sexta-feira, 22 de março de 2013

21 de março dia de denunciar o racismo.


ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E FILÓSOFOS DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Aprovada Moção de apoio à luta contra o racismo e o preconceito racial.

21 de março dia de denunciar o racismo. O dia 21 de março foi instituído como o dia internacional contra a discriminação racial.
Em um mundo mergulhado em profunda crise econômica, não sem tem dúvida que essa questão tende a avançar.
Na Europa cresce a intolerância aos imigrantes provindos da áfrica, oriente médio, Ásia e América Latina. No caso do nosso país, Brasil, temos a mais sofisticada sociedade racista do planeta, onde a juventude  negra é assassinada, encarcerada por uma forma de estado que só se faz presente como aparelho repressivo, exemplo, as UPPs nas favelas do rio de janeiro, os assassinatos nas periferias de São Paulo em maio de 2006 e o massacre do Pinheirinho em São José do campo,  em janeiro de 2012.
Por isso, nós da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, reunidos neste encontro regional, no dia 21 de março de 2013, destacamos a importância dessa data como simbólica para reforçarmos as discussões de denúncia contra uma sociedade estruturada no preconceito racial.

Foi ainda aprovado uma menção  em memória a João Alexandre da Silva, que neste dia 21 completaria 104 anos, filho de Alexandre de Melo (escravizado) e Pai do Professor Aparecido Alexandre, militante da apeoesp, da aproffesp  e do movimento negro.

Encontro Regional de Professores de Filosofia e Filósofos  em SBcampo.21/03/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário