sábado, 21 de dezembro de 2013

RACISMO NA CÂMARA É REPUDIADO PELOS MORADORES DA CIDADE DE SANTO ANDRÉ

RACISMO NA CÂMARA É REPUDIADO PELOS MORADORES DA CIDADE DE SANTO ANDRÉ

No mês da Consciência Negra, Novembro, mês escolhido por ser a data da morte de Zumbi dos Palmares, é uma data para lembrar as negras e negros que resistiram à escravidão. Um mês de reflexão sobre a inserção de negros no mercado de trabalho, sua participação na sociedade, oportunidades, discriminação, muito diferente do dia 13 de maio (Lei Áurea 13/11/1988) onde se comemora “a abolição da escravatura pela benevolência branca”.
Em Santo André, onde aconteceram atividades municipais em torno do tema, ocorreu uma exposição de trabalhadores negros e negras realizada na Prefeitura desta, em que Nádia Silva Caldeira estava como uma das fotografadas. Funcionária pública concursada, negra, recebeu como umas das respostas a sua foto, um xingamento racista de outra servidora. Nádia tratou de fazer um B.O contra a ofensa racista, e cobrou da Câmara dos Vereadores (Casa de Leis), que se posicionasse de forma a combater essa forma de comentar e retratar a população negra, maioria desse país. Porém, ainda que o ato racista tivesse ocorrido nos mês da Consciência Negra e na Câmara dos Vereadores, a maior ação que a Câmara poderia ter feito publicamente no mês da Consciência Negra, que era recriminar e combater o caso de racismo sofrido pela funcionária, não foi realizado. Nádia trabalha no gabinete do vereador José Araújo (PMDB), que não se posicionou a favor da trabalhadora, lavando suas mãos: “O assunto aconteceu entre as duas funcionárias, mas eu não estava presente, então não posso comentar”. A omissão do vereador José Araújo e da Câmara dos Vereadores de Santo André nesse primeiro momento, retrata um compromisso histórico e velado com a elite branca andreense e com os interesses burgueses (capitalistas), compromisso esse que é a principal causa de atitudes covardes e racistas no mundo, como já denunciado pelo militante do movimento negro Malcom X: “Não há capitalismo sem racismo”.(nota do comitê)
Esse ato foi marcado em comum acordo com os representantes do movimento negro e sindical na última reunião com o presidente da Câmara de Santo André.
 Mesmo com a ausência de vários movimentos que estavam na  referida reunião, o ato foi mantido e realizado no calçadão da Oliveira Lima, uma vez que a nossa  ação contra o preconceito racial  é inegociável e a nossa lua não pode  estar subordinada a interesses escusos a nossa causa.
Vários militantes sociais de Santo André,  representantes dos metalúrgicos da cidade e várias organizações da região compareceram, fizemos panfletagem, pousamos publicamente com os cartazes, chamando atenção de inúmeros munícipes  que se manifestavam  contrários ao fato ocorrido.
 Mais uma vez cumprimos nosso papel de militantes  contra o racismo e o  preconceito racial e na reunião já agendada para fevereiro com o presidente da câmara e demais vereadores, vamos reiterar nossas bandeiras de luta, repudiar toda e qualquer forma de prática racial  e que o vereador Araujo e os demais vereadores da cidade se pronunciem sobre  esse lamentável  e injustificável  episodio.
Os panfletos distribuídos foram subscritos pelo Comitê regional contra o aumento da passagem, que foi determinante na redução da passagem na região e no Brasil, bem como na participação em outros movimentos em defesa da classe trabalhadora.
Que venha 2014, pois o nosso time está pronto para entrar em campo contra toda e qualquer forma de opressão de gênero, étnico e de classe.
A partir dessa data, darei maior visibilidade ao blog  hoje  denominado de Espaço cultural Luiza Mahin, em homenagem a essa guerreira,  e, pela coragem e resistência da companheira Nádia que  teve a consciência de classe ao denunciar os mandatários da casa grande.

Lutar é importante; vencer é preciso!


Aldo Santos.Ex-vereador,coordenador da apeoesp-sbc, Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo  e da APROFFIB, Presidente do Psol em SBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário