rio de Janeiro onde participei de trabalho social e pastoral nas comunidades pobres da capital fluminense, entre elas a favela da Rocinha, o Morro da Dona Marta, Vila Paciência e Antares, em Santa Cruz/Campo Grande, e também Padre Miguel. Nessa época (1979-81) colaborei na formação de núcleos do nascente Partido dos Trabalhadores (PT), no qual me filiei no ano de 1983 e militei até 2010 (Diretórios de Santana, Campos Elíseos/Santa Cecília e Lapa), quando então me transferi para o PSOL por motivo de coerência política, pois continuo a defender os ideais socialistas e democráticos para a nossa sociedade e para o mundo. Fui introduzido no Partido pela corrente TLS (Trabalhadores na Luta Socialista) através de meus companheiros de luta, Aldo Santos, Paulo Neves, Recife, entre outros, e na qual permaneço.
Tendo em vista o exposto e considerando o PSOL um Partido que responde institucionalmente aos meus ideais políticos é que venho pleitear, junto à Direção do partido, a minha indicação para candidatura a vereador da cidade de São Paulo nas eleições de 2012.
Sem mais e grato pela atenção, subscrevo-me atenciosamente,
Francisco Paulo Greter

Nenhum comentário:

Postar um comentário