quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

55% dos professores dão aula sem ter formação na disciplina


55% dos professores dão aula sem ter formação na disciplina


FLÁVIA FOREQUE
MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA
FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO 26/12/2013 


Pouco mais da metade (55%) dos professores do ensino médio da rede pública do país não tem formação específica na área em que atua.
Em números absolutos, o percentual equivale a quase 280 mil docentes do país.
Escolas privadas preveem apagão de docentes
Em física, a proporção de especialistas na matéria cai a 17,7%; em química, a 33,3%.
Na rede particular, a situação é só um pouco melhor: do total de professores, 47% não possuem a formação ideal.
O levantamento, inédito, foi tabulado pelo Inep (instituto de pesquisas do Ministério da Educação), a pedido da Folha. A base é o Censo Escolar de 2012 (o mais recente).
Os últimos dados oficiais divulgados sobre deficit de professores no país referiam-se a uma estimativa da Capes (outro órgão da pasta), com informações de 2005, que englobavam também os anos finais do fundamental.
Considerando as redes públicas e privadas juntas, hoje 53,5% dos docentes do ensino médio não têm a formação ideal. Naquele ano, eram 51% (fundamental e médio).
A Bahia é o Estado que possui menor proporção de professores com a formação ideal (8,5%) no sistema público.
Editoria de Arte/Folhapress
FORA DA LEI
Na outra ponta da lista está o Distrito Federal (71%). São Paulo possui 57% -o Estado afirma que, se o professor não tem a formação específica na matéria, ao menos tem diploma em área correlata (por exemplo, docente de matemática para física).
"Não existe uma oferta de profissional no ritmo que [a rede] precisa", reconhece o secretário de educação básica do Ministério da Educação, Romeu Caputo.
Ele ressalta, porém, que parte do deficit é proveniente de matérias recentemente incorporadas ao currículo, como sociologia e filosofia.
Para Ana Lúcia Marques, diretora da escola Setor Leste, de Brasília, licenciatura faz diferença no ensino.
A escola, referência de ensino público na capital, diz ter todo corpo docente com formação específica. "Uma pessoa que faz engenharia [e dá aula de física] pode ter o domínio do conteúdo, mas não aprendeu o manejo da classe, que também é extremamente necessário", disse a diretora.
Para o professor de física no Distrito Federal Paulo Sérgio Alves, 54, a especialização não é um fator determinante, mas é importante.
"Na área de física, a maioria dos professores é de matemática porque sabe resolver, mas falta definição do conceito, falta habilidade para passar de onde vem aquilo."
Na tentativa de reverter o quadro, o Ministério da Educação lançou o pacto nacional para o fortalecimento do ensino médio. A medida prevê a realização, a partir do próximo ano, do curso de formação continuada para docentes da rede pública. Serão 90 horas de capacitação, com bolsa mensal de R$ 200.

O curso do ministério terá o objetivo não apenas de atualizar o conhecimento dos professores na área de atuação como desenvolver atividades para aproximá-lo dos alunos em sala de
aula, afirma o secretário da área. 

Um comentário:

  1. "Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso." Fernando Pessoa
    “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. Paulo Freire

    “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. Paulo Freire

    “Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer”. Paulo freire

    “Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria”.
    1º Corintios 13

    "Em todo o tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão"

    "Nenhum amor pode ser maior que este, o de sacrificar a própria vida por seus amigos."
    (Provérbios capítulo 17 versículo 17) (João capítulo 15 versículo 13)

    "Uma atitude saudável é contagiosa, mas não espere para contagiar-se através dos outros. Seja um portador."
    Autor Desconhecido

    “Ao final, não nos lembraremos tanto das palavras de nossos inimigos, senão dos silêncios de nossos amigos” Martin Luther King, Jr.

    “Não basta abrir a janela para ver os campos e o rio.
    Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores”.
    Fernando Pessoa

    “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. Paulo Freire

    “Escolhe teu diálogo e tua melhor palavra ou teu melhor silêncio.
    Mesmo no silêncio e com o silêncio dialogamos.”
    Carlos Drumond de Andrade

    “Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão”.Nise da Silveira
    http://centropopdia.blogspot.com.br/

    Visite os blogs e sinta-se a vontade para seguí-los


    http://nascimentosampaio.blogspot.com.br/

    http://xadrezparatodosetodas.blogspot.com.br/

    http://telexfree-asnemss.blogspot.com.br/


    http://anisianascimento-gospel.blogspot.com/




    http://nascimento-educacao.blogspot.com/




    http://anisia-nascimento.blogspot.com/




    http://divulcacaoepublicacao.blogspot.com.br/




    http://meioambiente-ecidadania.blogspot.com/




    http://vote44002.blogspot.com.br/




    http://culturaeliteratura-anisianascimento.blogspot.com.br/




    http://eusoutelelexfree.blogspot.com.br




    http://nascimentosampaio.blogspot.com.br/


    http://estilososeestilosascominspiracao.blogspot.com.br/




    http://xadrezparatodosetodas.blogspot.com.br/




    http://cienciasjuridicas-anisianascimento.blogspot.com.br/




    http://cienciasjuridicas-anisia-nascimento.blogspot.com.br/




    http://nascimentoconcurso-publico.blogspot.com/




    http://meusestudos-anisianascimento.blogspot.com.br/




    http://centropopdia.blogspot.com.br/




    http://quantascoisas-anisianascimento.blogspot.com.br/




    http://culturaeliteratura-anisianascimento.blogspot.com.br/




    http://nascimento-educacao.blogspot.com/




    http://anisia-nascimento.blogspot.com/




    http://anisia-novo-degase.blogspot.com/




    http://anisianascimento-libras.blogspot.com/




    http://nascimentosampaio.blogspot.com.br/




    http://cienciasjuridicas-anisianascimento.blogspot.com.br/




    http://nascimentoconcurso-publico.blogspot.com/




    http://anisianascimento-gospel.blogspot.com/




    http://nascimento-educacao.blogspot.com/




    http://anisia-nascimento.blogspot.com/




    http://divulcacaoepublicacao.blogspot.com.br/




    http://meioambiente-ecidadania.blogspot.com/

    ResponderExcluir