domingo, 28 de abril de 2013

Professores estaduais decidem manter greve


Diário regional
Sáb, 27 de Abril de 2013
-Por: Aline Melo
SÃO BERNARDO - O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) decidiu pela continuação da greve, que foi iniciada no último dia 19. De acordo com o coordenador da subsede de São Bernardo Aldo Santos, cerca de 30% dos profissionais da região aderiram a paralisação.
“Hoje (ontem, 26) reunimos mais de 30 mil professores na avenida Paulista. O governo do Estado tem de reconhecer que o movimento é forte e ao não negociar, continua prejudicando a população”, afirmou.
A categoria pleiteia aumento salarial de 36,74% e a implementação de lei nacional, que prevê que 33% da jornada de trabalho dos professores sejam destinadas à preparação de aulas e à formação continuada. “Na semana que vem, acreditamos que mais profissionais se juntem a nós. Precisamos realizar um debate sério, no sentido de melhorar a escola pública”, completou Santos.
A reportagem do Diário Regional passou por diversas escolas estaduais na região e, segundo informações de alunos, apenas algumas séries estão sem aulas, mas que a maioria dos professores continua trabalhando normalmente.
Agenda política
Em nota, a Secretaria de Educação do Estado afirmou que “é lamentável que a Apeoesp se paute por uma agenda político-partidária sem perspectiva de responsabilidade fiscal e orçamentária e completamente desvinculada do compromisso com o aprendizado dos alunos, demonstrado, inclusive, por meio de propaganda que incita pais a não deixarem os filhos irem à escola. É deplorável que os dirigentes sindicais, além de hoje (ontem, 26) terem erguido bandeiras de partidos políticos, busquem ampliar a baixa adesão de professores ao seu movimento tentando provocar a ausência de estudantes.”
Segundo a pasta, a grande maioria dos profissionais da rede estadual de ensino tem demonstrado seu empenho por um ensino de qualidade e sua confiança no trabalho da secretaria ao comparecer às escolas para garantir o andamento das aulas. “Desde o dia 19, mais de 90% dos docentes trabalharam regularmente. Nesta sexta-feira (26), os dados parciais dos períodos da manhã e da tarde apontam que o registro de faltas teve oscilação de 4,5% do total de docentes em relação à média diária de ausências de aproximadamente 5%”, informou a nota.
A Secretaria destacou que o governo cumpre integralmente a Lei Nacional do Piso Salarial do Magistério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário