sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO FOI OCUPADA

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO FOI OCUPADA
Professores e professoras da rede pública  municipal  com apoio de um grupo de trabalhadores da guarda, ocuparam a Câmara  de São Bernardo do Campo e impediram a votação do projeto  de lei 88/2013 do executivo municipal  que “dispões dobre o estatuto  e plano de carreira dos profissionais do magistério e servidores da educação básica do ensino público municipal...”.
Em março de 2012, os trabalhadores em educação realizaram um congresso histórico da categoria e elaboram importante projeto sobre o estatuto, que vem sendo  desconstruído pela Administração de Cleuza Repulho/Marinho do PT.
Já foram sete derrotas sucessivas da administração  ao longo desse período por não respeitar a organização sindical e os educadores e trabalhadores em educação do município.
 Na parte da manha do dia 21,grande parte dos  comissionados  gritavam pedindo a votação do projeto, e, os contrários pediam a obstrução do mesmo, porém, quando alguns discursos mencionavam e criticavam o mensalão e pediam o fora Cleuza, as manifestações  do plenário   se unificavam favoravelmente aos oradores

Durante a “noite interminável”, pessoas levaram alimentos e lanches, assim como alguns vereadores e sindicatos, mas, mesmo assim,  o tempo não passava. A grande imprensa a cada hora entrava no plenário e tínhamos que nos  organizarmos  para recebê-las. A Bandeirantes, a Globo, a Record, além de dezenas de jornais regionais e local. Poucos e poucas conseguiram dormir no chão, pois nem todos estávamos preparados para tal evento.
 Foi uma noite singular e pedagógica, pois, defender  educação pública de qualidade, laica e democrática, não é mero discurso, é compromisso de vida.
Às 7 horas do dia 22/11, fizemos uma reunião, tiramos os encaminhamentos e os próximos passos para barrar esse famigerado projeto destrutivo da educação em SBCampo.
Nesse sentido,fazemos um chamado a todos e todas para entrarem nessa luta em defesa da escola pública e  respeito a autonomia educacional.

Lutar e vencer é preciso!


Aldo Santos- Coordenador da APEOESP-SBC, Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo e do Brasil e militante do Psol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário