quinta-feira, 8 de agosto de 2013

BOLETIM INFORMATIVO DA APROFFESP: AGOSTO DE 2013.

Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo
BOLETIM INFORMATIVO DA APROFFESP. AGOSTO DE 2013.

            No I° Encontro Estadual de Professores (as) de Filosofia, realizado em dezembro de 2012, os mais de trezentos professores vindos de todas as regiões do Estado deliberaram importantes   atividades sobre o ensino de filosofia  em nossas escolas, bem como, sobre a  organização de nossa entidade  no Estado de São Paulo e no Brasil.
           Entre elas:
- Fazer uma análise crítica da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, apresentada nos documentos oficiais e nos “Cadernos de...”, elaborando uma Proposta alternativa e que leve em conta a contribuição dos professores da rede;
- Publicar uma revista de Filosofia a partir da contribuição dos professores e com base em suas experiências didáticas;
- Realizar ações objetivas para organização da entidade em nosso Estado.
            Atendendo a esses objetivos, em junho passado lançamos o número 1 de nossa revista – FILOSOFIAemtransformAÇÃO – elaborada pelos membros da APROFFESP e colaboradores. Quem quiser adquiri-la, basta entrar em contato conosco. O número 2 já está em fase final de elaboração e será lançado em breve.
            Quanto à crítica e elaboração de uma Proposta Curricular de Filosofia, fizemos reuniões regionais em março e maio do corrente ano em dezenas de  regiões de nosso Estado. Ficou claro que a Proposta deve ser construída pelos próprios professores da rede, a partir de sua experiência, formação e realidade das escolas e dos alunos, bem como das questões centrais do mundo em que vivemos, tendo a História da Filosofia e os textos filosóficos como referencial obrigatório.

            Ao defendermos a presença da Filosofia no Ensino Médio e Fundamental, estamos apenas reafirmando o compromisso histórico de nossa categoria com a formação integral de nossos jovens (que não é sinônimo de “escola em tempo integral”...). Tal formação, assim entendida, supõe necessariamente a reflexão crítica sobre Ética, Política, Estética, o papel das ciências e suas tecnologias, assim como seus desdobramentos no mundo trabalho e da cultura.

            Nesse encontro iremos elaborar uma síntese da nossa Proposta Curricular de Filosofia para o Ensino Médio: o que ensinar? Por que e para que ensinar? Como ensinar Filosofia?
Continuando nosso trabalho, convidamos todos os professores (as)  de Filosofia a participar do 3° Encontro Regional que será realizado no dia 16/08/13, com abono de ponto.
Cidade ou Região..................................................................Rua.................................................................................................................n°.......................a partir das.........

Membros da Coordenação Regional da APROFFESP .CONTATO: (Email ou telefone do responsável regional)

.....................................................................

.....................................................................

....................................................................        

DIRETORIA DA APROFFESP

Aldo Santos – S. Bernardo do Campo: presidente
Chico Gretter – Lapa: vice-presidente
José de Jesus – Osasco: secretário
Cícero Rodrigues da Silva – Zona Sul: comunicação e propaganda
Anízio Batista de Oliveira – Centro: tesoureiro
Antônio Celso de Oliveira – Guarulhos: políticas pedagógicas
Rita Leite Diniz – Salto, SP: relações institucionais



Nenhum comentário:

Postar um comentário