terça-feira, 25 de setembro de 2012

 

Aldo critica uso da Atividade Delegada para coibir violência

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC.

terça-feira, 25 de setembro de 2012 7:19

Ao apresentar suas propostas sobre Segurança Pública, o postulante do Psol ao Paço de São Bernardo, Aldo Santos, criticou a utilização da Atividade Delegada, que permite aos policiais militares atuarem fardados nos dias de folga.

A medida é uma das principais bandeiras do deputado estadual Alex Manente (PPS), que conta com o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB). "Desse modo está se oficializando o ‘bico'. O policial militar é um trabalhador como outro qualquer, que deve ter um salário digno e direito ao descanso", disse o socialista.
Aldo cumpriu agenda de campanha no bairro Capelinha. Entre uma conversa e outra com moradores, ele avaliou que a violência urbana é um problema decorrente da desigualdade social no Brasil e que as forças policiais muitas vezes adotam caráter repressivo em vez de defesa do cidadão.
"O que nós defendemos é uma política de não violência. Por exemplo, a GCM (Guarda Civil Municipal) deve atuar na prevenção da violência e que cada cidadão possa também atuar como um agente", sustentou.
Aldo ressalta que os guardas municipais também são funcionários públicos, que lutam por melhores condições de trabalho.
O prefeiturável disse que, se for eleito, vai instituir o PCCR (Plano de Cargos Carreira e Remuneração), que engloba também a GCM.
Em fevereiro, os guardas municipais iniciaram estado de greve - medida preparatória em caso de paralisação - reivindicando, entre outras coisas, reajuste salarial.
O salário base de um guarda municipal em São Bernardo é de R$ 1.130,30, mais gratificação, totalizando R$ 1.484,30.
Em março, durante a negociação entre o Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais) e a Prefeitura, o secretário de Segurança Urbana, Benedito Mariano, criticou a reivindicação do sindicato, que visava reajuste salarial de 220% para a GCM.
Os guardas municipais desejam ainda a revisão do Estatuto da corporação, que inclui o código de conduta dos profissionais, procedimentos administrativos e atribuições disciplinares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário