terça-feira, 24 de julho de 2012

Aldo Santos está no 3° Lugar na reta de largada




Luiz Marinho lidera em São Bernardo

Evaldo Novelini
Do Diário do Grande ABC
domingo, 22 de julho de 2012 12:00


O prefeito Luiz Marinho (PT) seria reeleito em São Bernardo no primeiro turno se a eleição fosse hoje. Resultado da pesquisa realizada pelo Diário mostra que o petista lidera a corrida pelo voto e tem apoio suficiente para fechar a disputa em 7 de outubro.

Consulta estimulada, na qual o eleitor é apresentado a círculo com o nome de todos os candidatos, revela que Marinho tem 46,5% das intenções de votos. O principal adversário é o deputado estadual Alex Manente (PPS), que soma 28,9%.

Considerados apenas os votos válidos, sem brancos e nulos, o petista tem 58,9% das respostas. A eleição deixa de requerer segundo turno quando algum candidato obtém 50% dos votos válidos mais um.

São Bernardo confirma a expectativa de eleição plebiscitária entre Marinho e Alex. Os três outros candidatos a prefeito aparecem como figurantes da campanha. Aldo Santos (Psol) vem com 1,4%, Ademir Silvestre (PSC) aparece com 1,1% e Lígia Gomes (PSTU) soma 1%.

Votos brancos e nulos atingem 11% e 10,1% dos entrevistados disseram que ainda não sabem em quem votar. A pesquisa apresenta margem de erro de três pontos percentuais.

O Diário também computou os dados da pesquisa espontânea, quando o eleitor responde o nome que lhe vem à cabeça quando questionado sobre em quem vai votar para prefeito. Marinho continua na liderança, com 24,5% das citações. Alex vem atrás, com 7,9%. Aldo Santos tem 0,2% e Ademir Silvestre, 0,1%. Lígia não aparece. Neste caso, 58,6% disseram não saber em quem votar.



REJEIÇÃO - Alex, principal oponente de Marinho, lidera a rejeição do eleitorado em São Bernardo, de acordo com a pesquisa. Exatos 37,2% do eleitorado consultado afirmaram que não votariam no popular-socialista de jeito nenhum. Ademir Silvestre, ex-secretário de Habitação, vem logo em seguida, com 36,9%. O professor e ex-vereador Aldo Santos é o terceiro, com 31,9%.

Marinho é um dos candidatos menos rejeitados pelo eleitor são-bernardense, com 30,8% das indicações. Ele só perde para servidora pública federal Lígia Gomes, que tem 24,9%.

O prefeito também é o candidato mais conhecido pelo eleitorado. Apenas 3,3% dos entrevistados disseram desconhecê-lo. O índice sobe para 13% no caso de Alex e atinge 71,5% com Lígia Gomes. Nesse quesito, Aldo tem 61% e Ademir Silvestre, 57,6%.



REGISTRO - A pesquisa de intenção de votos para prefeito em São Bernardo foi realizada pelo Diário. A coleta de dados ocorreu no dia 18. Foram aplicados 1.070 questionários: 492 (46%) para homens e 578 (54%) a mulheres. A consulta está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob número SP-00126/2012.

Maioria aprova administração do petista

A administração do petista Luiz Marinho é aprovada pela maioria da população de São Bernardo. Pesquisa do Diário mostra que 55,6% dos entrevistados consideram a atual gestão ótima (15%) ou boa (40,6%).

O percentual de eleitores que desaprovam os resultados do governo Marinho, que tem Frank Aguiar (PTB) como vice-prefeito, atinge 12,5%. Dos entrevistados, 6,4% dizem que a gestão é ruim. Outros 6,1% a consideram péssima.

São 29,4% os eleitores que rotulam o trabalho do prefeito, que assumiu em janeiro de 2009, como regular. Dentro desse estrato, 14% consideram "mais para bom", 6,6% "nem para bom nem para ruim" e 8,8% "para ruim". Não souberam responder à pesquisa 2,5% dos entrevistados.

Marinho foi eleito em outubro de 2008, no segundo turno, com 237.617 votos, ou 58% dos válidos. O petista derrotou o tucano Orlando Morando, atual deputado estadual, que obteve 170.728 sufrágios (41% dos válidos).

Parcela do reconhecimento se deve às obras executadas na cidade graças aos investimentos liberados pelo governo federal. Afilhado político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que governava o Brasil nos dois primeiros anos da gestão petista, Marinho foi beneficiado por recursos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário