quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Aldo critica a construção da usina. "Com a implantação dessa usina, será criado um outro problema, que é a poluição atmosférica, que vai atingir as famílias que moram naquela região."

 

Aldo Santos propõe discussão regional sobre resíduo sólido

Rogério Santos
do Diário do Grande ABC

quinta-feira, 13 de setembro de 2012 7:32

Ao abordar pela primeira vez a temática ambiental, o candidato do Psol à Prefeitura de São Bernardo, Aldo Santos, defendeu discussão regionalizada sobre a destinação de resíduos sólidos.

Segundo ele, o descarte adequado do lixo é preocupação no Grande ABC e encontrar uma solução não é tarefa fácil.
"Uma alternativa que defendemos é a realização da coleta seletiva do lixo, incentivando as pessoas a separarem os resíduos de forma adequada, para diminuir a quantidade de lixo a ser descartada", disse o socialista.
A região gera 66.523 toneladas de lixo por mês, mas recicla apenas 5%, ou seja, 3.374 toneladas. O restante é encaminhado para aterros sanitários.
Com exceção de Santo André, que tem local próprio, as demais cidades enviam o lixo para o aterro particular Lara, em Mauá.
Em São Bernardo, uma das medidas adotadas pela Prefeitura para diminuir o excesso de lixo é a construção de usina para incineração de lixo e produção de energia, numa área de 30 mil metros, onde funcionava o lixão do Alvarenga.
A previsão para a conclusão da obra é em 2015, com capacidade para gerar 30 megawatts de energia por hora. São Bernardo produz, em média 700 toneladas de lixo por mês.
Aldo critica a construção da usina. "Com a implantação dessa usina, será criado um outro problema, que é a poluição atmosférica, que vai atingir as famílias que moram naquela região."
O prefeiturável avalia também que durante o traslado do lixo da cidade para a usina, o material pode cair pelo chão e ficar acumulado. Desse modo, o solo também tende a ficar poluído

Nenhum comentário:

Postar um comentário