sábado, 8 de dezembro de 2012

FOI MARCANTE O 1° ENCONTRO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO.


FOI MARCANTE O 1° ENCONTRO DOS PROFESSORES DE  FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Com a inscrição de mais de 350 professores (as) de filosofia, foi realizado nos dias 06/07/12/2012, na assembleia legislativa do Estado de São Paulo o 1° Encontro de Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, com o lema: “A PRESENÇA NECESSÁRIA DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO”.

No início dos trabalhos aconteceu  importante apresentação nominal dos presentes que com entusiasmo contribuíram com a abertura do nosso Encontro. Fizeram Saudação aos presentes um representante da Intersindical, o Deputado Carlos Gianazzi, um representante da ABEF e um observador do Pará. A Conlutas, assim como a Presidente da APEOESP foram convidados, porém não compareceram.

No dia 06, discutimos sobre análise da conjuntura educacional, a apresentação da histórica luta pelo retorno da filosofia no ensino médio como disciplina obrigatória, e a construção de uma nova proposta curricular de filosofia para o Estado de São Paulo. Após cada exposição, grande número de professores (as) fizeram considerações e propostas sobre o tema apresentado.

No dia 07, debatemos a filosofia e o seu caráter multidisciplinar, a ampliação da organização da filosofia  no Estado de São Paulo e no Brasil, assistimos a atividade cultural com o professor Chico Gretter em Homenagem a Luiz Gonzaga, Carlos  Drummond de Andrade, Jorge  Amado e Oscar Niemeyer, além da mesa sobre a organização dos professores de filosofia e filósofos no Estado de São Paulo e estruturação da Aproffesp. A última mesa foi sobre a apreciação de propostas remanescentes, moções e encerramento.

Durante a Fala do Professor Gianazzi, ele convidou os presentes para comparecer ao plenário onde fez o registro do nosso encontro, falou do nosso projeto “ que institui a filosofia no ensino fundamental”, e, de certa forma,  demonstramos  nosso irrestrito apoio a esse projeto de lei que tramita na Assembleia legislativa  do Estado de São Paulo

As propostas aprovadas foram: 10% do PIB para a Educação já, autonomia dos professores, criação de GTs, posicionamento contra o PNE e Adequações estatutárias como a criação da Coordenação Regional da Aproffesp (CRA), Criação da Coordenação Estadual de Representantes da Aproffesp (CERA) e o formato da eleição. Foi aprovado também a constituição de uma comissão composta de 7 membros  e 4 suplentes para  viabilizar  a ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES  DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO BRASIL (APROFFIB), conforme documento distribuído em plenário.

As demais propostas serão sistematizadas e enviadas aos participantes do 1° Encontro, uma vez que foi gravado e será taquigrafado para posterior publicação.

Antes da conclusão dos debates foi distribuído questionário denominado de “Avaliação do Encontro e pesquisa de Perfil”, que após avaliação da direção poderá ser divulgado para o conjunto dos professores (as).

 Por último, agradecemos a contribuição de toda diretoria, da diretoria de base, da comissão organizadora, do deputado Carlos Gianazzi que através do Assessor Luiz Ferreirinha não mediu esforços no apoio a realização de nossa atividade. Registramos ainda o nosso agradecimento especial ao conjunto dos professores (as) que de inúmeras cidades do Estado compareceram e deram sua significativa contribuição a nossa luta.

 A palavra de ordem é: organizar para transformar/destruir o estado de barbárie inerente ao modo de produção capitalista.

ORGANIZAR É PRECISO!

Aldo Santos, - Ex-Vereador em SBC, Coordenador da APEOESP/SBC, Presidente da APROFFESP e militante do Psol.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário