quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

UMA TARDE DE HISTÓRIAS, RELATOS E MEMÓRIAS.


UMA TARDE DE HISTÓRIAS, RELATOS E MEMÓRIAS.

Durante a V conferência estadual da apeoesp realizada  em Serra Negra no Estado de São Paulo, nos dias  28/29/30/11/2012, organizamos uma plenária da TLS,  e na condição de convidado fiquei na casa alugada pelo bloco de oposição.

No dia 29 tive um leve estado febril e fiquei repousando na chácara para tentar me recuperar para o último dia, que via de regra é mais dinâmico e conflituoso.

Após o almoço, tomei alguns remédios e fui  descansar. Quando levantei, fui dar uma volta no entorno da chácara e na saída da casa encontrei com o Tonhão que disse ter ido conhecer a nossa casa. Na verdade percebi que o mesmo fôra obter informação sobre como eu me encontrava. Uma das virtudes do Tonhão é a solidariedade de Classe. Foi uma tarde proveitosa, pois conversamos sobre a atual conjuntura, a situação do movimento sindical, sua situação por conta da perseguição política que vem ha anos impedindo que tenha direito a aposentadoria e ainda falamos das históricas lutas travadas em Diadema e outros temas  relacionados a esquerda brasileira.

Falamos das reuniões que ocorreram na conflituosa Diadema quando ele foi secretário de educação e vice- prefeito na cidade, falamos das ocupações na região do ABCD na década de noventa e dos enfrentamentos cotidianos onde a  esquerda vem amargando sucessivas derrotas.Ele falou das reuniões na casa de Dona Maria minha mãe e de personagens como Boni, Romildo, Solon e tantos outros.

Falamos da Vila Socialista, do buraco do Cazuza, da ocupação do paço municipal de SBC e da ocupação da Vila Lulaldo dentre outros temas  da história recente que merece um bom livro desses episódios.Foram momentos de lutas  formidáveis que gerou grande impacto e era uma grande escola da esquerda naquele contexto conjuntural.

A ocupação da Lulaldo foi muito lembrada, principalmente de figuras como a Emilia, o Taná, o Barba e outros, “pois foi um marco dentro do próprio PT, onde propuseram até a expulsão e cassação do mandato de vereador do Aldo”, disse Tonhão. Foi um momento de resistência e avanços significativos, pois o destemor era grande, o apoio era enorme e a vontade de chegar ao socialismo era uma obsessão. Outros companheiros entraram no papo e o tempo passou, e, por volta das 18 horas o Tonhão ligou para seus amigos informando que iria se deslocar para  outro espaço onde iria acontecer a festa dos bárbaros.

Foi uma tarde maravilhosa, pois, quando o presente é estéril o passado dos lutadores e um conforto e serve para alimentar o vazio momentâneo. Um destaque do nosso diálogo foi a divisão da esquerda, que fortalece a direta e os adversários sindicais que já se renderam a lógica da governabilidade.

O que se teve de novo nessa conferência foi o lançamento do Bloco de Esquerda, como uma pequena esperança de luta e união entre os trabalhadores e lutadores socialista.

Mesmo com diferenças políticas, a amizade e o repeito entre os revolucionários é um alento objetivo e subjetivo para a vida militante.
 
Aldo Santos, Coordenador da subsede da APEOESP/SBC, presidente da aproffesp e militante do Psol

Nenhum comentário:

Postar um comentário