segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cinco candidatos brigam pelo Paço de S. Bernardo em outubro.




repórter diário(19/08/2012)

  



Aline Bosio

Cinco candidatos disputam o Executivo de São Bernardo em outubro: Ademir Silvestre (PSC), Aldo Santos (Psol), Alex Manente (PPS), Lígia Gomes (PSTU) e Luiz Marinho (PT). A pouco menos de dois meses de campanhas, os prefeituráveis não têm poupado energia para convencer o eleitorado de que são as melhores opções para comandar o município pelos próximos quatro anos.

Entre as propostas para seduzir o eleitor estão tarifa de ônibus a R$ 1, tirar do papel 26 obras de mobilidade urbana (todas integrantes do programa São Bernardo Moderna, de William Dib), investimento no esporte amador, construção de corredores exclusivos para ônibus e criação do programa Remédio em Casa.

ADEMIR SILVESTRE
Ademir Silvestre (PSC) tem como principal bandeira o planejamento da cidade. O prefeiturável critica a atual Administração quanto à falta de projetos que visem o futuro do município e, por isso, garante que preparará São Bernardo para as mudanças que ocorrerão pelos próximos 50 anos.

“Atualmente não há ninguém pensando no dia de amanhã. Os projetos que existem são integrantes do São Bernardo Moderna, do governo de William Dib. Das 28 obras de mobilidade previstas no programa, apenas duas foram feitas. Pretendo tirar do papel as outras 26”, diz.

Quanto à educação, Silvestre afirma que vai valorizar o professor e criar estatuto para garantir condições de trabalho à classe. “A educação é a base de tudo. Uma sociedade não vai para frente sem educação”, defende. O candidato afirma ainda que municipalizará todo o ensino fundamental e que acabará com a fila de espera nas creches.

ALDO SANTOS
Candidato ao Paço pelo Psol, Aldo Santos terá como uma das prioridades a educação. A expectativa do socialista é a aprovação do Plano Nacional de Educação com o aumento para 10% do investimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional na área. “Se isso for aprovado em Brasília, conseguiremos elevar o índice de investimento na educação de São Bernardo de 25% do orçamento para 30%”, garante Santos, que diz ser contra a municipalização do ensino.

Quando o assunto é saúde, o prefeiturável afirma que acabará com os contratos de terceirização dos serviços feitos por meio de parceria com a Fundação do ABC. “Não podemos deixar o dinheiro público ser gerenciado por terceiros”, defende. Santos também acredita que as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) são ‘elefantes brancos’, pois não possuem médicos.

Aldo Santos pretende fortalecer o esporte amador por meio da revitalização de campos de futebol. “O esporte profissional projeta o nome da cidade para fora, mas é no esporte amador que podemos auxiliar na orientação da vida dos jovens”, explica.

ALEX MANENTE
Uma das prioridades do deputado estadual Alex Manente (PPS) é a saúde. Uma das ideias do candidato é reabrir os prontos socorros dos bairros Taboão e Baeta Neves, assim como abrir concurso público para contratar médicos. “Temos diversas UPAs (unidades de pronto atendimento), mas não temos médicos para atender a população”, diz. Investir na tecnologia para agilizar o atendimento e implementar o programa Remédio em Casa também integram o plano de governo.

Para melhorar a eficiência do transporte público, Manente quer criar terminais de integração e utilizar o corredor ABD, utilizado pela EMTU, para o tráfego de ônibus municipais. Se eleito, Manente também pretende criar a Secretaria de Direito da Pessoa com Deficiência para desenvolver políticas públicas que atendam a população com mobilidade reduzida.

Quanto à segurança, o candidato quer implementar a Atividade Delegada, programa que permite que o policial trabalhe fardado e equipado nos dias de folga como meio de evitar ‘bicos’.

LIGIA GOMES
Lígia Gomes, do PSTU, defende redução da tarifa do transporte público para R$ 1. Para tornar possível, fará com que o sistema seja totalmente gerenciado pelo município. “Como objetivo não será o lucro, será possível garantir transporte de qualidade a um preço justo”, defende a candidata, que não acredita que as obras viárias sejam prioridades. “Não é abrindo espaço para mais carros que vamos resolver o problema do trânsito. A solução está no transporte de massa”, completa.

Para melhorar a qualidade no atendimento da saúde, Lígia acredita que um bom plano de carreira pode assegurar médicos suficientes nos equipamentos públicos. “Sou contra a parceria com organizações sociais para gerenciar os hospitais”, acrescenta.

A candidata também pretende promover a regularização fundiária para aqueles imóveis passíveis de legalização. “Quanto aos que não puderam ser regularizados, só resolveremos com um plano efetivo de moradias populares. Uma boa saída será a desapropriação dos imóveis vazios por mais de um ano para abrigar aqueles que não têm onde morar”, completa.

LUIZ MARINHO
Candidato à reeleição, o prefeito Luiz Marinho (PT) aposta na continuidade da gestão feita nos últimos três anos e sete meses para garantir o desenvolvimento do município. Um dos principais pontos de seu plano de governo é a mobilidade urbana. “Vamos transformar São Bernardo em referência no setor. Iremos construir 12 corredores exclusivos de ônibus e avaliar a possibilidade de criar meios alternativos de transporte, como o via cabo, como teleféricos, para os bairros mais montanhosos. Também pretendemos investir no transporte fluvial”, diz.

Na área da saúde, o petista quer finalizar a reforma de nove UBSs (unidades básicas de saúde), iniciada neste ano, e construir mais duas unidades, uma na região do bairro Montanhão e outra no Areião.

Quanto à segurança, Marinho pretende dar continuidade ao processo de descentralização da GCM (Guarda Civil Municipal), ampliar as rondas cidadã e escolar. Na educação, o candidato quer promover em 2013 e em 2015 a Feira Literária para incentivar a leitura.






Nenhum comentário:

Postar um comentário