quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha .


25 de julhoDia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

Início.....

O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas

Objetivo....

Nesta data procuramos debater as problemáticas da mulher negra no Brasil questionando nossas autoridades sobre a falta de políticas públicas de acesso à saúde, educação, cultura e etc.

Importância....

É um importante marco para as organizações e movimentos sociais que estão na luta contra o racismo, machismo, desigualdade social e as demais formas de opressão, não só no Brasil, onde verificamos cotidianamente os efeitos perversos do racismo à brasileira, como também nos demais países da América Latina.

Das opressões....

Racismo: no Brasil se originou do longo período escravista que essa população foi submetida. A herança desse cativeiro atravessa nossos dias com padrões e normas de uma sociedade branca, cheia de tabus e de preconceitos, onde cada um desempenha um papel submetido a modelos construídos por essa sociedade.

Das opressões....

Machismo: Apesar de algumas explicações que naturalizam a superioridade masculina, nós sabemos que o machismo é uma ideologia historicamente construída a favor dos homens em detrimento dos direitos das mulheres.

Das opressões....

Desigualdade Social: Diante da estratificação existente em nossa sociedade, verificamos que as mulheres trabalhadoras ainda ganham menos que os homens para as mesmas funções desempenhadas.

Auto estima da mulher negra....

                                               “Como qualquer outra realidade do mundo, o corpo humano é socialmente concebido".

“Se a mulher negra, de um lado, é herdeira desse passado histórico que se presentifica na memória social e que se atualiza no preconceito racial, vive, por outro lado numa sociedade cujas auto-representações denegam esse mesmo racismo, camuflando, assim, um problema social que produz efeitos sobre ela, afetando sua própria possibilidade de se constituir como indivíduo no social....” Isildinha Nogueira

Diante do exposto concluímos que a Mulher Negra está exposta à uma tripa opressão!

Portanto....

As nossas lutas, reflexões, debates e ações têm por objetivo reverter a situação as mulheres negras

Igualdade de Oportunidades!



Respeito e Dignidade!

                   

Ações Afirmativas já!

De: josilane Lima
Para: Aldo Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário