quarta-feira, 7 de março de 2012

Dia internacional de luta das mulheres:uma gestão temática

A proposta da atual gestão na subsede da APEOESP em São Bernardo do Campo, está relacionada com uma atuação temática e contextualizada com o que vem ocorrendo no calendário de lutas da classe trabalhadora.
Em novembro de 2011, realizamos uma importante manifestação sobre “A Semana da Consciência Negra”, com apresentações culturais, debates e protestos.
Em 2012, vamos continuar essa agenda temática, com o dia de “Luta das Mulheres” no dia 8 de março, assim como no “1º de Maio”, “Dia dos Excluídos”, “Dia dos Professores” e assim sucessivamente.
Com o lema: “Viver, participar e resistir”, a subsede publica essa significativa contribuição, pensada e escrita pela comissão de mulheres da subsede, que vem agindo se reunindo frequentemente, numa categoria majoritariamente feminina.
Nunca na história da nossa classe as mulheres foram tão atacadas em seus direitos e vítimas de todas as formas de violência, como vem ocorrendo atualmente, que se inicia em sua própria casa, perpassando todas as formas de assédio sexual e moral nos locais de trabalho ou a caminho dele. Portanto, a vida das mulheres está ameaçada.
Nesse contexto, participar politicamente é uma necessidade permanente para que as companheiras assumam cada vez mais seu papel na sociedade, como protagonista das transformações necessárias, no âmbito popular, político e dos direitos individuais e coletivos, combatendo toda e qualquer forma de preconceito ainda presente em nossa sociedade caudatária de todas as manifestações de machismo.
Além do direto à vida e a participação, resistir é uma necessidade, haja vista a degradação das condições de trabalho e discriminação nas quais as mulheres estão submetidas. A resistência é perceptível em várias partes do mundo, onde a mulher ainda é vítima de valores morais e religiosas abjetos.
No século XXI, ainda temos que combater castas dominantes, mortes por apedrejamento, mutilações genitais e ou físicos, em nome de valores culturais que devem ser condenados e banidos por toda sociedade que clama por vida, participação e resistência a toda forma de opressão de gênero e classe.
Portanto, que este dia se traduza em lutas permanentes e, consequentemente, em conquistas para as mulheres e homens libertos de toda forma de opressão.

Aldo Santos. Ex-vereador em sbc, Coordenador da apeoesp-sbc, presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, militante do Psol

Nenhum comentário:

Postar um comentário