sábado, 2 de fevereiro de 2013

Protesto contra tarifa reúne 100 pessoas em SCS

01/02/2013

Protesto contra tarifa reúne 100 pessoas em SCS

CLIQUE PARA AMPLIAR
Daniel MacáriAs várias manifestações contra o aumento das tarifas dos ônibus municipais na região chegaram ontem a São Caetano. Em evento realizado no Centro da cidade, cerca de 100 pessoas, segundo informações dos organizadores, fizeram uma passeata pelas principais ruas para chamar a atenção da administração e moradores sobre o reajuste das passagens, realizado entre o fim de dezembro e início de janeiro.
Os manifestantes iniciaram a passeata no Centro e seguiram pelas principais vias até a Câmara, na avenida Goiás. "Diversas pessoas estão aderindo ao movimento e nossa bandeira. São Caetano mesmo tendo um público diferente aceitou a proposta", comenta Thiago Cavallini, integrante do Comitê Regional Unificado Contra o Aumento das Passagens no ABC, grupo que está realizando os protestos pela região.
A manifestação que mobilizou diversas pessoas via rede social já conseguiu avançar na negociação com algumas prefeituras. O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), que se dispôs a receber uma comissão de integrantes do comitê já afirmou estar aberto ao diálogo com a população, inclusive, informou que vai intensificar a discussão sobre o transporte público.
Em nota, a prefeitura de São Caetano informou "que respeita qualquer manifestação pacífica organizada por representantes da sociedade civil contra atos do poder público", ressaltando que "o reajuste na tarifa dos ônibus municipais foi concedido pela gestão anterior, sem consulta popular (o que vai na contramão do ideário do governo vigente) pelo decreto de lei 10.611, de 20 de dezembro de 2012. Na época, o reajuste foi justificado com base em relatório de gastos apresentado pela empresa que opera as linhas de ônibus municipais", diz a nota.
Além disso, a atual administração reafirmou o compromisso com "a transparência nas ações e na prestação de contas públicas, e o diálogo com a população, serão práticas permanentes".
Ontem viaturas da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal acompanharam o movimento em São Caetano. Não houve confronto.
Neste sábado o protesto chega a Ribeirão Pires, a partir das 14h, com concentração na Estação de trem da cidade. Já na segunda-feira, os manifestantes se reunirão no Consórcio Intermunicipal(publicado no abcreporter,02/02/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário