sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Apeoesp estuda medida para coibir coações a educadores em S.Bernardo


Apeoesp estuda medida para coibir coações a educadores em S.Bernardo





Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC Publicado em sexta-feira, 15 de novembro de 2013 às 07:00
Celso Luiz/DGABC
Indignado com as denúncias de pressão contra os profissionais da Educação de São Bernardo, o diretor da subseção Local da Apeosp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e ex-vereador Aldo Santos (Psol) avalia com o departamento jurídico da entidade medidas para coibir a coação, revelada pelo Diário na edição de quarta-feira.
Profissionais da rede municipal de ensino relataram que foram pressionados a aderir abaixo-assinado para anular a assembleia realizada pelo Sindserv (Sindicato dos Servidores Municipais) na semana passada, que rejeitou o modelo do Estatuto do Magistério proposto pelo governo do prefeito, Luiz Marinho (PT).
“Muitos profissionais da rede municipal são associados da Apeoesp e recebemos várias denúncias de assédio moral, não apenas sobre esse caso”, disse Aldo.
Segundo ele, Marinho está agindo de maneira contrária a tudo que defendeu quando atuou como líder sindical. “Parece que ele desaprendeu com o tempo, indo na contramão do que anseiam os trabalhadores.”
O Estatuto do Magistério está sendo discutido entre a gestão petista o Sindserv desde o ano passado, sem chegar a uma definição.
A direção dos representantes dos servidores refutou realizar outra assembleia, a não ser que a Prefeitura apresente contraproposta. em três oportunidades o documento foi rejeitado.
O ponto que mais desagrada o professorado é o fim do concurso público para contratação de diretores de escola, supervisores de ensino e coordenadores pedagógicos.
Pela nova regra, os profissionais que ocupariam esses cargos seriam remanejados da própria rede municipal e indicados pelo Paço. Desse modo, apoiadores da secretária de Educação, Cleuza Repulho, levariam vantagem.
“Não sei como a Cleuza continua chefiando essa Pasta. Ela sofre uma derrota atrás da outra e agora quer desqualificar uma assembleia realizada de forma legítima”. observou Aldo Santos.
Na próxima semana, deve ser realizada outra reunião entre o Sindserv e a mesa de negociação permanente da Prefeitura para rediscutir o Estatuto dos Magistério, antes de a proposta ser enviada para votação na Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário