sábado, 20 de abril de 2013

SAIU NA IMPRENSA.GREVE DOS PROFESSORES.



GREVE NAS ESCOLAS ESTADUAIS COMEÇA HOJE.

Sex, 19 de Abril de 2013 - Por: Aline Melo

De acordo com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) começa hoje (19) greve nas escolas estaduais. A categoria pleiteia aumento de 36,7% nos vencimentos, diminuição no número de alunos nas salas de aula, concurso para novos professores e fim dos contratos precários (professores sem concurso), entre outras reivindicações.
“Vamos nos reunir na subsede de São Bernardo às 10 horas. De lá, partimos para São Paulo às 12h30, a fim de estarmos na avenida Paulista às 14 horas”, informou o coordenador da subsede de São Bernardo, Aldo Santos. “Nossa expectativa é que participem do ato cerca de 200 profissionais, mas a real dimensão da adesão ao movimento só teremos amanhã (hoje, 19)”, completou.
Santos afirmou que não há como prever por quantos dias deve seguir a paralisação. “Esperamos que seja breve, que o governo aceite o diálogo. Nosso movimento é pela melhoria da educação”, afirmou. Sobre o projeto de aumento de 8,1% para professores aposentados e na ativa que o governador enviou à Assembleia Legislativa esta semana, o coordenador afirmou que isso prova que a discussão está no caminho certo. “É um sinal que a discussão para descongelar os salários é uma realidade”, pontuou.

Governo nega greve.

Apesar da Apeoesp dar como certa a paralisação de hoje, a Secretaria de Estado da Educação divulgou nota na qual afirma que o sindicato está espalhando desinformações. “Em relação às informações de que sindicalistas, em diversas escolas da rede estadual de ensino, estariam abordando alunos e seus familiares com a enganosa alegação de que não haverá aulas amanhã (hoje), 19 de abril, a secretaria esclarece que tais atitudes não passam de tentativas de manipulação de estudantes, para promover uma agenda político-partidária completamente alheia ao compromisso centrado no aprendizado dos jovens, que é renovado diariamente pelos profissionais do magistério paulista. O calendário escolar permanece inalterado”, afirma o texto.
“A pasta reitera que o governo de São Paulo cumpre integralmente a Lei Nacional do Piso Salarial do Magistério Público. Atualmente, o salário inicial dos professores de educação básica II da rede estadual de ensino, com jornada de 40 horas semanais, é de R$ 2.088,27, ou seja, ultrapassa em 33,3% o valor mínimo de R$ 1.567 fixado para 2013 em decorrência dessa lei. Além disso, o governador Geraldo Alckmin encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei complementar que propõe elevar para 8,1% o aumento salarial previsto para julho a 415 mil servidores da Educação. A ampliação da Política Salarial implementada em 2011 vai possibilitar que o aumento escalonado até 2014 passe de 42,2% para 45,1%”, complementa.
A nota finaliza afirmando que “a atual gestão está permanentemente à disposição para o diálogo com as entidades sindicais, mas não abre mão de trabalhar também, e sobretudo, diretamente com seus próprios profissionais comprometidos com o avanço da qualidade de ensino”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário