domingo, 8 de dezembro de 2013

SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NOS DIAS ATUAIS


SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA  NOS DIAS ATUAIS

No livro “Iniciação à filosofia”, da filósofa Marilena Chauí, primeira edição de 2011, publicado pela editora ática, na pagina três, ela define e afirma que a filosofia “Está presente na vida de todos nós. No mundo ocidental, costuma-se dizer que remonta aos gregos. De uma perspectiva mais ampla, podemos dizer que ela está presente na vida do ser humano desde um tempo imemorial, anterior às primeiras civilizações. Dos primórdios do Homo sapiens até as primeiras organizações humanas, cada atitude individual ou coletiva, cada fenômeno físico ou avanço técnico, cada nova percepção dos meandros da alma humana foi  entremeada por ações passíveis de analise filosófica”.
Com a sistematização do pensamento a partir do mundo grego há 2.500 anos a filosofia vem navegando no universo do conhecimento e da sabedoria humana,vem definindo o jogo político, instituindo e derrubando governos, questionando os modos de produção e instituindo novos poderes. Questiona conceitos morais e éticos, desvenda fenômenos religiosos, provoca revoluções, e justificativas processuais, numa cronologia ascendente, ora  a  partir de eixos  cronológicos, ora a partir dos modos de produção existentes, buscando esclarecer e enaltecer a vida do homem no planeta e a sua  finitude ou não, ao mesmo tempo em que se renova a cada instante para estabelecer as diretrizes do pensamento educacional e das transformações e revoluções  necessárias  e urgentes.
 Do ponto de vista econômico e das relações de produção, devemos rever nossas afinidades filosóficas diante do mundo do trabalho, estabelecer a reflexão a partir do seu caráter ontológico e fundante que o mesmo representa.
As observações do pensamento a partir da evolução humana estabelecem momentos de rupturas e superações como no filme a guerra do fogo, como na expressão do pensamento de Engels: “a transformação do macaco em homem”, os modos de produção vêm definindo e delineando os embates de classe, as teorias de Marx fundamentando e combatendo o positivismo ainda militante, assim como o capitalismo em sua profundidade nos remete a necessidade de darmos um passo a frente do ponto de vista conceitual e da práxis humana, revolucionando as aspirações pedagógicas rumo a edificação do homem e do mundo novo que devemos revolucionariamente construir.
Nesse sentido, a definição etimológica da palavra filosofia: amor, dedicação  ao conhecimento e a  sabedoria humana, está conectada com o corte de classe  instituído por Karl  Marx ao estabelecer  que cabe ao filósofo não apenas contemplar e sim transformar o mundo em que vivemos.  Nesse particular, entendo que é dever dos Filósofos “organizar para transformar”.
Aldo Santos-Militante sindical, Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, Presidente da APROFFIB.


Um comentário:

  1. Achei muito importante e aproveitador em todos os sentidos da vida precisamos da filosofia!

    ResponderExcluir