terça-feira, 22 de outubro de 2013

SECRETÁRIO DE TRANSPORTE DE SBCAMPO DISSE QUE É FAVORÁVEL AO PASSE LIVRE PARA ESTUDANTES E DESEMPREGADOS.

AVANÇA A LUTA PELO PASSE LIVRE EM SÃO BERNARDO DO CAMPO.

Dezenas de jovens tomaram as ruas da cidade de São Bernardo do Campo na luta pelo passe livre para estudante e desempregados no município. Mais uma vez foi notadamente ostensiva a presença e ação da   repressão policial  com o auxilio direto  da guarda municipal.
Conforme estava marcado, por volta das 10 horas o movimento chegou  ao pátio da câmara municipal  onde outra barreira estava posta. O movimento reivindicava que todos  estudantes  adentrassem  ao anexo da câmara municipal ,  sendo impedidos pela guarda municipal que  de forma truculenta destratava o movimento.
Uma comissão de três representantes entrou para negociar a entrada dos demais ao recinto. Depois de idas e vindas o presidente da câmara autorizou a entrada de todos os estudantes ao prédio para acompanhar  a plenária com a presença de vereadores e do secretário de transporte  do município.
O presidente da câmara, vereador Tião Mateus começou desabafando, ao afirmar que “essa casa é democrática, recebe todos e todas e que a sua história é de luta, pois participou de várias lutas inclusive fez alusão a passeata juntamente com o ex-vereador Aldo Santos na Anchieta em apoio aos moradores da Vila Lulaldo”.
O secretário de Transporte Sr. Oscar, entregou documentos às lideranças do movimento sobre o transporte na cidade, falou que a tarifa zero teria um custo de 250 milhões ao ano, além de outros gastos já constantes do orçamento municipal. 
Usei a palavra reafirmando a bandeira do passe livre rumo à tarifa zero na cidade e disse que  falta  vontade política por parte  da  câmara e da administração na implementação desse projeto, uma vez que  a luta pelo passe livre vem desde o final da década de 80, pois,na condição de vereador  da cidade apresentei o projeto do passe livre estudantil, que foi aprovado pela câmara municipal e vetado pelo prefeito Mauricio Soares  do PT. A pressão dos estudantes levou a derrubada ao veto do Prefeito, e, não satisfeito, o prefeito Mauricio Soares entrou na justiça para não cumprir a lei promulgada pelo legislativo.
 Chamei atenção também para que se respeite a juventude e a população, pois a violência é grande com o movimento organizado, como ocorreu no dia 1° de julho de 2013, onde a juventude foi  violentamente reprimida e o prefeito Marinho ainda zombou do movimento agredido. O companheiro Chicão relatou também sobre a agressão sofrida pelo presidente do Psol de Santo André, Marcelo Reina, pelo segurança do MARINHO, dentro do consórcio intermunicipal.
 Dentre os vereadores que fizeram uso da palavra "o vereador  Pery Catola disse que levantou a luta e o projeto do ex-vereador Aldo Santos e reapresentou o mesmo na câmara municipal,porém, o projeto  protocolizado recebeu parecer jurídico contraio a sua tramitação".
 A defesa do passe livre para estudantes e desempregados rumo a tarifa zero  é um debate necessário e estratégico, haja vista os gargalos  da mobilidade urbana que vem causando grandes transtornos  no transporte, e, somente um transporte público, eficiente, de qualidade  e gratuito poderá  apresentar uma nova perspectiva  de solução para essa  dura realidade.
Finalmente, após debates e falas das mais variadas lideranças,  foi marcada uma nova plenária com o Secretário  de transporte, que apresentará  detalhes da viabilidade  do passe livre para estudantes e desempregados na cidade. Em principio, o Secretário afirmou que tem opinião favorável a implantação do referido projeto .
  A nova plenária será realizada no dia 12 de novembro de 2013, às 14 horas na Câmara municipal de São Bernardo do Campo. Entendemos que a vitória  dessa  reivindicação está condicionada  a capacidade de união e organização dos estudantes  e do movimento social solidário. Esse ato contou com apoio da Anel, Apeoesp-sbc, Comitê regional unificado contra o aumento da Passagem , Movimento Estudantil Livre e Espaço-50.

Lutar e conquistar é preciso!


Aldo Santos- ex-vereador em SBC, Presidente Associação dos Professores de Filosofia  e Filósofos do Estado de São Paulo, Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Brasil e militante do Psol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário