quarta-feira, 21 de agosto de 2013

LANÇAMENTO DO LIVRO:MEMÓRIAS de infância, do Professor Aldo Josias dos Santos

LANÇAMENTO DO LIVRO
MEMÓRIAS de infância
(Professor Aldo Josias dos Santos)
São Bernardo do Campo, 03 de agosto de 2013.
·         “Os filhos do Celino davam cada bicuda na bola que ela saía assobiando, era um verdadeiro coice de cavalo”.

Quando li essa passagem, ri muito, ao me lembrar que jogava bola com os meus amigos e também judiava dos goleiros dando esse tradicional coice de cavalo.

·         “Quando a nossa família matava um porco, minha mãe pedia para levarmos um pedaço de carne, numa vasilha limpinha, aos demais vizinhos. Sempre era uma festa quando se dividia e se recebia. Com essa prática eu entendi como seria o socialismo. Uma vida em partilha, onde todos dividem entre si o básico para a sobrevivência”.

É uma experiência para a vida toda: ensinou a partilha, a solidariedade, que é “ternura entre as pessoas, entre os povos”.

·         “A mesa foi arrumada e todos se sentaram. Nós ficávamos com o olho comprido, de longe, com grande educação, mas com uma fome feroz”.

Isso ocorria bastante com as visitas “ilustres” que meus pais recebiam em Rancharia e Assis. A gente até rezava para que as visitas fossem embora logo e pudéssemos encher a nossa pança que roncava alto.

·         “Saí correndo em sua direção. Era minha mãe que veio me esperar. Cheguei  em casa foi uma alegria só”.

Vejo que sua mãe foi uma referência marcante e decisiva em sua vida.  Ao falar em mãe, sempre me recordo da música “Doce mamãezinha”, da dupla Jacó & Jacozinho, de Assis -SP, que em seu refrão diz: “Mamãe, ainda me lembro nossa casa de madeira/ Eu no seu colo segurava a mamadeira/ Era criança, mas era tão contente/ Mamãe, nem a pobreza ocultou o seu sorriso/ Seu simples lar sempre foi seu paraíso/ Deus vai lhe dar um novo céu como presente”.

·         “Até hoje, quando vejo crianças e adolescentes soltando pipa a cena daquele dia volta à minha mente...”.
A pipa tornou-se para você um símbolo de liberdade e ajudou a formar a convicção de que é preciso lutar muito, se organizar, “consolidar e avançar” para a construção de uma sociedade Democrática, Livre e Justa de verdade.

·           “Foi uma relação da minha família com momentos de profundas tristezas e alegrias, no âmbito de nossa vivência ; são memórias singulares que simbolizam vidas parecidas com de milhares e milhões de seres humanos que vivem às margens de uma sociedade excludente, ainda nos dias atuais”.

Seu livro, professor Aldo Josias dos Santos, me fez voltar ao tempo e recordar momentos que vivi no seio da família Lima dos Santos, em meu nascimento, em Rancharia – SP. e, depois, minha infância e adolescência em Assis – SP.. A forma que achei para parabenizá-lo por sua coragem em repartir com as pessoas essa experiência de vida, foi essa: a despeito das semelhanças e diferenças entre sua vida e a de quem ler o seu livro, uma coisa fica patente: você nasceu e se desenvolveu num lar simples, mas pautado por valores morais, compromisso e muito trabalho em favor dos menos favorecidos desse país de abundâncias e carências. Você é um legado de sua família e nos incentiva a sermos “uma cópia melhor de nós mesmos”.  Richard Rorty [Filósofo americano,  1931-2007].
Ivo Lima
Professor de filosofia da Rede Pública Estadual e Escritor
Autor dos livros: O Recheio que faltava em sua vida
A Direção da vida
Membro da Associação dos professores de filosofia e filósofos do Estado de São Paulo – APROFFESP
E-mail: Ivodos@yahoo.com .br


Para adquirir o livro MEMÓRIAS de infância, acesse o site: www.aproffesp.pro.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário